Academia no prédio: 7 benefícios que pode trazer para você

Nos últimos anos, houve uma crescente preocupação com o bem-estar físico e mental, embora a rotina nas grandes cidades dificilmente permita uma regularidade na prática de atividades físicas. Por isso mesmo, contar com uma academia no prédio é algo que pode proporcionar inúmeros benefícios para você e sua família.

Boa parte dos empreendimentos residenciais novos já contam com esse diferencial e, se esse não for o caso do seu condomínio, pode ser um bom momento para discutir a ideia com o síndico ou até mesmo de mudar de apartamento. Continue lendo este conteúdo e conheça algumas vantagens de contar com esse espaço perto de você!

1. Economia de tempo e dinheiro

Não é novidade que a rotina da maioria das pessoas nos dias de hoje é bastante atribulada e não conta com muitos horários disponíveis para momentos de lazer ou de exercícios, não é mesmo? No entanto, essa conjuntura costuma não ser nada benéfica para a saúde, sobretudo em médio e longo prazo. 

Entretanto, quando você conta com uma academia no prédio, você tem um local específico para fazer suas atividades físicas favoritas bem na porta do seu apartamento. Não será preciso, por exemplo, perder horas no engarrafamento para chegar até uma academia tradicional, pois você terá um local assim a poucos passos da sua casa.

Além disso, mesmo que você conte com um bom plano ou desconto, as mensalidades desses espaços fitness não costumam ser baratas. Por isso, com uma academia no prédio você também economiza dinheiro, podendo gastar com outras coisas ou até investir em suplementos para se exercitar com ainda mais qualidade.

2. Mais valorização do apartamento

Outro benefício de uma academia no prédio, que talvez você ainda não tenha percebido, é que esse tipo de local tende a valorizar o seu apartamento. A busca por um estilo de vida mais saudável tem sido comum nos dias de hoje e se reflete na demanda por imóveis e, em última instância, no preço das unidades habitacionais.

Quando você oferece um lugar que proporcione o máximo de conveniência possível dentro do próprio lar, visando o conforto e a segurança de todos, é natural que exista um maior número de pessoas dispostas a pagar um pouco mais caro, não é mesmo? Isso vale tanto para uma eventual venda futura, quanto para a locação.

3. Maior interação com condôminos

Outra vantagem de contar com uma academia no prédio é que isso abre uma prerrogativa interessante, que é a de poder se socializar com os demais condôminos. Com o dia a dia atribulado que temos, é comum que até os nossos próprios vizinhos passem desapercebidos por nós, mas isso não ocorre com uma área fitness.

Até mesmo o fato de vocês fazerem exercícios já cria uma possibilidade de compartilhar séries, rotinas de treino ou dicas para um melhor desempenho, por exemplo. O mesmo princípio vale para o resto da sua família. Vale lembrar de que, de quebra, você ficará por dentro de tudo que acontece no edifício.

4. Total segurança para a família

Embora o Brasil apresente uma melhoria nos números de violência ao longo dos últimos meses, essa ainda é uma preocupação constante para boa parte das pessoas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Sendo assim, contar com uma academia no prédio também é interessante pelo prisma da segurança.

Além de não precisar de deslocamentos para fazer as suas atividades físicas em outros locais, você contará com o aparato de monitoramento do próprio edifício. Boa parte deles conta com controle de entrada e saída na portaria, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, portões automáticos e funcionários bem treinados.

5. Adoção de cuidados com a saúde

É bastante óbvio que, uma vez que você conte com uma academia no prédio, é muito provável que você e seus familiares adotem hábitos mais profícuos no cuidado à saúde. Para evitar doenças, conseguir uma vida mais longeva ou até mesmo para dar um bom exemplo para os filhos, investir em uma rotina saudável é fundamental.

Os espaços fitness desses locais, na maioria das vezes, são pensados para proporcionarem mais conforto e prazer durante as sessões de treino, fazendo com que todo mundo fique estimulado a frequentar o local. Isso inclui, dependendo do caso, equipamentos modernos, ventilação adequada e aparelhos de som ou TV.

6. Elevada flexibilidade de horários

Não é todo mundo que pode se dar ao luxo de treinar na hora que bem entender, visto que a vida continua e precisamos priorizar outras atividades, como o trabalho ou os compromissos com a família. Por isso mesmo, uma academia no prédio é muito vantajosa, pois oferece uma elevada flexibilidade de horários.

Você terá acesso total e liberado ao espaço, podendo ir de manhã bem cedo antes de sair para os seus afazeres ou tarde da noite, depois de retornar. Também, há a possibilidade de priorizar os fins de semana e feriados, conforme sua necessidade. Exceto quando houver necessidade de manutenção, você poderá utilizar o local quando quiser.

7. Qualidade de vida sem sair de casa

Você já deve ter ouvido falar que as atividades físicas e a qualidade de vida andam lado a lado, não é mesmo? Pois, o mercado imobiliário tem refletido essa tendência, oferecendo espaços que permitam a realização dinâmica de exercícios, como é o caso de uma academia que está localizada na área interna de prédios ou condomínios.  

Quando você deixa o sedentarismo de lado e movimenta o seu corpo com regularidade, você libera algumas substâncias importantes na corrente sanguínea, em especial a dopamina e a serotonina, que produzem uma sensação incrível de bem-estar, satisfação e prazer. Tudo isso com total praticidade, a poucos passos da sua casa.

Como você pôde ver, uma academia no prédio é altamente vantajosa. As regras para o uso do espaço variam, mas na maioria das vezes existe um funcionário responsável por gerenciar o funcionamento do local e agendar as manutenções necessárias, para garantir a qualidade e a segurança de todos os equipamentos e moradores.

Gostou de aprender sobre as vantagens da academia no prédio? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!