Guia completo da Zona Sul de Belo Horizonte

A Zona Sul de Belo Horizonte conhecida por conquistar variados gostos e estilos e pela verdadeira qualidade de vida, é considerada um ótimo lugar para viver e desfrutar de cores, sabores e nuances.

Para saber o que a região tem de melhor e descobrir quais são as particularidades que fazem desse pedaço da capital mineira tão especial, não deixe de conferir este material especial que preparamos. Então, embarque agora mesmo na leitura deste guia e conheça a Zona Sul de BH, além de 6 incríveis motivos para escolher essa parte da cidade para chamar de lar!

Os 6 principais motivos para morar na Zona Sul de Belo Horizonte

Antes de iniciar o nosso tour pelos bairros mais cobiçados da Zona Sul de Belo Horizonte, listaremos alguns dos principais motivos que tornam essa região uma das melhores para se morar. Portanto, se você ficou curioso, continue a leitura deste guia e não deixe de conferir quais são as vantagens de viver nessa parte incrível da capital mineira!

1. Qualidade de vida

Essa característica é uma das principais observadas por quem está buscando por um novo lugar para morar e, com certeza, a Zona Sul de Belo Horizonte é uma das regiões da cidade que mais apresentam esse atributo. Isso porque ela conta com os apartamentos do mais alto nível, todos próximos dos principais locais que você e sua família podem desfrutar, desde os melhores hospitais e escolas até praças e avenidas, que são perfeitas para a prática de atividades físicas.

Essa região de Belo Horizonte conta uma infraestrutura totalmente bem equipada para atender às mais diversas necessidades — tanto para os que gostam de agitação quanto para aqueles que desejam conviver em um ambiente tranquilo. Além disso, a Zona Sul da capital mineira é uma parte da cidade que é considerada perfeita para quem busca por praticidade e qualidade de vida sem precisar ir para muito longe de casa.

2. Contato com a natureza

Rodeada por três belíssimas serras, a capital mineira consegue explicar sem nenhuma dificuldade a origem do nome com o qual foi fundada. Na região sul, é possível encontrar diversos parques — tanto pagos quanto gratuitos — para curtir o dia bem pertinho da natureza. Se você é do estilo mais radical, em algumas áreas é possível realizar atividades bastante desafiadoras, como as famosas trilhas de BH.

Já para aqueles que adoram desfrutar de um ambiente parecido com o do interior, saiba que é possível encontrar residências em áreas que se aproximam bastante desse cenário, com muitas árvores ao redor e a visita de várias espécies de animais.

3. Localização privilegiada

Por se tratar de uma região favorecida, quem opta por morar na Zona Sul de Belo Horizonte recebe todos os privilégios que ela pode oferecer. Isso porque, além de estar localizada em uma área residencial, ela também é um dos principais pontos empresariais da cidade, fazendo com que seja possível trabalhar e estudar bem pertinho de casa.

Assim, além de sobrar mais tempo para se dedicar às atividades que você mais gosta de fazer, também é possível contribuir para uma cidade mais sustentável, utilizando os recursos limpos de meios de transporte, como bicicletas e os famosos patinetes elétricos.

4. Diversas opções de lazer

Belo Horizonte é conhecida como a capital dos bares, mas não é só disso que a cidade vive. Além dos inúmeros estabelecimentos — que atendem aos mais variados gostos e estilos — que a Zona Sul de BH apresenta, há também diversas outras opções de lazer para curtir a família e os amigos. São diversos shoppings centers, parques, museus, praças, casas de show e muito mais para apreciar nas horas livres.

Além disso, devido à facilidade de acesso da cidade, nada impede de conhecer outros pontos turísticos da cidade para aproveitar com a família, aumentando o leque de opções de atividades para fazer por aqui.

5. Facilidade de acesso

Por ser localizada em uma região central, a Zona Sul de Belo Horizonte é bastante acessível. A região conta com diversas linhas de ônibus, que permitem o acesso de forma bem facilitada para qualquer outro lugar da capital mineira. Além disso, algumas das principais avenidas de BH estão localizadas por aqui, como a Avenida Afonso Pena, Avenida do Contorno entre outras.

Sendo assim, caso seja necessário se locomover para qualquer outro ponto da cidade, falta de opções é o que não faltam. Além disso, para aqueles que utilizam o carro particular como meio de transporte para chegar ao trabalho e precisam encarar o trânsito intenso da capital mineira durante os horários de pico, encontrar alternativas de rotas para chegar em casa também não será um problema.

Ou seja, em resumo, a Zona Sul de Belo Horizonte é uma região bem completa e que permite que os moradores usufruam de todas as comodidades que a cidade tem a oferecer. Assim, não fica difícil decidir em qual área de BH morar. Agora, basta conhecer um pouco mais sobre os bairros que compõem esse pedaço da capital mineira e escolher qual combina mais com o estilo de vida da sua família.

Os 10 bairros mais cobiçados da Zona Sul de Belo Horizonte

Daqui por diante, você saberá quais são os 10 bairros mais cobiçados dessa região, além de conhecer quais são os parques, escolas, restaurantes, shopping centers e demais atrações que compõem o alto nível dessa parte da cidade. Então, confira agora mesmo esse tour especial que preparamos sobre a tão desejada Zona Sul de Belo Horizonte!

1. Savassi

Aclamado bairro da Zona Sul de Belo Horizonte, a Savassi está no topo da nossa lista dos lugares mais valorizados do município. Suas principais qualidades incluem:

  • localização estratégica;
  • proximidade de grandes e importantes vias de acesso;
  • vastas opções comerciais;
  • serviços de todos os tipos.

Seu dinamismo atraiu até mesmo inovadoras startups e empresas de tecnologia, que encontraram por ali o ambiente ideal para fazer parte do seu sucesso. Movimentado, o bairro tem um agito que é tipicamente seu, contendo muitos barzinhos, pontos gastronômicos e baladas, que atraem os mais variados públicos — a noite da Savassi é conhecida, inclusive, fora da capital mineira.

Principais vias e acessos locais

  • Avenida do Contorno;
  • Avenida Afonso Pena;
  • Avenida Cristóvão Colombo;
  • Avenida Getúlio Vargas;
  • Avenida Álvares Cabral;
  • Rua Antônio de Albuquerque;
  • Rua Alagoas.

Lazer ao ar livre

A Praça Diogo de Vasconcelos — conhecida popularmente como a Praça da Savassi — tem uma área de convivência bastante arborizada, rodeada por bares, restaurantes e lojas dos mais variados segmentos. Autêntico ponto de encontro de Belo Horizonte, ela recebe eventos e shows durante todo o ano, além de exposições de pinturas e outras manifestações artísticas.

Outro passeio bastante famoso da região é a Feirinha da Savassi, que é montada todas as quintas-feiras na Rua Tomé de Souza, entre a Avenida Cristóvão Colombo e a Rua Pernambuco, sempre a partir das 17 horas. Nessas ocasiões, verduras, legumes, biscoitos, doces, queijos e variadas delícias são vendidas em simpáticas barraquinhas espalhadas pelas calçadas, com aquele clima festivo que o mineiro tanto aprecia.

Escolas e cursos

O Colégio Santo Antônio é um exemplo de excelência no ensino presente na região. A instituição mantém desde as séries iniciais até o último ano do ensino médio, destacando-se no Enem por muitos anos.

Além disso, a Cultura Inglesa, Aliança Francesa, Centro de Educação Tecnológica Novo Rumo e a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são mais algumas das opções educacionais que fazem parte dessa região da cidade.

Gastronomia

Comer bem em ambientes caprichados é na Savassi! Nela, concentra-se estabelecimentos nos quais a gastronomia é um assunto levado a sério. A seguir, você pode conferir alguns dos mais famosos:

  • Maria das Tranças — tradicional no preparo de receitas brasileiras. O frango ao molho pardo é o carro-chefe da casa;
  • Fogo de Chão — carnes nobres, saladas e sobremesas;
  • Casa dos Contos — comida bem caseira;
  • Café com Letras — menu com lanches, refeições e livros;
  • Casa Cheia — tira-gostos e pratos premiados com sabor mineiro.

