Now Reading:
Descubra agora as principais perguntas para corretores de imóveis
Full Article 6 minutos lido

Descubra agora as principais perguntas para corretores de imóveis

O mercado imobiliário é um segmento valorizado em nosso país, mas que também gera uma série de dúvidas e questionamentos, tanto pelas suas especificidades quanto pelo fato do Brasil ser muito burocrático. Por isso, é preciso saber quais são as principais perguntas para corretores de imóveis que você não pode deixar de fazer.

Antes de comprar um apartamento, uma casa ou até mesmo um terreno, é preciso saber onde você está entrando e quais são os pormenores que envolvem esse tipo de negociação, de maneira que você consiga extrair o melhor para o seu futuro. Continue lendo e descubra o que você não pode deixar de indagar.

Quais as formas de pagamento disponíveis?

Os questionamentos a respeito das formas de pagamento disponíveis devem figurar, definitivamente, entre as principais perguntas para corretores de imóveis. Afinal, isso implica diretamente na sua escolha e mostra se você terá capacidade de arcar com um determinado imóvel, calculando a entrada, as prestações e assim por diante.

Quando você paga tudo à vista, por exemplo, é viável demandar um bom desconto, embora essa possibilidade seja mais remota por conta da quantia tão elevada. Já os financiamentos podem ser uma escolha mais palatável, mas é preciso ponderar sobre o tamanho da parcela e como ela se encaixará no seu orçamento mensal.

Existem planos de crescimento dessa região?

Questionar quanto ao potencial de crescimento da região onde o imóvel está inserido também deve ser uma das principais perguntas para corretores de imóveis. Nos dias de hoje, com a consolidação da expansão dos maiores centros urbanos, é natural que casas e apartamentos comecem a ser construídos em locais novos.

Isso, no entanto, não quer dizer que você não pode experimentar uma boa qualidade de vida por ali e que esse lugar não acabe se tornando um tremendo ponto de interesse no futuro. Indague sobre planos para investimentos públicos, como estações de metrô ou ônibus, assim como privados, como shoppings, restaurantes e cinemas.

Há a necessidade de remodelar o apartamento?

Para muitas pessoas, a possibilidade de reformar o imóvel e deixá-lo de um jeito que atenda às demandas, necessidades e expectativas de sua família é uma escolha perfeita. Embora essa opção tenha realmente um potencial incrível de dar certo, é fundamental compreender qual é o tamanho e a extensão dessas reformas.

Por isso, pergunte ao corretor sobre problemas severos, sobretudo no sistema elétrico e na parte hidráulica, que tendem a exigir intervenções mais robustas e, consequentemente, dispendiosas. Cruze essas informações com a sua disposição em gastar para fazer esses reparos e, somente depois disso, tome a sua decisão.

Quanto é o valor da taxa de condomínio?

Algumas pessoas, sobretudo as que têm menos experiência no mercado imobiliário, se enganam achando que os custos com um imóvel estão relacionados apenas com as despesas de compra e os gastos recorrentes da unidade, como as contas de energia, telefonia, gás e água, assim como as da rotina, como supermercado e gasolina.

Entretanto, isso não é uma verdade e, sobretudo se você vive em um centro urbano, existe algo que pode abalar o seu orçamento mensal: a taxa de condomínio. Não deixe de tocar no assunto com o seu corretor e veja, além do valor, se ela inclui algumas facilidades e serviços, como academia de ginástica, piscina, parquinho infantil etc. 

Quais as facilidades do financiamento?

O tema do financiamento merece figurar entre as principais perguntas para corretores de imóveis. Embora somente o banco ou a instituição financeira em questão possa sanar completamente todos os questionamentos que você tenha em relação ao assunto, o profissional de corretagem pode ajudar bastante.

Ele terá, a depender da extensão da sua carreira, um enorme conhecimento com os pormenores que envolvem essa opção, como as taxas de juros, os valores de entrada, o tamanho das prestações, o que ajuda ou atrapalha na aprovação e assim por diante. Sendo assim, não deixe de usar essa expertise a seu favor.

Como é a área de lazer do condomínio?

Se você está em busca de um pouco mais de prazer e qualidade de vida para você e sua família, a área de lazer do condomínio deve ser uma das principais perguntas para corretores de imóveis. Sendo assim, não deixe de perguntar quanto à infraestrutura disponível no local e se ela atenderá a todas as suas necessidades diárias.

Para os mais preocupados com a saúde e o bem-estar físico, salas de ginástica podem ser estímulo aos exercícios e, de quebra, ainda economizam no valor da mensalidade que você pagaria em academias profissionais externas. Para os pequenos, os principais destaques costumam ser as quadras, piscinas e espaços verdes.

Qual a posição do imóvel em relação ao sol?

Você pode ser um daqueles clientes menos experientes do mercado imobiliário e, por isso mesmo, achar que essa questão do posicionamento da unidade em relação ao sol não passa de um detalhe bobo ou até mesmo uma crendice. Entretanto, essa é uma característica extremamente relevante para o local.

Pergunte ao corretor se o apartamento está orientado de forma direta ou contrária à posição solar. Isso influência em aspectos importantes, como o conforto térmico, o surgimento de mofo e a secagem de roupas. Lembre-se, porém, de que os imóveis com bom posicionamento costumam ter um preço mais elevado que os demais.

O imóvel é adequado para a minha família?

Por fim, uma das principais perguntas para corretores de imóveis que você não pode deixar de fazer é se aquele imóvel é o ideal para a sua família. Por mais que você entenda que é capaz de fazer esse tipo de avaliação sozinho, um especialista na área pode observar e conhecer demandas que você sequer imagina que existam.

Além de ter uma estrutura adequada para todos, os corretores sabem qual é a metragem e o número de cômodos suficiente para que vocês morem confortavelmente em curto, médio e longo prazos. Os filhos pequenos de hoje, por exemplo, crescerão em poucos anos e demandarão quartos próprios. Um bom profissional saberá avaliar isso.

Como você pôde ver, são muitas as perguntas para corretores de imóveis que você não pode deixar de fazer. Por isso, não deixe de contar com profissionais que poderão oferecer a melhor orientação.

Quer contar com um profissional de confiança? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Input your search keywords and press Enter.