Qual é a importância de um consultor imobiliário?

No setor imobiliário é comum contar com a atuação de muitos profissionais para garantir a segurança das transações. A mais conhecida é a do corretor imobiliário, mas você já ouviu falar no consultor imobiliário? Sabe a diferença entre eles e qual a sua importância? 

Neste artigo, iremos explicar a importância deste profissional na busca pelo imóvel ideal. 

Consultor imobiliário, o que é? 

Diferente do corretor, o consultor imobiliário não atua na negociação em si. Ele tem o papel de aconselhar as partes envolvidas para que tomem a melhor decisão. Devido ao fato dessas duas funções serem tão parecidas, é comum que as pessoas confundam a atuação desses dois profissionais. 

O que faz um consultor imobiliário? 

As principais funções de um consultor imobiliário são:

O consultor imobiliário é responsável por um trabalho mais teórico e estratégico; envolvendo estudos e análises de mercado, visando compreender o momento do mercado de imóveis e suas tendências diante do cenário político, social e econômico, para que seja capaz de definir e aconselhar seus clientes sobre o melhor momento para realizar a compra ou a venda de um imóvel.

O consultor imobiliário trabalha como um guia para o lançamento de novos empreendimentos, uma vez que ele é capaz de entender qual é o potencial da região e de seu público-alvo; qual é o padrão de imóvel que atrai esse público; e ainda realizar algumas tarefas que são de atribuição de um corretor.

Diferença entre consultor e corretor imobiliário

A diferença mais latente entre um corretor e um consultor imobiliário é o fato de que o corretor imobiliário desenvolve atividades relacionadas ao relacionamento, negociação e persuasão, desenvolvendo também todos os procedimentos burocráticos que permeiam esses negócios, como:  a prospectar imóveis, intermediar negociações de locação, compra e venda,e realizar a avaliação de imóveis, visitas, anúncios, captação e contrato.

Enquanto o consultor imobiliário possui um conhecimento teórico mais vasto, atuando mais na parte de análise de mercado, prestando consultoria imobiliária, avaliando possibilidades e indicando qual a melhor opção de acordo com o perfil e objetivos de cada cliente.

Importância do consultor imobiliário

Se você tem interesse em adquirir um imóvel, trabalhar com um profissional qualificado é fundamental para encontrar as melhores oportunidades. E esse é o papel do consultor. 

O trabalho realizado por um consultor imobiliário, é importante para realizar a validação e confirmar a veracidade da documentação necessária para o negócio. 

É este profissional que fornece todas as informações referentes ao imóvel e à construtora, atuando como um verdadeiro profissional de consulta e negociador, organizando todos os processos pós-venda. 

Ele é quem atua na aproximação entre as partes, cuidando de todos os detalhes que envolvem a negociação de um imóvel, contribuindo na divulgação de empreendimentos para quem está vendendo e na busca pelas melhores oportunidades para quem está comprando.

Como saber qual o consultor que mais se adequa às suas necessidades?

Para escolher um bom consultor imobiliário, é preciso levar em conta  que vocês irão trabalhar juntos por algum tempo, e por isso, é muito importante que você se sinta à vontade com ele.

Vale a pena avaliar características como: 

Ética: É muito importante que o profissional seja transparente e honre sua palavra, ou seja, que ele não faça promessas que não possa cumprir ou mudar acertos que foram previamente acordados.

Compromisso: Comprar um imóvel é uma conquista gigantesca, a verdadeira realização de um sonho para quem compra. Por isso, é fundamental que o consultor entenda o quanto isso é importante e leve muito a sério o compromisso que firmou com você.

Conhecimento: Um bom consultor imobiliário sempre está bem preparado. Procure alguém que realmente saiba do que está falando. E isso não se resume apenas ao imóvel, mas também à construtora e à região onde fica o empreendimento. Quanto mais informações você puder ter, mais fácil será todo o processo.

Proatividade: Comprar um imóvel é um processo bastante complexo, e existem muitos detalhes que muitas vezes as pessoas que não são do ramo imobiliário não compreendem muito bem ou sequer sabem que existem, e por isso, um bom consultor imobiliário precisa ser proativo para usar o seu talento para entender o que os clientes querem e assim orientá-los da melhor forma possível sobre o processo.

Um profissional proativo antecipa questões, oferece soluções e funciona como um verdadeiro guia em direção ao objetivo estipulado pelo seu cliente, participando ativamente de todo o processo, como uma parte realmente interessada.

Paciência: Um consultor ideal, sabe que o processo pode ser longo e complexo, e que por isso, é normal que o cliente tenha dúvidas, reveja conceitos e até mude de ideias em alguns casos. Por esse motivo, ele saberá ser paciente e não terá nenhum problema em visitar um imóvel pela milésima vez ou responder de novo suas dúvidas caso necessário, pois ele entende a importância do seu trabalho e vai levar o tempo que for preciso para deixar você satisfeito.

E por último, mas não menos importante, a honestidade. 

A honestidade é uma característica fundamental em qualquer profissão, e tem um peso ainda maior no trabalho do consultor imobiliário. Até porque, você precisa de alguém que esteja de fato interessado no melhor negócio para você e não apenas no melhor negócio para ele, e fica visível desde o começo. Durante o processo, você terá diversas dúvidas sobre o imóvel, a construtora e o mercado e é fundamental que você tenha alguém de confiança para obter suas respostas.

Agora que você já entendeu as diferenças de um corretor para um consultor e sabe todas as características que um bom consultor imobiliário precisa ter para ajudá-lo a encontrar as melhores oportunidades, entre em contato conosco!

A Anuar Donato é uma empresa experiente no mercado, contando com os melhores consultores imobiliários de BH, que estão altamente preparados para atender você e te auxiliar a encontrar o imóvel ideal para você. Conheça mais sobre a nossa empresa acessando nosso site. 

Clique aqui para conhecer nossa equipe de vendas e escolher o profissional certo para guiá-lo nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *