Now Reading:
Quer fazer financiamento de imóvel na planta? Saiba aqui como ter um bom negócio
Full Article 6 minutos lido

Quer fazer financiamento de imóvel na planta? Saiba aqui como ter um bom negócio

O mercado imobiliário brasileiro oferece uma série de alternativas interessantes para quem deseja comprar uma propriedade, mas não tem um orçamento que proporcione muita folga. Por isso, a opção de fazer financiamento de imóvel na planta vem ganhando muito espaço. Porém, é preciso aprender como fazer um bom negócio.

Pouca gente sabe, mas essa escolha pode ser muito recomendável pelos benefícios que proporciona, uma vez que, dependendo do caso, é possível financiar diretamente com a construtora e conseguir boas vantagens. Continue lendo este artigo e descubra como fazer isso!

Como é um financiamento de imóvel na planta?

O financiamento de imóvel na planta tem muitas similaridades com os financiamentos comuns feitos nos bancos. A diferença é que, nesse caso, a construtora costuma oferecer essa opção para os compradores em potencial, até mesmo como uma maneira de capitalizar a obra e angariar recursos para terminar o empreendimento.

Essa é uma prática muito comum no mercado e, assim como acontece nos bancos e instituições financeiras, as construtoras tentam garantir que a operação tenha o mínimo possível de riscos. Contudo, como a empresa é diretamente interessada em efetuar a venda, a burocracia e as exigências acabam sendo muito menores.

A negociação tende a seguir trâmites parecidos com os dos financiamentos imobiliários bancários, mas tem maior flexibilidade. Com a documentação em dia e a aprovação em mãos, em linhas gerais, você se deparará com cerca de duas etapas principais para o pagamento de um imóvel na planta: o período anterior e o posterior à entrega das chaves.

O valor de entrada pode ser pago em parcela única ou diluído entre as outras prestações. É levado em conta o tempo restante para a conclusão da construção e, quanto maior for esse período, mais diluídas tendem a ser as parcelas. Há a incidência de taxas que estarão explicitas no contrato, necessárias para as devidas correções.

Também é possível que, entre as prestações mensais, sejam estabelecidas algumas maiores e mais espaçadas, que podem ser trimestrais ou semestrais, por exemplo. Tudo deve ser acordado previamente, por escrito, e é por isso que você não pode abrir mão de uma imobiliária confiável, a fim de ter a garantia de que tudo correrá bem.

Para quem é indicado o financiamento de imóvel na planta?

O financiamento de imóvel na planta é indicado para um grande número de pessoas. É uma boa opção para quem deseja investir, para quem deseja se mudar para uma unidade mais moderna com a família ou mesmo para quem teve problemas com o seu nome e não consegue a aprovação em um financiamento tradicional nos bancos.

A grande questão aqui é que, como explicamos acima, a construtora ou incorporadora tem total interesse em fechar o negócio e isso se refletirá durante a negociação. Enquanto as instituições financeiras prezam exclusivamente o mínimo risco, essas empresas são mais flexíveis, pois têm todas as intenções de concretizar a venda.

Quais são os benefícios de comprar um imóvel na planta?

Instalações totalmente novas

Para muitas pessoas, um dos grandes benefícios de um imóvel na planta é que eles vêm com instalações totalmente novas, que nunca foram usadas anteriormente. Isso quer dizer que tomadas, pias, chuveiros, torneiras, pisos, portas, janelas e tudo mais estarão em perfeito estado esperando por você e sua família.

Vale lembrar que o próprio projeto é mais atual. Casas e apartamentos antigos foram construídos de acordo com os hábitos e as possibilidades de suas épocas. Por isso, uma unidade recente acaba sendo muito mais funcional, pois a planta comporta mais pontos de tomada, quadro de energia mais potente e assim por diante.

Menores preços de venda

Outro ponto que merece ser ressaltado quando falamos dos benefícios de um imóvel na planta é que, além de todas as facilidades que a construtora oferece para fechar o negócio, essas unidades têm um menor preço de venda. Isso ocorre justamente porque, quando é um lançamento, a construtora está vendendo um bem que não existe.

Como a empresa ainda está planejando ou vai começar a construí-lo, há um risco inerente a esse tipo de negócio: o de que a propriedade sequer saia do papel. Isso, logicamente, é algo que se reflete na precificação e mostra ainda mais a importância de contar com a ajuda e a expertise de uma boa imobiliária para não ter problemas no futuro.

Quais são as principais dicas para comprar um imóvel na planta?

Conheça o passado da empresa

Uma das melhores dicas para comprar um imóvel na planta é pesquisar bastante sobre o passado da empresa. Essa é uma ação bastante simples e traz garantias de que o seu dinheiro estará em boas mãos. A internet, por exemplo, pode ser uma excelente fonte de pesquisas sobre a opinião de clientes antigos.

Outra boa ideia é visitar os empreendimentos anteriores da empresa, observando qual é a qualidade dos materiais, o tipo de acabamento e o estilo do projeto. Veja se as casas ou apartamentos estão em um padrão parecido com o que você está comprando ou se há uma diferença muito grande naquilo que foi entregue.

Verifique as taxas e valores

Outro ponto importante para comprar um imóvel na planta é verificar muito bem quais são as taxas e valores estipulados em contrato. Nos empreendimentos financiados pela própria construtora, as construções tendem a ser em condomínio ou por administração, com recursos captados somente dos compradores e da construtora.

Muitas vezes, a maior parte ou, até mesmo, o total do valor da propriedade pode ser cobrado antes da conclusão das obras e é preciso redobrar a atenção. Veja quanto serão as parcelas mensais até o fim do pagamento, a entrada, o sinal e as prestações intermediárias. A ajuda de uma imobiliária pode ser imprescindível.

Como você pôde ver, o financiamento de imóvel na planta pode ser uma boa opção para diversos perfis. Mas contar com a ajuda de uma imobiliária de qualidade e um bom corretor é importante para evitar problemas antes, durante e depois da obra.

Gostou de aprender mais sobre o financiamento de imóvel na planta? Então, não deixe de seguir os nossos perfis nas redes sociais!

Input your search keywords and press Enter.