Shopping Center

O Pátio Savassi é o principal centro de compras da região, reunindo cerca de 235 lojas em um sofisticado mix que privilegia variedade e qualidade. Além disso, sua arquitetura bastante diferenciada dos demais shoppings da cidade é uma das características que mais chamam a atenção do local.

Sua praça de alimentação contempla dezenas de cardápios, indo dos fast-foods aos selecionados Café do Museu, Parrilla Del Pátio e Bistrô Paris 6 — isso sem falar nas receitas tipicamente mineiras do Dona Conceição. O shopping conta, ainda, com 8 salas de cinema e um anfiteatro, todos feitos na medida para aproveitar o tempo livre com toda a segurança.

2. Santo Agostinho

O bairro é reconhecido por sua nobreza, seu charme e beleza. Ele fica bem pertinho do Centro, Lourdes e Cidade Jardim. Seus quarteirões arborizados, tranquilos e bem cuidados estão repletos de construções de alto padrão — grande parte delas foram erguidas recentemente.

Principais avenidas de acesso

  • Amazonas;
  • Contorno;
  • Álvares Cabral;
  • Olegário Maciel;
  • Barbacena.

Lazer ao ar livre

A Praça Carlos Chagas — conhecida como Praça da Assembleia —, cujo projeto paisagístico é de autoria de Burle Marx, é o principal espaço verde local. Ela sedia a Igreja Nossa Senhora de Fátima que conta com lindos jardins, um belíssimo coreto, playground para as crianças e academia em seus mais de 30 km² de exuberante natureza.

Escolas e cursos

O Colégio Santo Agostinho, destaque entre as possibilidades de ensino no bairro, é tido como uma das melhores escolas de Belo Horizonte — e não é para menos, considerando que a instituição está entre as campeãs de várias edições do Enem. Sua história teve início há mais de 80 anos, dando nome ao bairro que cresceu à sua volta.

Gastronomia

Bons lugares para se apreciar delícias regionais e internacionais compõem o leque de opções para quem está na região:

  • Santo Agostinho — cardápio variado, tudo fresquinho, deliciosas sobremesas;
  • Vecchio Sogno — piano ao vivo, pratos fartos e requintados;
  • Villa Giannina — saladas, grelhados, pizzas, massas e pratos quentes, tudo preparado com esmero;
  • DNA Natural — pratos light, lanches, sanduíches, omeletes e sucos naturais de dar água na boca;
  • Giardinos — saladas, carnes, massas e sobremesas que dão o que falar.

Shopping Center

O Diamond Mall, situado na Avenida Olegário Maciel, tem 204 lojas distribuídas em seus mais de 21 m². Praça de alimentação, praça de restaurantes e cinemas completam as alternativas desse shopping que é referência em compras e entretenimento na região do Santo Agostinho.

Mais pontos de interesse

  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais;
  • Banco Central de Minas Gerais;
  • Clube Atlético Mineiro;
  • Conjunto Governador Juscelino Kubitschek (Edifício JK);
  • Hospital Mater Dei;
  • Sede da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais);
  • Teatro Santo Agostinho.

3. Funcionários

A localização estratégica do bairro Funcionários, localizado entre a Savassi e o Centro de Belo Horizonte, é considerada uma das qualidades marcantes dessa área. Outra característica da região que chama bastante atenção de quem passa por lá é conjugar o tradicional e o moderno em total harmonia.

Isso pode ser constatado no seu panorama ímpar, resultado dos diferentes estilos de construção que podem ser encontradas por lá. Pelas suas ruas e avenidas arborizadas, condomínios de alto luxo — cujas arquiteturas denotam contemporaneidade — compartilham o espaço urbano com casarões antigos em uma interessante mescla de estilos e épocas que a cidade viveu.

Principais vias e acessos locais

  • Rua Pernambuco;
  • Avenida Getúlio Vargas;
  • Avenida Carandaí;
  • Avenida Brasil.

Lazer ao ar livre

A Praça da Liberdade tem atrações que incluem fontes, coreto e jardins, além de uma área destinada especialmente para caminhadas e corrida. O espaço abriga, ainda, eventos culturais e artísticos, integrando o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Além disso, a cada ano, nas épocas de Natal, a praça recebe diferentes decorações natalinas, que se tornam um motivo bastante convincente para visitá-la nessa época que é símbolo de prosperidade.

Escolas e cursos

O Colégio Arnaldo, mantido pela Congregação do Verbo Divino, também está localizado nesse bairro. Com elevada nota média no Enem, a instituição de ensino é uma das mais conceituadas de BH.

Mais escolas que comprovam o alto nível educacional da região são: o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), o Colégio Santo Antônio e Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ibmec é mais uma presença importante no local, com cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária.

Gastronomia

As possibilidades para agradar ao paladar estão por toda a parte no bairro Funcionários. Trouxemos, aqui, algumas delas:

  • Est! Est!! Est!!! Autentica Cucina Italiana — culinária italiana em um ambiente agradável e bem decorado;
  • Patuscada — receitas mineiras e internacionais, reconhecidas com diversas premiações;
  • Ponto da Picanha — a mandioca servida com manteiga de garrafa acompanha carnes preparadas na casa e faz sua fama;
  • Barbazul — petiscos, tira-gostos e “comidinhas de boteco” fazem parte de seu elogiado cardápio;
  • Sushi Naka — culinária tradicional japonesa.

Mais pontos de interesse

  • Arquivo Público Mineiro;
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa;
  • Casa Fiat de Cultura;
  • Centro Cultural Banco do Brasil;
  • Palácio da Liberdade;
  • Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG);
  • Museu dos Brinquedos.

4. Lourdes

Alto poder aquisitivo e bom gosto são alguns dos pontos em comum entre as pessoas que moram no bairro Lourdes, presença obrigatória entre os melhores lugares de Belo Horizonte para se viver. Mansões antigas são vistas em diversas de suas ruas e avenidas, contrastando com o traçado arquitetônico de modernos residenciais.

Logradouros largos e bem cuidados caracterizam a localidade em conjunto com a intensa arborização, que confere a ela um belo panorama. Além disso, sua vizinhança é considerada uma das mais nobres da cidade: Santo Agostinho, Savassi, Funcionários e Centro ficam ao seu redor.

Com bairros completos em seu entorno, quem está no Lourdes consegue acessar rapidamente shoppings, parques e atrações culturais que acontecem pela cidade. A região também é reconhecida como um reduto da boa culinária, abrigando alguns dos restaurantes mais famosos da capital belo-horizontina.

Principais vias e acessos locais

  • Avenida João Pinheiro;
  • Avenida do Contorno;
  • Avenida Olegário Maciel;
  • Avenida Bias Fortes;
  • Rua Gonçalves Dias.

Gastronomia

Como já mencionamos, há dezenas de restaurantes que integram as alternativas para quem quer se deliciar no Lourdes. A seleção a seguir dá o tom do que esperar da culinária local:

  • D’Artagnan Bistrô — cozinha francesa de alto nível, amplo acervo de receitas e carta de vinhos;
  • Taste-Vin — mais um endereço no qual a culinária francesa é o foco. Conta com adega climatizada;
  • Gomide — alta culinária franco-italiana em ambiente aconchegante e sofisticado;
  • Hofbräuhaus — pratos alemães, chopes e garçons que dão um verdadeiro show;
  • Koneteria Gourmet — cardápio italiano, mexicano e japonês, tudo muito bem elaborado.

Escolas e cursos

Para quem prefere não sair do bairro para levar os filhos à escola, o bairro Lourdes proporciona boas oportunidades. Por lá, é possível encontrar o Colégio Imaculada Conceição, Claretiano Colégio, Instituto Metodista Izabela Hendrix e Colégio Bernoulli, que são amostras do que a região tem a oferecer em termos de educação.

Veja também: últimas 4 unidades do Viva Lourdes com até 22% em descontos.

5. Belvedere

Construções cinematográficas integram o panorama do Belvedere, bairro em que o alto padrão fez morada e que recebeu fortes investimentos imobiliários nos últimos 15 anos. Sua altitude diferenciada faz com que o clima por lá seja ameno e confere vista privilegiada a muitos dos imóveis locais. O traçado urbano é primoroso, com jardins em praticamente todas as vias.

A infraestrutura da localidade abrange todo o necessário ao cotidiano, permitindo aos moradores e visitantes amplas facilidades. Além disso, a tranquilidade é mais um ponto positivo do lugar, uma vez que a maioria dos condomínios é equipada com estrutura de lazer e convivência.

Lazer ao ar livre

No Belvedere, o entretenimento ao ar livre tem endereço certo: a Praça da Lagoa Seca, bastante procurada por praticantes de caminhada, corridas e outros esportes. O lugar tem área verde em cerca de 1 km, está situado na parte central do bairro e é bastante badalado, principalmente aos fins de semana.

Em outro ponto da região está a Praça Ney Werneck, estruturada para a diversão dos pequenos — que podem se divertir em brinquedos como balanço, escorregador, trenzinho, trepa-trepa e banco de areia, por exemplo. Além disso, bicicleta, skate e patins também estão liberados e fazem a alegria da garotada.

Principais vias locais

  • Avenida Nossa Senhora do Carmo;
  • Avenida Raja Gabaglia;
  • Avenida Barão Homem de Melo;
  • Avenida Afonso Pena;
  • Anel Rodoviário.

Escolas e cursos

Em relação à educação, o Belvedere também agrada (e muito!) os moradores do bairro: Colégio Colibri, Edna Roriz, Fundação Torino e Instituto Tarcísio Bisinotto cumprem a responsabilidade de ensinar crianças e jovens da região com grande êxito.

As faculdades Milton Campos, Pitágoras e Presidente Antônio Carlos completam o cenário educacional do bairro, junto às escolas de idiomas Rizive, English Town e Cultura Inglesa.

Shopping Center

O Belvedere tem, em sua área, o BH Shopping, cujas operações comerciais abrangem 400 lojas, 10 salas de cinema e uma ampla praça de alimentação. Outros dois centros de compras atendem o bairro: Belvedere Mall e BH2 Mall.

Gastronomia

A boa cozinha marca presença no Belvedere. Veja, a seguir, alguns de seus representantes:

  • Graciliano — buffet de café da manhã, cozinha mineira tradicional e chá da tarde servidos com capricho;
  • Me Gusta — comidas leves, sucos naturais e muito sabor;
  • Taika Izakaya — culinária japonesa e asiática sofisticada;
  • Bistrô do Divino — cozinha internacional, boa carta de vinhos e ambiente aconchegante;
  • Projeto Sabor — refeições light, fit e vegetarianas, em ambiente descontraído.

6. Carmo

O clima de montanha, o comércio variado e uma vizinhança para ninguém colocar defeito fazem do Carmo, um dos mais cobiçados bairros da Zona Sul de Belo Horizonte. Coladinho ao Sion, ele está consolidado como lugar de forte demanda imobiliária e grande valorização.

Lazer ao ar livre, shoppings e restaurantes são amplamente acessíveis a partir do Carmo. Isso porque, de lá, é bem fácil e rápido chegar aos mais emblemáticos pontos da Zona Sul da capital mineira.

Principais vias e acessos locais

  • Avenida Nossa Senhora do Carmo;
  • Avenida do Contorno;
  • Rua Pium-í;
  • Rua Rio Verde.

Escolas e cursos

A Escola Lúcia Casasanta, Centro Alemão de Estudos, Pré-Vestibular Lavoisier e Cultura Inglesa são algumas das alternativas que estão à disposição de quem quer estudar no Carmo.

Mais pontos de interesse

A exposição “No Mundo das Águas” conta com 14 aquários que abrigam 120 espécies de animais do mundo aquático brasileiro, 22 aquários marinhos, aquaterrários, objetos resgatados de naufrágios, conchas e uma simpática lojinha para adquirir produtos de recordação. No entanto, os tubarões é que são os grandes astros dessa atração, bem como o aquário de toque, no qual se pode ter uma experiência singular.

7. Sion

O Sion é um bairro bastante arborizado, repleto de áreas verdes e tem infraestrutura capaz de proporcionar todo tipo de opção ao cotidiano. Sua evolução se deu especialmente nas últimas três décadas e resultou na grande valorização e atratividade que a região apresenta atualmente.

Principais vias e acessos locais

  • Avenida Nossa Senhora do Carmo;
  • Avenida do Contorno;
  • Avenida Afonso Pena;
  • Rua Grão-Mogol;
  • Rua Patagônia;
  • Avenida dos Bandeirantes.

Lazer ao ar livre

O Parque Municipal Mata das Borboletas contempla o Sion com 35 mil m² de puro verde, trilhas, lago e nascentes d’água. Já a Praça Nova York tem jardim, academia a céu aberto, parquinho e labirinto para a criançada se divertir bastante.

No Parque Juscelino Kubitschek, há brinquedos e espaço de sobra para quem quer andar de bicicleta, soltar pipa, correr ou caminhar. As praças Miguel Chiquiloff e Alasca são mais áreas no bairro onde é possível dar aquela paradinha e relaxar com a família.

Escolas e cursos

Excelentes instituições de ensino estão localizadas no bairro Sion. O Colégio Santa Dorotéia, que já se chamou Nossa Senhora do Sion (o nome do bairro vem daí), atua na região há mais de 60 anos e é um dos mais tradicionais colégios de Minas Gerais.

Espaço Cultural Integrar, Cultura Inglesa, Number One, Future Escola Bilíngue e Escola Albert Einstein são mais alguns representantes da educação local.

Gastronomia

  • Mayu — culinária japonesa tradicional servida em ambiente aconchegante, com direito à varanda;
  • Un’Altra Volta — cardápio italiano e vegetariano;
  • Alguidares — comida baiana da melhor qualidade;
  • Cia do Boi — carnes grelhadas e frango com catupiry são as especialidades da casa;
  • Pizzaria Sion — pizzas, porções e pratos variados.

8. Luxemburgo

A recente expansão imobiliária do bairro Luxemburgo confere à região alguns dos mais novos e belos condomínios da capital mineira. Por suas ruas e avenidas, além do luxo de tais empreendimentos, há imponentes casas, intensa arborização e muita tranquilidade para desfrutar.

Principais vias e acessos locais

  • Rua Guaicuí;
  • Avenida Raja Gabaglia;
  • Avenida Prudente de Morais.

Lazer ao ar livre

O Parque Mosteiro Tom Jobim tem 6,4 mil m², bosque, brinquedos, academia, quadra para esportes e pista de caminhada. A vegetação existente na região é nativa, e o lugar é usado por famílias para a realização de piqueniques e, até mesmo, a comemoração de aniversários.

Gastronomia

  • Inka — comida peruana e japonesa, cervejas artesanais e vinhos;
  • Dona Margherita — 30 sabores de pizzas compõem o cardápio;
  • Pomodori Pizza — pizzas gourmet em fatias;
  • Mama’s & Papa’s — buffet self-service com cardápio variado;
  • Bar do Antônio — “comida de buteco”, cerveja sempre gelada e muita descontração.

Escolas e cursos

Colégio Diego, Lume Jardim de Infância e Tic Tac Toe — Escola Infantil Bilíngue — são algumas das principais instituições que integram o leque de possibilidades de ensino presente no bairro Luxemburgo.

Mais pontos de interesse

  • Hospital Luxemburgo;
  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG);
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG);
  • Comércio da Rua Guaicuí;
  • Lojas do centro comercial Woods.

9. Anchieta

O bairro Anchieta mescla, com propriedade, o melhor de dois mundos: é ótimo para viver e muito bem atendido por comércios e serviços. Sua localização permite amplo acesso ao Carmo e ao Sion, além de outros importantes lugares da cidade.

