Now Reading:
Vistoria cautelar de imóveis: por que é importante e quais itens analisar?
Full Article 6 minutos lido

Vistoria cautelar de imóveis: por que é importante e quais itens analisar?

O processo de locação de casas, apartamentos ou mesmo de lojas comerciais é repleto de detalhes e costuma ser bastante desafiador, sobretudo para pessoas que não têm muita experiência em lidar com negociações no mercado imobiliário. Por isso, conhecer e compreender a vistoria cautelar de imóveis pode ser muito importante.

É essencial saber quais são os itens que devem ser analisados e de que maneira isso precisa ser feito, até mesmo para que essa verificação tenha caráter legal e traga mais segurança para todas as partes envolvidas nessa negociação. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

O que é a vistoria cautelar de imóveis?

A vistoria cautelar de imóveis nada mais é do que um conjunto de avaliações e análises minuciosas, feitas com o intuito de atestar o real estado de uma propriedade, seja ela uma casa, apartamento ou loja comercial. Na maioria das vezes, isso é feito quando a unidade em questão é disponibilizada para venda ou locação.

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma medida cautelar, com caráter preventivo, que atestará a solidez e a conservação das edificações da estrutura e dos seus componentes como um todo. Depois, é elaborado um laudo, que pode (e deve) ser anexado ao contrato de aluguel, ele traz mais segurança e transparência à relação.

Qual a importância da vistoria cautelar de imóveis?

Em linhas gerais, podemos dizer que a grande importância da vistoria cautelar de imóveis é trazer mais certeza para as partes envolvidas, legitimando que a propriedade está em uma determinada condição de conservação. Por isso, é de extrema importância fazer essa análise, registrando que não há falhas técnicas ou estruturais no local.

Para o futuro inquilino, isso acaba sendo uma forma de ganhar confiança em estar se mudando para uma casa ou apartamento de qualidade, com total segurança. Já para o proprietário, a vistoria também é vantajosa, pois o resguarda de eventuais questionamentos futuros, sobretudo os decorrentes da má utilização.

Qual é o valor jurídico da vistoria cautelar de imóveis?

Muitos proprietários ainda se questionam se vale à pena investir na realização de uma vistoria cautelar de imóveis, mas a jurisprudência mostra que essa tende a ser uma excelente escolha. Afinal, existe validade jurídica no laudo da vistoria, mas vale lembrar que, via de regra, ele só é válido quando estiver anexado ao contrato de locação.

Quando isso é feito da maneira adequada, uma eventual divergência entre o que está documentado e o que foi encontrado na unidade, por exemplo, poderá ser discutida judicialmente entre as partes, ou isso pode até ser desnecessário, uma vez que o laudo da vistoria cautelar de imóveis esclarecerá os questionamentos.

O que é analisado na vistoria cautelar de imóveis?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o conceito de vistoria cautelar de imóveis, descobriu a importância de fazer isso em uma propriedade e compreendeu o valor jurídico dessa verificação, chegou a hora de conhecer os principais itens que são analisados no local. Confira abaixo alguns deles:

Estrutura

Um dos pontos avaliados com muita cautela na vistoria cautelar de imóveis é a estrutura. Afinal, é fundamental saber que, ao se mudar com a sua família para uma nova casa ou apartamento, vocês estarão seguros dentro do local e não precisarão ter medo de que algo aconteça, mesmo durante intempéries, por exemplo.

Entre os elementos estruturais que mais receberão atenção nesse momento, podemos citar as barras, vigas, pilares e lajes, além de muitas outras partes essenciais da fundação. Vale lembrar que as informações colhidas são estudadas e devem ser validadas com os dados que estão presentes na planta da propriedade.

Pisos e paredes

Uma situação bastante comum e corriqueira no mercado imobiliário brasileiro é a realização de uma nova pintura nas paredes do imóvel sempre que o inquilino vai devolver a unidade para o seu proprietário, ao final do contrato. Entretanto, esse é um dos itens analisados durante a vistoria cautelar de imóveis.

Além da tintura propriamente dita, são verificados também os acabamentos, como sancas, rodapés e outros detalhes desse tipo. O mesmo vale para os pisos, forros e tetos, elementos que sofrem desgastes e poderiam trazer problemas ou questionamentos entre as partes, caso não fossem vistoriados.

Sistemas hidráulico e elétrico

Não é novidade para ninguém que um dos pontos mais importantes da vistoria cautelar de imóveis é o sistema hidráulico. Os encanamentos estão entre os campeões de reclamação e podem oferecer sérios problemas para qualquer unidade, por isso mesmo, é preciso considerar o seu estado de conservação.

Outro ponto no qual é preciso identificar eventuais necessidades de manutenção já no ato da verificação são as instalações hidráulicas. É importante avaliar desde a chegada da rede até a dispersão de sobrecargas, por meio da presença do aterramento. Isso é ainda mais crucial atualmente, com o uso elevado de aparelhos eletrônicos.

Portas e janelas

Por fim, outros pontos que devem ser observados na vistoria cautelar de imóveis são as portas e janelas. Naturalmente, esses itens estão fortemente relacionados com a segurança e a funcionalidade do local, o que apenas reforça que eles precisam ser verificados, tanto em unidades mais simples quanto em propriedades de luxo.

As portas, por exemplo, estão diretamente relacionadas com as questões de segurança, algo imprescindível nos dias de hoje diante dos inúmeros problemas que as cidades brasileiras ainda apresentam com a questão da criminalidade. As janelas, por sua vez, também protegem o local dos elementos externos.

Como você pôde ver, a vistoria cautelar de imóveis é um passo essencial para que inquilinos e proprietários tenham mais segurança durante e depois da vigência do contrato. Caso você ainda tenha dúvidas quanto a essa avaliação, consulte um corretor da Anuar Donato e faça os questionamentos pertinentes sobre o tema!

Gostou de aprender um pouco mais acerca da vistoria cautelar de imóveis? Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então confira tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Input your search keywords and press Enter.