Saiba como escolher uma consultoria de imóveis ideal para você

A consultoria de imóveis é um serviço utilizado pelas pessoas que desejam comprar uma propriedade. A ideia é receber um serviço completo, não limitado apenas a apresentar as opções disponíveis, mas também conhecedor do mercado imobiliário e das características das construções, para obter as melhores soluções.

O consultor imobiliário deve entender quais são as necessidades do cliente a fim de buscar as alternativas mais adequadas. Além disso, ele auxiliará na negociação em busca das condições ideais para o contrato.

Contudo, para garantir um serviço de qualidade, é essencial entender como escolher uma consultoria de imóveis. Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura deste post!

Defina os seus objetivos com a compra

Antes de começar a busca por uma consultoria imobiliária, é importante que você tenha objetivos bem-definidos a respeito da compra. É preciso determinar questões como:

  • tipo de imóvel desejado;
  • finalidade da compra (moradia ou investimento);
  • características desejadas — tamanho, cômodos, localização etc.;
  • orçamento disponível.

Dessa forma, ao procurar uma imobiliária, ficará mais fácil alinhar as suas expectativas desde o primeiro atendimento para aumentar as chances de encontrar o imóvel perfeito. Então seja sincero e faça uma lista de necessidades em uma propriedade e expectativas em relação a ela.

Isso acontece porque os consultores conseguirão filtrar as buscas, evitando que você precise avaliar ou visitar imóveis que não atendam às suas exigências, assim são economizados tempo e dinheiro com deslocamento e negociações que não serão vantajosas.

Observe a experiência de mercado

Verifique qual é a experiência da imobiliária e o tempo de atuação dela. Encontrar as melhores oportunidades de investimento e imóveis que tenham uma avaliação adequada exige conhecimento técnico e o acompanhamento constante das variações do mercado.

Por isso mesmo, busque uma consultoria de imóveis que tenha alguns anos de atuação na região. Isso garante mais conhecimento sobre os bairros e as particularidades de cada área, o que influência a qualidade de vida, o potencial do investimento e a valorização do imóvel.

Ainda, a experiência ajudará na busca pelas oportunidades ideais, devido à rotina constante de atendimento aos clientes. Em complemento, você também terá benefícios na negociação de valores, já que os consultores serão mais seguros no momento de argumentar com o proprietário.

Verifique os serviços ofertados

Consulte quais são os serviços ofertados pela consultoria imobiliária. Existem empresas que trabalham com os diversos tipos de negociação, enquanto outras focam em apenas um nicho, como a locação de imóveis ou venda de propriedades de determinado perfil.

Desse modo, consultar quais são os serviços fornecidos e a especialidade da empresa é essencial para garantir que ela poderá prestar o atendimento que você precisa. Em geral, essas informações são divulgadas nos sites e redes sociais, mas você também pode entrar em contato para esclarecer tais dúvidas.

Outra dica é avaliar a carteira de imóveis disponíveis, para ter uma base sobre as opções que poderão ser apresentadas. Isso ajudará a ter uma visão mais detalhada sobre o foco de atuação da consultoria e o padrão das propriedades ofertadas.

Finalmente, verifique quais são as tarefas assumidas pelos profissionais. Por exemplo, existem serviços de consultoria que, além de trabalhar com a negociação, também providenciam todas as certidões necessárias para garantir a regularidade da venda.

Considere a credibilidade da empresa

A credibilidade é fundamental em qualquer negociação. Relevando os valores envolvidos na negociação de imóveis, é essencial acionar uma empresa com um bom histórico no mercado e uma boa reputação.

Vale a pena ainda pesquisar os diferentes canais de comunicação para ver qual a opinião ou avaliação de outros clientes. As ferramentas de busca, como o Google, e as redes sociais conseguem entregar informações importantes sobre isso.

Caso conheça pessoas que já compraram imóveis com a empresa, pergunte como foi a experiência e se elas recomendam o serviço. Essa dica também pode ser usada para pedir indicações de imobiliárias, caso ainda não tenha alternativas em mente.

Avalie a qualidade do atendimento

Antes de contratar a consultoria de imóveis, avalie como é a qualidade do atendimento. Se possível, marque um horário para conversar com os consultores e veja como é o tratamento oferecido aos clientes em todas as etapas da negociação.

Assim, você também consegue avaliar a sede da empresa e como é o atendimento presencial, como tempo de espera, cortesia ofertada e as características do espaço, pois isso pode indicar como está a saúde financeira do negócio.

Observe qual é o tempo de atendimento e de retorno em chamadas telefônicas, e-mails, WhatsApp e outros meios de contato divulgados. Se antes mesmo de negociar o imóvel, esses critérios deixarem a desejar, provavelmente a experiência na pós-venda também não será agradável.

Esclareça todas as suas dúvidas

Antes de contratar a consultoria de imóveis, é importante ver como é a postura do consultor, o conhecimento dele sobre a região e se ele consegue esclarecer as suas dúvidas. Aproveite o atendimento para questionar como funciona o serviço, qual a experiência na área e demais aspectos que possam surgir.

Uma imobiliária de confiança deve contar com profissionais preparados para prestar um atendimento completo e responder aos questionamentos dos compradores. Esclarecendo as dúvidas, você terá mais segurança para escolher o serviço ideal.

Estabeleça uma relação de confiança

Por fim, depois de avaliar os quesitos citados, é preciso estabelecer uma relação de confiança ao escolher a consultoria de imóveis. Se durante os atendimentos ou ao pesquisar a empresa você não sentir segurança, provavelmente essa não é a opção ideal.

Lembre-se de que o consultor auxiliará no contrato, então é necessário que ele passe confiança para conversar sobre os valores e os benefícios de cada imóvel. Como essa compra exige um alto investimento e, muitas vezes, comprometimento por um longo prazo para a quitação do valor, então esse é um critério fundamental para ter segurança ao negociar e assumir responsabilidade pelo pagamento.

Na consultoria prestada pela Anuar Donato, por exemplo, oferecemos um serviço completo aos clientes, cumprindo todos os requisitos listados e, ainda, apresentando outros diferenciais importantes como:

  • corresponsabilização por todas as transações realizadas com a empresa;
  • responsabilização por todas as certidões do proprietário, do imóvel e dos compradores, para garantir um negócio 100% sadio;
  • foco no equilíbrio da negociação, considerando valor do imóvel, garantia, forma de pagamento, momento ideal para assinar a escritura e realizar a entrega do imóvel;
  • acompanhamento das partes até a finalização de todo o processo, com registro ou assinatura da escritura e a quitação do imóvel.

Depois de conhecer essas dicas para contratar a melhor consultoria de imóveis, sem dúvidas ficará mais fácil encontrar a opção adequada. Avalie com atenção as empresas para encontrar uma que tenha experiência no mercado e proporcione a confiança necessária para você fechar negócio.

Se tem interesse nesse serviço e busca as melhores soluções, entre em contato conosco e descubra como a Anuar Donato pode auxiliar. Contamos com mais de 18 anos de experiência ajudando nossos clientes a encontrarem o imóvel perfeito!