Now Reading:
Vaga de garagem: saiba o que avaliar na hora de comprar um apartamento
Full Article 6 minutos lido

Vaga de garagem: saiba o que avaliar na hora de comprar um apartamento

A legislação brasileira prevê determinações específicas para vaga de garagem, sendo constantemente atualizada para se adequar cada vez mais às demandas e à realidade da sociedade. É concedida autonomia ao condomínio em diversos pontos, mas também há algumas restrições, como a comercialização desse espaço para pessoas que não morem no local. Isso não impede que sejam feitas negociações entre os condôminos, desde que estejam de acordo com as regras internas.

Para a maioria das pessoas, ter um lugar seguro e confortável para guardar seu automóvel é fundamental e, muitas vezes, decisivo na hora de escolher um imóvel. Geralmente as edificações têm de uma a duas vagas por apartamento, mas a quantidade de vagas não é o único aspecto a ser analisado para garantir a satisfação do proprietário.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir para que você saiba o que avaliar em uma vaga de garagem no momento de decisão de compra do seu apartamento. Acompanhe!

Tamanho

O tamanho da vaga de garagem é um dos principais pontos a serem analisados, pois com a correria do dia a dia, a intenção é que as manobras sejam executadas sem grandes dificuldades. Portanto, é preciso analisar se as dimensões são adequadas para o seu veículo.

A legislação brasileira não estabelece as dimensões mínimas, mas a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de alguns estados determina tais parâmetros. Isso também pode variar muito de cidade para cidade, já que cada Prefeitura tem seu próprio Código de Obras e Edificações (COE). Sendo assim, é necessário conhecer as regulamentações do município em que deseja comprar o seu apartamento. No geral, a largura mínima exigida é de 2,3 metros e o comprimento é 5 m.

Cobertura

Outro fator a ser verificado por quem tem um automóvel é a cobertura da garagem. Isso porque manter o veículo exposto ao tempo traz diversos prejuízos ao proprietário, como danos ao painel e aos bancos, manchas ou queimaduras na pintura pela exposição ao sol e às chuvas fortes, que são muito ácidas nas grandes cidades (pela poluição). Além disso, há as chuvas de granizo, que podem amassar a lataria do automóvel.

Existe uma grande diversidade de materiais usados nas coberturas de garagem dos apartamentos, como:

  • lajes;
  • estruturas metálicas;
  • madeira com telhas;
  • policarbonato;
  • telas de sombreamento, que permitem mais luminosidade.

Tudo deve ser analisado de acordo com suas necessidades e preferências, por isso vale considerar os prós e contras dos tipos de materiais empregados. 

Segurança

Esse aspecto é importante não só quando falamos em vaga de garagem, mas também quando se trata do apartamento que deseja comprar. É preciso conhecer:

  • o bairro para onde pretende se mudar;
  • a rotina e a segurança do local;
  • a estrutura física e eletrônica da edificação;
  • a presença de porteiro e zelador;
  • os muros de fechamento;
  • o estado de conservação dos portões.

Tudo isso torna a entrada e a saída de veículos muito mais seguras, além de resguardar os bens no interior da propriedade. Sendo assim, analise a segurança do condomínio e evite diversos transtornos futuros. 

Instalações hidráulicas

Analisar as condições das instalações hidráulicas também é muito importante. Isso vale tanto para aquelas do interior do apartamento quanto para a vaga de garagem. Assim, é possível avaliar como funciona a limpeza desse espaço, se há condições adequadas e até mesmo a existência de um profissional responsável.

Também é fundamental saber como ocorre a manutenção dessas instalações e quais medidas são adotadas para manter o condomínio em boas condições de uso. Isso previne surpresas futuras e gastos inesperados. 

Localização

A localização do apartamento é um fator decisivo para a maioria das pessoas que vive nas grandes cidades. Com o intuito de perder um tempo menor no trânsito cada vez mais pesado e aumentar a qualidade de vida, elas buscam por locais mais próximos do trabalho e também de farmácias, supermercados ou restaurantes.

Na hora de escolher um imóvel, porém, também é essencial atentar para a localização da vaga de garagem: verifique se tem fácil acesso e se é possível posicionar um veículo sem grandes dificuldades. Caso a vaga não seja bem posicionada, pode causar muito estresse no dia a dia dos usuários e problemas entre os condôminos. 

Rotatividade

Geralmente, há dois tipos de demarcação nas vagas de garagem nos condomínios — determinadas e indeterminadas. O primeiro é fixo, ou seja, cada morador tem sua vaga definida e não haverá alterações. No geral, as vagas são estabelecidas por sorteio ou pela planta do imóvel e registradas na escritura.

Já as vagas indeterminadas são rotativas, portanto não há um local fixo para que cada morador estacione o seu veículo. Sendo assim, a prioridade é de quem chegar primeiro. Também existe a possibilidade de realizar um rodízio, em que as vagas são trocadas periodicamente. 

Contrato de garagem

Desde que as legislações vigentes sejam seguidas, a vaga de garagem pode ser negociada separadamente. Famílias que não têm veículo ou pretensões futuras de comprar, podem alugar suas vagas para outros condôminos. A venda também é possível se houver uma escritura diferenciada para a vaga.

Os valores são acordados entre as partes interessadas, considerando-se os custos com a manutenção e a localização da vaga. O contrato deve conter informações essenciais, como endereço, finalidade da relação, localização do espaço (no caso de vagas determinadas), juros ou multas por atraso, entre outras. 

Como vimos, há diversos fatores relacionados à vaga de garagem que devem ser minuciosamente analisados antes da compra ou locação de um imóvel, a fim de proporcionar mais conforto, segurança e satisfação a seus usuários. Afinal, quem tem carro entende o quanto esse quesito influencia no dia a dia e como uma boa escolha pode evitar transtornos.

Agora você já sabe o que considerar na hora de selecionar um apartamento e pode avaliar com propriedade as condições de garagem das diversas opções disponíveis no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Quer descobrir o que mais é importante considerar na escolha do seu próprio cantinho? Então, não deixe de conferir tudo o que você precisa saber sobre a vistoria de imóveis.

Input your search keywords and press Enter.