Now Reading:
Imposto de Renda: como declarar seu imóvel
Full Article 6 minutos lido

Imposto de Renda: como declarar seu imóvel

A declaração de imóveis no imposto de renda é um quesito muito importante ao prestar contas e é fundamental conhecer todos os detalhes que devem ser inseridos no sistema. Por isso, leia este artigo e saiba como!

É essencial que todo cidadão dentro da faixa de cobrança do Imposto de Renda faça a sua declaração e, principalmente, não omita seus bens e possíveis dívidas, já que isso pode custar caro.

Confira o passo a passo que preparamos para você não errar na hora de declarar o seu imóvel. Vamos lá?

Por que declarar o Imposto de Renda?

Desde o dia 02 de março até 30 de abril os brasileiros que têm desconto em folha do Imposto de Renda devem fazer a sua declaração anual de ajuste junto à Receita Federal. O programa já está disponível para download e aqueles que perderem o prazo devem pagar uma multa de 1% do valor de imposto devido para cada mês atrasado, com o limite de 20% do valor.

Quem deve pagar o imposto?

Todas as pessoas que tenham recebido valores acima de R$ 28.559,70 no acumulado do ano de 2019, inclusive aposentados e pensionistas.

Para os que receberam mais de R$ 40 mil de rendimentos isentos, tributáveis ou não tributáveis direto na fonte, a declaração também é obrigatória. Portanto, se você recebeu algum dividendo como indenização, rescisão trabalhista, FGTS, herança ou doação, também fica obrigado a declarar.

No caso dos imóveis

Para quem já possuía um imóvel ou comprou no ano de 2019, é preciso fazer a declaração do bem à Receita Federal. Todas as operações realizadas com imóveis devem ser informadas às autoridades como parte do cumprimento das obrigações legais com a receita.

Quer saber o passo a passo?

Falando especificamente da declaração de imóveis, fizemos um passo a passo para ajudar na hora de fazer a declaração do seu imóvel para a Receita Federal. Siga!

Baixe o programa

O primeiro passo é ir até o site da Receita Federal e na área de downloads baixar o programa IR 2020. Depois de fazer o download, é hora de seguir os passos para que seja realizada a instalação no seu computador.

Entre no programa IR 2020

Após corretamente instalado, você abre o programa e insere os seus dados. Se já tem uma cópia da sua declaração do ano anterior, é possível usar os dados dela, que são inseridos automaticamente no programa deste ano.

Clique em “Bens e Direitos”

Depois que já estiver com dados de acesso iniciais configurados, vamos ao campo onde a declaração de imóveis é realizada. Clique na aba “Bens e Direitos” para começar a declarar o seu imóvel.

Preencha as informações

No item informações, se você é proprietário de um apartamento, o código é 11, uma casa, código 12, no caso de terrenos, 13.

Você deve incluir também todas as informações que são solicitadas pelo programa, como endereço completo, cidade, estado, matrícula e número de IPTU. 

No campo de descrição do imóvel, procure detalhar ao máximo as condições de negociação, localização, dados da planta e outras informações que possam ser úteis para identificar a sua propriedade.

Saiba qual valor deve ser colocado

Para preencher o campo valor, você precisa declarar qual a situação do imóvel ao final de 2018 e de 2019. Se o imóvel for quitado, o valor permanece o mesmo ao longo dos anos, já que para a receita não é necessário declarar possíveis valorizações ou desvalorizações no período.

Confira a documentação

Depois de terminar o preenchimento de todos os itens do campo, não se esqueça de verificar se os números e dados informados sobre o imóvel estão corretos. Caso você possua mais de um imóvel a declarar, tenha atenção redobrada para não confundir os detalhes de cada uma das propriedades.

Faça o envio

Após finalizar todos os itens da sua declaração de Imposto de Renda, faça uma cópia e confira se as informações declaradas estão certas. Se tudo estiver de acordo, faça o envio da declaração.

Aguarde a confirmação

Em seguida, espere a informação de confirmação da entrega da declaração, podendo salvar e imprimir o seu recibo da declaração de Imposto de Renda anual.

Quais as diferenças na declaração de imóvel quitado e financiado?

Vamos falar aqui especificamente sobre como declarar o valor do imóvel nos dois casos que se diferenciam.

Imóveis quitados

Se você já possui um imóvel desde antes de 2019, o valor declarado, como na situação em dezembro de 2018, é novamente colocado em 2019, uma vez que não existe diferença de valores do imóvel ao longo do período.

Se você adquiriu o bem em 2019, precisa descrever no campo dos detalhes todas as informações referentes à negociação e às condições em que o pagamento foi realizado. Não se esqueça de colocar o número de matrícula do imóvel. Deixe a situação em 2018 com valores zerados e em 2019 coloque os valores pagos pelo imóvel.

Imóveis financiados

Se o imóvel foi financiado antes de 2019, mantenha o valor de 2018 e some o valor pago pelo imóvel no ano de 2019, apenas atualizando a quantia já paga pela propriedade.

Se ela foi financiada em 2019, descreva também todas as informações quanto ao financiamento e o número de contrato com o banco. Não se esqueça de colocar a quantidade de parcelas e o tempo de dívida.

Nos dois casos, você precisa declarar o financiamento na aba “Dívidas e Ônus reais” para demonstrar à Receita Federal que está quitando o seu débito regularmente com o banco.

Por que contar com ajuda especializada?

Para não incorrer em erros na hora de fazer a sua declaração de ajuste anual junto à Receita Federal, o mais indicado é contar com a ajuda de profissionais especializados. Os contadores da Anuar Donato são especialistas nas declarações de ajuste anual e podem fazer a sua declaração de forma rápida, garantindo dentro do prazo estipulado pela receita.

É importante que você cuide com todos os detalhes daquilo que está sendo declarado para a Receita Federal. Guarde sempre os comprovantes de rendimentos anuais e os recibos de pagamentos realizados para que, caso seja chamado para explicar pontos da sua declaração, você possa provar os seus gastos e ganhos.

Bom, agora que já sabe como declarar imóvel no Imposto de Renda, que tal aproveitar e conhecer mais o site e nossos serviços?

Input your search keywords and press Enter.