A tranquilidade é um dos pontos altos do bairro, inclusive quando o assunto é o trânsito, que costuma fluir bem nas ruas e avenidas da localidade. Além disso, outros traços bem marcantes da região são sua farta arborização e a presença de apartamentos e casas bem espaçosos.

Principais vias e acessos locais

  • Rua Pium-í;
  • Rua Vitório Marçola;
  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Afonso Pena;
  • Rua Francisco Deslandes;
  • Rua Odilon Braga;
  • Rua Montes Claros.

Lazer ao ar livre

O Parque Municipal Julien Rien é uma área de preservação que proporciona contato com a mata e diversos animais que vivem nela — como micos, aves, esquilos gambás e outras espécies. Lá também conta com uma cascata natural, anfiteatro e academia de ginástica.

Escolas e cursos

O Colégio Arnaldo (Unidade Anchieta), o Instituto La Fontaine, a Escola de Música Cavallieri e a Trilha da Criança integram as opções de ensino do Anchieta. A FUMEC, faculdade localizada no bairro Cruzeiro — região vizinha — também é uma opção para quem deseja cursar uma graduação, pós-graduação e, até mesmo, MBA.

Gastronomia

  • Pellegrino Restaurante — cardápio internacional, adega, espaço com ambientes internos e externos, jardim aéreo de orquídeas e frondosas árvores, compondo um visual diferenciado;
  • Cantina Italiana Osteria Degli Angeli — casa com pratos típicos da Itália e muitos rótulos de vinhos;
  • Tenda do Sheik — comida árabe, chopp gelado e mesas externas;
  • Anchieta Botequim — grelhados, petiscos e carta de cervejas;
  • Pizza Caraíva — entradas, pizzas elaboradas, vinhos e decoração à moda baiana.

Shopping Center

O Anchieta Garden Shopping conta com 20 mil m² de área construída, está em plena expansão das operações comerciais e oferece a comodidade de lojas, restaurantes, academia e supermercado.

10. Cidade Jardim

O bairro Cidade Jardim tem traçado planejado, árvores por toda parte e muitas praças. É próximo de outras áreas nobres da cidade, como Lourdes, Santo Agostinho e Luxemburgo. Além disso, ele compartilha diversas qualidades com essa vizinhança, tais como valorização, localização privilegiada e alta demanda imobiliária.

Principais vias e acessos locais

  • Avenida Prudente de Morais;
  • Rua Conde de Linhares;
  • Avenida do Contorno.

Escolas e cursos

O bairro sedia importantes instituições de ensino, e entre elas está o Colégio Loyola — tradicional escola com mais de 2 mil alunos e reconhecida como uma das mais fortes de toda Belo Horizonte. Outras entidades educacionais que atuam no bairro são o Colégio São Paulo, das irmãs anglicanas, a Escola Maria Clara Machado e a Faculdade Pitágoras.

Gastronomia

  • Olegário Jardins — cantina e pizzaria;
  • Caravela — alta culinária portuguesa servida em um espaço especial no Museu Histórico Abílio Barreto;
  • O Conde — sofisticada culinária contemporânea, mesas no jardim e vasta carta de vinhos;
  • Vitello’s — carnes nobres, ambiente requintado e adega;
  • Isto e aQuilo — pioneiro no segmento de comida no quilo no país, conta com uma variedade de pratos frios, quentes, saladas e sobremesas.

Todos os bairros trazidos neste post estão ligados entre si, extrapolando os limites geográficos em prol do bem viver e da qualidade de vida de seus moradores. Com isso, a identidade da Zona Sul de Belo Horizonte é praticamente uma só: a de um território que guarda tradições, em que infraestrutura, comodidades e alto padrão atendem às mais altas expectativas e estilos de vida.

Quer ficar por dentro das novidades e ter acesso a mais conteúdos sobre Belo Horizonte, seus bairros e o mercado imobiliário local? Então, curta agora mesmo a nossa página no Facebook para acompanhar tudo o que rola por aqui!