Aluguel nas alturas? Entenda os benefícios de optar por imóveis de um quarto

Todo ano o valor do aluguel dos imóveis tende a passar por um reajuste. Entretanto, este ano, o reajuste foi bem significativo e surpreendeu muitos inquilinos, fazendo com que a procura por imóveis de um quarto disparasse. 

Mas esse aumento se dá a quê? Para esclarecer essa dúvida, trouxemos este artigo, com o objetivo de explicar os fatores determinantes para esse aumento no aluguel e os benefícios de optar imóveis de 1 quarto. Continue acompanhando!

O reajuste

Antes de falarmos sobre o motivo desse reajuste, é importante saber que ele é previsto na Lei nº 8.245/91, também conhecida como Lei do Inquilinato

Ele ocorre a cada 12 meses, seguindo a data de referência do aniversário do contrato. Entretanto, o aumento só pode ser efetuado se estiver determinado em cláusula específica do contrato.

O objetivo desse reajuste é corrigir o valor do contrato para seguir as mudanças da economia e garantir que o proprietário não seja afetado pelo efeito da inflação. 

O que influencia na taxa de reajuste?

Para calcular o valor da taxa do reajuste de aluguel, são utilizados dois índices: IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e o IPCA

(Índice de Preço do Consumidor Amplo). 

IGP-M 

IGP-M é um indicador da variação dos preços na economia brasileira. Ele  acompanha as mudanças no valor do real e as variações dos preços, para  medir a inflação no País.

Para calculá-lo, é necessário considerar diversos fatores e variáveis levando em conta também outros três índices: 

  • IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), responsável por determinar a variação de preço para produtores, através da cotação do dólar. O IPA tem um peso de 60% no IGP-M;
  •  Índice de Preços ao Consumidor, responsável por monitorar os preços que o consumidor final paga, com peso de 30% no IGP-M;
  • Índice Nacional de Custo da Construção, responsável por acompanhar a variação de preços de mão de obra, material de construção e serviços. Esse índice possui o peso de 10% no IGP-M. 

IPCA

O IPCA é o principal índice da inflação no Brasil. Ele mede o custo de vida das famílias brasileiras com renda mensal de até 40 salários mínimos, considerando a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para o consumidor final.

Ele é uma parte importante da política monetária do País e influencia diretamente no sistema de metas de inflação. Pois, é a partir desse índice que o Estado pode adotar estratégias para conseguir manter a inflação na faixa indicada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Apesar de não ser tão reconhecido como um índice de aluguel, o IPCA tem sido cada vez mais utilizado como referência para o reajuste dos preços do aluguel.

Qual é o efeito desses índices no aluguel? 

Quanto maior for o IGP-M e o IPCA, maior será a taxa de reajuste. 

Para se ter uma ideia, esse ano, diversas capitais brasileiras registraram uma alta considerável do IGP-M e do IPCA, colocando o preço dos aluguéis nas alturas e levando muita gente a buscar alternativas que cabem no bolso, como apartamentos de um quarto. 

Ambientes com apenas um dormitório, estúdios, quitinetes ou pequenos espaços se destacam pela funcionalidade, localização central e privilégios são os que mais se destacam.

Benefícios de optar por imóveis de um quarto

Espaços mais compactos e aconchegantes, que oferecem as facilidades de um espaço pequeno e, ao mesmo tempo, garantam a segurança e os benefícios de um condomínio. Esses são só alguns dos muitos benefícios que esse modelo de imóvel oferece. Veja a seguir outros benefícios:

Praticidade e simplicidade: por ter um tamanho menor em comparação com os outros tipos de apartamento, os esforços para fazer a limpeza e a manutenção do espaço também são menores, permitindo que pessoas que têm a rotina muito corrida tenham mais tempo livre.

Além disso, os ambientes integrados facilitam a otimização do espaço de acordo com o gosto do morador. As opções para tornar o dia a dia mais prático são muitas. É possível ter uma sala ou um quarto maior, investir em uma decoração que priorize um ambiente específico e assim por diante.

Localização privilegiada: os studios ficam localizados nas regiões centrais de grandes cidades, em que há vários comércios próximos e mais opções de transporte público disponíveis. Assim, facilitam o acesso a serviços, como bancos, farmácias e restaurantes, e a locais como trabalho e faculdade.

Morar em regiões centrais, portanto, reduz o tempo de deslocamento no dia a dia, facilita o acesso a serviços diversos e traz mais opções de lazer. Há também studios localizados fora do centro da cidade. Eles também ficam em bairros ou condomínios que oferecem diversos serviços ao morador.

Mais econômico: muitos stúdios são bastante modernos e oferecem uma estrutura completa, com serviços de conveniência e espaços de lazer capazes de trazer mais conforto e praticidade para o dia a dia, como:

Piscina, churrasqueira, academia, espaço para home office, espaço gourmet, lavanderia e serviço de diaristas são algumas das facilidades que esse imóvel pode oferecer. Por estarem em condomínios, a segurança dos moradores também é assegurada.

Arquitetura moderna: os stúdios contam com uma arquitetura moderna e atual, conquistando diversos públicos, dos mais tradicionais até os mais descolados.

A maioria dos studios presentes no mercado e todos os presentes no site da Anuar Donato, oferecem uma infraestrutura completa que se inicia nas unidades e se expande até as áreas comuns. Proporcionando uma experiência completa para os moradores. 

Em nosso site você encontra diversas opções de studios que trazem tudo o que você precisa em um ambiente compacto e prático. Outra opção vantajosa são os  Conartes, ideais para todas as fases e ciclos. 

Está procurando um imóvel para morar e quer saber mais sobre os apartamentos studio? Acesse o nosso site e conheça outras opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *