Now Reading:
Como avaliar o tamanho de um apartamento? Descubra agora!
Full Article 6 minutos lido

Como avaliar o tamanho de um apartamento? Descubra agora!

O tamanho do apartamento é um dos principais fatores que influencia diretamente o conforto e o bem-estar dos moradores. Por isso, é importante saber avaliar as demandas e necessidades dos ocupantes e as dimensões do imóvel para tomar a melhor decisão na hora da escolha.

Ao procurar um novo apartamento, muitos fatores são observados a fim de garantir mais sucesso na negociação, como localização, oferta de comércio, escolas e opções de transportes. Mas o tamanho do imóvel também deve ser considerado para manter a qualidade de vida dos moradores.

Neste post, vamos listar alguns aspectos importantes que devem ser analisados em um apartamento e dar dicas de como calcular a área de um imóvel. Acompanhe!

O que analisar para definir o tamanho do apartamento ideal?

A compra de um imóvel é um dos momentos mais importantes para muitas famílias. Por isso, esse investimento deve ser planejado com muita atenção e cuidado para garantir conforto e tranquilidade a todos os moradores. Veja alguns pontos essenciais a serem analisados.

Tamanho da família

Um ponto fundamental ao analisar a dimensão do apartamento é considerar o tamanho da família. É preciso saber quantas pessoas usufruirão do bem e quais são as necessidades de cada uma delas. Assim, é possível proporcionar privacidade e conforto a todos os moradores. Para quem pretende morar sozinho, um apartamento pequeno e compacto pode ser suficiente.

Áreas de lazer e garagem

As áreas de lazer dos condomínios também precisam ser observadas. Algumas famílias têm crianças e preferem condomínios com playground e piscina. Já os moradores mais jovens priorizam prédios com academia, espaço para pet, área de churrasqueira e lavanderia coletiva.

Idade dos filhos

Adolescentes, por exemplo, demandam quartos separados. Já as crianças, dependendo da idade, podem dividir o mesmo espaço. Para quem ainda não tem filhos, mas pretende constituir uma família, o ideal é optar por um apartamento que permita o aumento de moradores no futuro. Tudo isso deve ser ponderado na hora de avaliar o apartamento ideal.

Divisão de cômodos

Além de muitas pessoas terem o hábito de trabalhar em casa, devido às mudanças no mercado de trabalho, algumas empresas têm adotado com mais frequência o home office. Por isso, na hora de analisar o tamanho do apartamento, é fundamental verificar se a divisão dos cômodos está de acordo com os desejos e as demandas dos moradores.

Decoração

Antes de comprar um apartamento, é importante planejar a decoração conforme seus desejos. Um dos pontos a serem verificados é o tamanho dos seus móveis. Por exemplo, se você tem uma cama do estilo king size, precisa de um quarto com dimensões adequadas para receber a mobília.

Algumas pessoas gostam de ter uma biblioteca, então, devem planejar o espaço para receber a decoração que compõe esse ambiente. Outras querem de cultivar plantas, por isso, buscam propriedades com varanda. Pensar na decoração de um imóvel com antecedência é uma maneira de acertar na escolha do apartamento ideal.

Tempo de permanência no imóvel

É importante saber o tempo que você pretende morar no imóvel para analisar o tamanho dele. Uma pessoa solteira ou um jovem casal podem se adaptar em apartamentos menores e se mudarem quando decidirem constituir família. Já as famílias formadas, que pretendem viver por muitos anos no local, devem optar por apartamentos maiores e mais bem estruturados.

Como calcular a área de um apartamento?

Saber calcular a área de um imóvel é fundamental na hora da compra para que ele atenda adequadamente às demandas dos moradores, proporcionando conforto e bem-estar a todos. Existem quatro maneiras diferentes de fazer isso.

Área útil

Essa é toda a área interna de um apartamento. Para calcular suas dimensões, é preciso medir o espaço do piso do imóvel, incluindo quartos, sala, cozinha e banheiro, sem contar as paredes. Varandas e garagens não são consideradas áreas úteis.

O cálculo é simples — basta multiplicar o comprimento pela largura para obter o resultado em metro quadrado. Geralmente, esses dados constam nos documentos do imóvel, mas, se for preciso fazer a medição, use uma trena e meça um cômodo por vez. Depois, é só somar todos os resultados para saber a área útil do seu apartamento.

Área privativa

A área privativa é todo o espaço de uso exclusivo da unidade. Nesse caso, deve considerar as paredes, garagens e varandas. As paredes que você divide com seu vizinho também entram nessa conta, porém, somente metade delas, porque a outra metade é incluída na medição do vizinho. Se você tiver acesso às informações, que constam na planta no apartamento, esse cálculo não é difícil.

Essas dimensões também podem ser encontradas na escritura e no IPTU do imóvel. Caso contrário, pode ser um pouco mais complicado, já que será preciso saber as medidas e espessuras das colunas e paredes. Com essas metragens em mãos, é só somá-las ao valor da área útil.

Área comum

A área comum é todo o espaço compartilhado pelos moradores do condomínio. Quadra, salão de jogos, academia, playground, piscina, tudo deve ser incluído. Em alguns casos, os terraços podem ser considerados áreas comuns. Nesse caso, a medição é um pouco mais complicada. O recomendado é entrar em contato com a administradora do condomínio ou a construtora em que você comprou o imóvel para saber essas dimensões.

Área total

A área total é a mais importante na hora de comprar um imóvel, seja apartamento, seja casa. Para calculá-la, deve-se somar todas as outras áreas, ou seja, a comum, a privativa e a útil. Os imóveis são precificados com base nessa medição e a valorização também se dá a partir dela. 

É fundamental conhecer e avaliar bem o espaço de um imóvel antes da compra, porque o tamanho do apartamento deve ser adequado para atender às demandas e necessidades dos moradores. Assim, é possível oferecer mais conforto, privacidade e qualidade de vida a todos os ocupantes do imóvel.

Quer conhecer as melhores soluções em imóveis para você? Entre em contato conosco. A Anuar Donato ajuda a encontrar o apartamento ideal para realizar os seus sonhos!

Input your search keywords and press Enter.