6 dicas de negociação para a renovação de contrato de aluguel

O processo de renovação de contrato de aluguel pode envolver diversas questões, como pedido do imóvel pelo proprietário, reajustes, renovações de garantia, seguro de incêndio, entre outros. Por isso, o locatário precisa ficar atento a todas as cláusulas do contrato para evitar algumas cobranças indevidas e transtornos. Além dos direitos e deveres de ambas as partes, outros pontos precisam ser analisados.

Sempre que um contrato de locação vence, as partes podem optar por renegociar a locação. Essa negociação parece simples, mas existem alguns fatores muito importantes que não podem passar despercebidos, como prorrogação de prazo, valor , benfeitoria, etc.

Neste post, vamos falar sobre a importância de negociar um contrato de aluguel e mostrar seis dicas de como trabalhar essa transação. Confira!

Qual é a importância de negociar a renovação de contrato de aluguel?

No momento da renovação do contrato de aluguel, é fundamental que o inquilino saiba negociar para alcançar seus objetivos com sucesso. Se for alugar um imóvel novo, é preciso que ele faça uma pesquisa ampla antes de fechar negócio.

Entretanto, se o caso for a renovação, é essencial ler com atenção o contrato de locação do imóvel para verificar as taxas e os reajustes envolvidos, a data de vencimento e o valor do aluguel. Há muitos detalhes que não podem ser esquecidos e precisam ser analisados detalhadamente a fim de evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros.

Geralmente, negociar a renovação do aluguel é a melhor alternativa para ambas as partes, pois evita a rescisão contratual e a entrega do imóvel. Para o proprietário, a vantagem é evitar os custos de colocar a propriedade de novo no mercado imobiliário. No caso do locatário, não é necessário enfrentar os transtornos de buscar um novo local e se mudar.

Tipos de renovação contratual

Quando o locatário e o locador desejam estender o contrato de aluguel por mais um período, mas não querem alterar outras partes do documento, é recomendável fazer um aditivo contratual para substituir, por exemplo, a cláusula do prazo no imóvel.

Como trabalhar a negociação?

O melhor momento para começar a negociar a renovação do contrato de aluguel é cerca de 30 a 60 dias antes do encerramento. Nesse momento, locatário e locador apresentam suas propostas e expectativas sobre, por exemplo, o valor do aluguel e o tempo de permanência no imóvel.

A negociação passa por um processo burocrático, mas também depende da boa vontade das partes envolvidas para um trâmite tranquilo. Estas seis dicas valiosas podem ajudar nesse momento.

1. Agende um encontro com o proprietário ou entre em contato com a imobiliária

Quando for começar a negociação do contrato de aluguel, cerca de dois meses antes do término, entre em contato com o proprietário/imobiliária e agende um encontro.

Pessoalmente, mostre que o imóvel está bem cuidado, apresentando fotos que comprovem as boas condições da pintura, dos revestimentos, assoalhos e vidros. Além disso, busque alternativas de desconto para apresentar ao dono do imóvel e tente negociar o reajuste, se for de seu interesse.

2. Analise o momento econômico

Entender o momento econômico que vivemos também é muito importante na hora de negociar os valores de um aluguel. É preciso avaliar a situação da economia para ter uma visão mais ampla sobre a realidade do mercado imobiliário. Desse modo, o inquilino consegue apresentar dados reais ao proprietário para solicitar a redução ou a manutenção do valor.

Além disso, pesquise o valor do aluguel dos imóveis do mesmo prédio ou da mesma região. Ter esses dados em mãos ajuda o locatário na formulação de argumentos plausíveis para negociar a renovação do contrato de aluguel.

3. Mostre que você é um bom inquilino

Ao conversar com o dono do imóvel/imobiliária, apresente boas referências pessoais. Para isso, prove que o imóvel está em ótimo estado de conservação e demonstre que você tem uma boa relação com a vizinhança.

4. Formalize eventuais acordos

Durante o período do contrato, qualquer acordo feito entre o locador e o locatário deve ser formalizado e assinado por ambas as partes. Nesse documento, é essencial colocar todos os detalhes da negociação para evitar transtornos. Em certas situações, um e-mail mostrando que o proprietário concorda com as condições negociadas já garante mais segurança na transação.

5. Contrate uma imobiliária

Em alguns casos, a negociação de valores pode desgastar a relação entre as partes. Quando for assim, a melhor alternativa é contar com a consultoria de uma imobiliária de confiança ou, até mesmo, daquela que intermediou o contrato de aluguel.

De acordo com informações técnicas e específicas, os corretores de imóveis buscam as melhores alternativas para locador e locatário, garantindo uma negociação mais segura. A imobiliária também orienta ambas as partes de forma amigável e, geralmente, contribui para que elas firmem acordo.

6. Peça ajuda judicial

Busque a ajuda da justiça sempre que achar necessário. Por exemplo, quando o inquilino quiser se antecipar à ação de despejo, é possível entrar com uma ação judicial por meio da Defensoria Pública ou de um advogado particular para explicar os motivos da sua dificuldade e propor um pagamento possível. Caso o proprietário peça o despejo, o locatário pode contestar essa decisão e apresentar suas alegações.

Quais cuidados devem ser tomados na hora da renovação?

Na hora de renovar um contrato de aluguel, o locatário precisa ficar atento aos reajustes, renovação de taxas e garantias, prorrogação de prazo, além de todos os itens que foram negociados entre as partes, deverão fazer parte do aditivo contratual.

Além disso, é fundamental sempre ler com atenção as cláusulas do contrato que estabelecem os direitos e deveres do inquilino.

Ter alguns cuidados na hora de negociar a renovação de contrato de aluguel faz com que esse momento seja mais simples e tranquilo. É preciso ter atenção e conhecimento para que ambas as partes saiam satisfeitas. Além disso, faça uma boa pesquisa do mercado imobiliário e conte com profissionais capacitados para garantir mais sucesso na sua negociação. 

Agora que você já sabe a importância da negociação para a renovação de contrato de aluguel, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!