Fachada ativa: O que é e quais são os benefícios de investir neste modelo de empreendimento

A fachada ativa é uma tendência muito comum nos EUA, e nos últimos anos, tem crescido bastante em grandes capitais como São Paulo, Curitiba e também já é uma realidade em BH. 

Além de valorizar o empreendimento e deixá-lo mais moderno, a fachada ativa proporciona diversas vantagens. Para explicar mais sobre esse assunto, trouxemos este artigo com mais detalhes. Continue lendo!

O que é fachada ativa?

Fachada ativa é uma ocupação localizada no alinhamento de passeios públicos, que permite a interação entre o espaço privado de uma edificação e a calçada, cujo acesso é aberto à população.

Seu objetivo é promover usos mais dinâmicos a fim de fortalecer a vida urbana nos espaços públicos, através da interação com atividades instaladas nos térreos das edificações.

Quais as vantagens oferecidas pela fachada ativa?

As vantagens oferecidas pela fachada ativa são diversas, já que os moradores podem ter acessos a produtos e serviços a poucos metros de seus apartamentos. 

Listamos abaixo os principais benefícios, confira: 

Melhora o bem-estar dos pedestres e também dos moradores: a fachada ativa torna as cidades mais amigáveis para pedestres e criam bairros mais agradáveis; além de contribuir para a segurança da região, uma vez que estimula a concentração de pessoas no local. 

Contribui para a saúde física e mental da população: as fachadas ativas podem servir como um local de descanso após uma longa caminhada ou até mesmo estimular emoções agradáveis com uma decoração convidativa.

Localização: este modelo de empreendimento não é apenas residencial, por isso, precisa de uma localização estratégica, em que a fachada ativa sirva como uma espécie de atalho para os pedestres que querem acessar as ruas paralelas. Além disso, os estabelecimentos presentes facilitam a vida de quem frequenta a região e valoriza a experiência dos moradores, facilitando a vida de todos.

Qualidade de vida: Edifícios multifuncionais oferecem diversos benefícios aos seus moradores, já que logo abaixo podem encontrar restaurantes, salão de beleza, farmácias, padarias, academia e locais para fazerem compras básicas.

Regras de privacidade: para o bom funcionamento do local, empreendimentos que possuem fachada ativa, possuem uma separação bem definida entre a área privativa e o espaço comercial. Além disso, possui também regras de circulação que devem ser respeitadas para garantir a segurança e privacidade dos moradores.

Morar em um empreendimento desse tipo pode trazer muitos pontos positivos e alguns negativos também. Portanto, é preciso colocar na balança qual o perfil do morador e qual tipo de moradia ele está buscando antes de decidir morar em um empreendimento que possui fachada ativa.

Se você gostou da ideia de morar em um empreendimento com essa modalidade, que tal conhecer os imóveis que temos disponíveis?

A Anuar Donato é uma empresa experiente no mercado, contando com os melhores consultores imobiliários de BH, que estão altamente preparados para atender você e te auxiliar a encontrar o imóvel ideal, de acordo com as suas necessidades. Clique aqui para falar com a nossa equipe de vendas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *