Os principais detalhes da decoração rústica

Dona de um dos estilos mais aconchegantes e acolhedores de todos, ao longo dos anos, a decoração rústica vem ganhando cada vez mais espaço.

 Com esse estilo de decoração é possível somar diversos detalhes, que proporcionam ao ambiente uma sensação de conforto e nostalgia.

Neste artigo, trouxemos alguns detalhes característicos que tornam esse estilo de decoração tão especial.

O que é decoração rústica?

A decoração rústica é um estilo de decoração que visa resgatar o contato com a natureza, trazendo ao ambiente um tom de causalidade e comodidade. O estilo rústico traz ao ambiente um aspecto antigo, campestre, onde imperfeições são vistas como beleza. 

Visual 

Neste estilo de decoração, o que mais se destaca em seu visual são as formas irregulares e a madeira. Isso porque a prioridade deste estilo são justamente os acabamentos imperfeitos e as formas naturais das matérias-primas que compõem suas construções, móveis e objetos.

Outros materiais bem presentes neste tipo de decoração são:barro, couro, cimento, tijolos, pedras e metais não polidos. Além disso, outra característica que se destaca na decoração rústica é a relação que ela tem com o passado e a produção artesanal de móveis e itens de ornamentação.

Cores

As cores mais utilizadas nesse estilo são mais próximas dos tons terrosos e escuros (alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados). Essas cores aquecem e trazem aconchego ao ambiente.

Madeira e Tijolos

Além do fato de que a madeira é responsável por trazer conexão com a natureza, ela também aguça os sentidos proporcionando ao ambiente suavidade e elegância. Por ser um material muito versátil, pode ser utilizado em vários espaços e lugares como piso, revestimento de parede, móveis e peças de decoração. Ou seja, além de decorar, ela também traz calor e vida para o ambiente. 

Outra opção muito usada são os tijolos. 

Além de deixar o ambiente elegante e charmoso, o tijolo traz a lembrança de construções campestres e combina perfeitamente com os tons terrosos e acinzentados.

Móveis 

Para esse tipo de decoração, o ideal é apostar em prateleiras, armários e mesas que estejam alinhados com a ideia de valorizar a simplicidade e a praticidade. 

Metais

Outro elemento muito utilizado na decoração rústica é o metal. Mais especificamente o cobre e o ferro.

Panelas, móveis e objetos decorativos feitos em ferro e cobre dão um toque ainda mais especial a esse estilo de decoração. Quando aplicados em uma cozinha rústica, dão ao ambiente um aspecto retrô. 

Revestimentos naturais

Além da madeira e do metal, outros materiais muito usados na decoração rústica são: pedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan. Por terem uma característica mais rudimentar, alinham o contraste e a harmonia.

Funcionalidade 

Ao pensar na decoração de um ambiente, primeiramente é preciso levar em consideração sua funcionalidade, por exemplo: em banheiros rústicos, deve-se sempre utilizar materiais que sejam resistentes  à umidade. 

Para locais mais úmidos, uma boa dica é utilizar opções de revestimentos sintéticos que imitam os naturais. 

Objetos e móveis vintages

Usar objetos e móveis vintages pode dar um toque especial a sua decoração, isso porque o vintage é um grande aliado desse conceito estético. Logo, móveis garimpados e objetos antigos ressignificados são a melhor opção.

Quando o assunto é decoração, o leque de opções é bem grande. No caso da decoração rústica, é possível brincar com a criatividade e deixar a sua casa com todo o charme e aconchego que esse estilo de decoração proporciona. Então, fique a vontade para testar! 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com aquele seu amigo que ama dicas de decoração. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *