Não perca 7 melhores restaurantes na zona sul de BH

O estado de Minas Gerais é muito famoso em todo o planeta por conta da incrível variedade de pratos e sabores da sua cozinha, o que se reflete em uma culinária admirada e desejada pela grande maioria das pessoas. Diante dessa realidade, conhecer os melhores restaurantes na zona sul de BH pode ser muito interessante.

Existem estabelecimentos de excelente padrão e que estão chamando a atenção do mercado, proporcionando cardápios altamente saborosos e variados, com representantes da gastronomia brasileira e até de outros países. Confira o conteúdo a seguir e conheça algumas das melhores opções na região.

A riqueza gastronômica de Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma capital pujante e muita gente vem vindo de fora do estado para conhecer a badalada vida noturna, visitar os pontos turísticos, hospedar-se na ampla rede hoteleira e, obviamente, provar um pouco da variedade de pratos que a capital oferece. A riqueza gastronômica de BH é, portanto, indiscutível.

Enquanto alguns estão em busca de cardápios que incluem as delícias mineiras, como a feijoada e o torresmo, outros preferem uma experiência mais cosmopolita ou contemporânea. Não há problema, visto que os restaurantes, sobretudo, os da zona sul, podem oferecer o que há de melhor na culinária de todos os continentes.

Os melhores restaurantes na zona sul de BH

1. Kanpai

A zona sul de BH é uma das regiões que têm os imóveis mais valorizados do mercado e, obviamente, isso se reflete nos hábitos e demandas dos seus moradores. O Kanpai surgiu exatamente nesse contexto, como uma excelente opção para quem estava em busca de um restaurante de culinária japonesa de alta qualidade.

O ambiente é amplo, moderno e bonito, sem excessos. O cardápio é disponibilizado em tablets, nos quais você mesmo faz os seus pedidos, envia para a cozinha e marca na sua comanda. Entre os pontos fortes, está o shimeji de entrada e o Ebi Kanpai, que é feito de camarão envolto com salmão passado no maçarico e cream cheese.

2. Trindade

As receitas do chef Fred Trindade, que empresta seu sobrenome para o estabelecimento, abrem os sentidos para uma cozinha mineira moderna e de altíssima qualidade. Além do tempero típico do estado, há um discreto toque português nas receitas, em função de suas experiências culinárias na Europa.

Um dos favoritos do público é a entrada de dadinhos de tapioca. Já o arroz com polvo é outra atração importante, uma vez que os tentáculos são feitos em um mix de tomate-uva, brócolis e picles de beterraba. O leitão, a galinha e o peixe inteiro assado com chibé são outras delícias que você pode provar quando estiver passando pelo bairro Lourdes.

3. Ephigênia Bistrô

Como o próprio nome já diz, trata-se de um charmoso bistrô, que oferece um excelente menu executivo nos dias úteis. Como opções, você pode experimentar um dos pratos da moda, que é o ceviche. Aqui, ele é feito com peixe branco ao vinagrete de coco e maracujá com purê de batatas e chip de batata-doce.

O medalhão de filé com molho de jabuticabas e batata laminada é outro ponto alto, assim como o carré de cordeiro com alecrim e mostarda francesa e o arroz misto selvagem. Para quem não abre mão de uma boa sobremesa, a grande pedida é o delicioso corneto com creme mascarpone e sorvete de baunilha

4. Casa dos Contos

Já são mais de quatro décadas de história desse incrível restaurante do bairro Funcionários. Um dos pontos altos do estabelecimento, segundo seus clientes mais habituais, são os pratos gostosos e bem servidos. Você pode começar, por exemplo, com o tradicional carpaccio no molho de alcaparras, queijo parmesão e azeite.

Para mais suculência, que tal pedir um filé surprise, arroz à piamontese, batatas fritas, ovos fritos e bananas à milanesa, que servem bem duas pessoas? O bacalhau é outro ponto alto, assim como a carta de vinhos, que inclui rótulos do branco chileno William Cole Columbine Reserve, de uvas Chardonnay.

5. O Conde

Atualmente, o restaurante O Conde é tocado pelo mâitre Job Moraes, que tem uma grande experiência em outros estabelecimentos tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Tudo funciona numa bela e charmosa casa construída na década de 50, com uma linda área externa com mesas ao redor do esplendoroso jardim.

Por ali, você pode relaxar degustando de um dos mais de 150 vinhos da carta, com destaque para o tinto português Quinta de Bons Ventos. Na gastronomia propriamente dita, os pontos altos ficam por conta do bacalhau confitado com azeite e o filé-mignon com crosta de nozes trufadas, feitos pelo talentoso chef de cozinha Carlos Bruno.

6. Dorsé

Não dá para falar de Minas Gerais e de Belo Horizonte sem falar dos tradicionais bares, não é mesmo? E essa tradição é mantida em um dos melhores restaurantes da cidade, que é o Dorsé. A inspiração botequeira fica clara no menu, como a guarnição de mandioca e a bruschetta mineira, com base de massa de pão de queijo.

Outra porção que é muito pedida e vem agradando ao paladar dos clientes é a de pera com gorgonzola. Já entre os pratos principais, o destaque fica por conta do bife de ancho e dos risotos do dia. Vale lembrar também que existem alternativas de menu executivo, como a tilápia com risoto de limão-siciliano.

7. Dona Lucinha

No cardápio do restaurante Dona Lucinha, a novidade fica por conta do menu executivo, que é oferecido entre segunda e sábado, no horário de almoço, por um preço bem atrativo. A grande variedade e a praticidade não retiram em nada o incrível sabor da culinária mineira, com opções que agradam a todos os gostos e clientes mais difíceis.

É possível combinar arroz, feijão, angu, carne moída ou couve, por exemplo. Também há o tradicional buffet, com 40 variedades de entrada, salada, pratos quentes e doces de sobremesas. Você também poderá degustar dos deliciosos queijos do Serro. De manhã, é servido o café matutino, com destaque para o leite queimadinho.

Esses são alguns dos melhores restaurantes na zona sul de BH, uma região pujante, na qual você poderá encontrar opções para qualquer paladar!

Gostou de conhecer os melhores restaurantes na zona sul de BH? Então, que tal conferir nosso guia completo do bairro Santo Antônio?