Entenda como é elaborado um contrato de financiamento

A assinatura do contrato de venda e compra de um imóvel é uma das etapas mais importantes e necessárias no processo de negociação para adquirir uma residência. É nesse documento que as partes se comprometem e definem as obrigações de cada um dos envolvidos na negociação. Já o contrato de financiamento é o título que transfere a propriedade e formaliza a transação do imóvel.

Esse documento tem como objetivo comprovar e garantir os termos nos quais a negociação foi feita, assegurando os princípios firmados no ato da assinatura. Além disso, o contrato determina em quantas vezes e como os pagamentos serão realizados, assim como as taxas e os juros que poderão ser cobrados caso haja atraso nas parcelas.

Entretanto, para que esse contrato seja considerado válido, é preciso ser registrado em cartório e atender a requisitos determinados pelo código civil. Por isso, é fundamental contar com profissionais na etapa de elaboração. É importante lembrar que esse documento tem força de uma Escritura Pública.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post e descubra como funcionam as etapas de um contrato de financiamento e por que uma empresa especializada pode garantir mais segurança na transação.

Elementos do contrato de financiamento

O processo de financiamento de um imóvel exige documentação específica, é burocrático e complexo. Vários pontos devem ser considerados para redigir esse documento que define a compra e venda de um imóvel. O primeiro aspecto importante do contrato é a qualificação das partes, que especifica quem são e o que farão nesse processo. Devem constar nessa descrição dados pessoais e profissionais de ambos os envolvidos na negociação.

Todas as informações do imóvel a ser negociado, incluindo suas principais características, também devem estar presentes no contrato, assim como a indicação do valor, a forma de pagamento, as taxas e os juros a serem cobrados caso haja atraso na quitação das parcelas.

Além disso, é nesse ponto que estarão especificadas as condições de não pagamento em que o imóvel poderá ser retomado. As informações desse item são muito importantes e devem ser elaboradas em comum acordo entre as partes.

Para validar o contrato de compra e venda de imóveis, é necessário ter a assinatura de duas testemunhas. Elas servem para atestar a veracidade do documento e das informações registradas nele.

Etapas e fases de um contrato de financiamento

Para evitar transtornos e prejuízos para compradores e proprietários, algumas etapas do contrato de financiamento devem ser cumpridas corretamente. Por isso, é fundamental ter a ajuda de um profissional especializado para elaborá-lo. Veja as fases mais importantes para o processo de financiamento de um imóvel.

Preparação e simulação

O primeiro passo para dar início ao contrato de financiamento imobiliário é escolher um imóvel que esteja de acordo com as necessidades e a condição financeira da família. Assim, será possível analisar as melhores oportunidades que se encaixam nas possibilidades do comprador. É importante lembrar que apenas imóveis com a documentação em dia são passíveis de serem financiados.

Após essa escolha, faça a simulação do financiamento. Esse passo é fundamental para comparar valores e propostas das instituições financeiras e bancos. Dessa forma, será possível tomar a decisão mais acertada e segura.

Preenchimento de proposta

Depois de escolher o imóvel e o melhor plano de financiamento é hora de preencher a proposta. Na maioria dos bancos e instituições financeiras, esse procedimento é feito virtualmente. Essa etapa exige atenção para que nenhuma informação seja transmitida de forma equivocada, o que pode atrasar o andamento da transação.

Análise de crédito e jurídica

Com os documentos certos em mãos, é hora de encaminhá-los para avaliação de crédito e análise jurídica. A análise de crédito verificará se as informações apresentadas na documentação, como receita declarada, prazo para pagamento, idade e características do imóvel, estão dentro dos parâmetros da instituição. Esse estudo serve para avaliar a viabilidade da concessão de crédito e as adequações do imóvel escolhido.

Na análise jurídica é avaliada toda a documentação que foi entregue pela parte interessada no financiamento. Essa etapa do processo é indispensável para garantir mais segurança na transação e preservar as partes envolvidas.

Avaliação do imóvel e visita técnica

A avaliação do imóvel serve para assegurar que a propriedade está sendo negociada de acordo com a faixa de preço oferecida no mercado imobiliário. Por meio de uma visita técnica, os profissionais da instituição financiadora poderão analisar o empreendimento e garantir ao comprador que ele está sendo negociado dentro do valor de mercado.

Essa avaliação é feita com base em valores praticados em negociações parecidas e uma perícia técnica minuciosa realizada por profissionais capacitados. Isso oferece ao comprador mais tranquilidade e confiança para fechar negócio.

Assinatura de contrato

Caso não haja nenhum entrave e a instituição financeira aprove a proposta, o contrato de financiamento será emitido e a empresa credora marcará hora e data para assinatura dele. Depois de assinar o contrato, é necessário pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e realizar o registro do imóvel em cartório.

Finalização do processo

Depois que todas as etapas acima forem concluídas, o comprador deverá encaminhar uma via do contrato registrado para a instituição financeira responsável por liberar a transação. Geralmente, esse procedimento é feito em até cinco dias após o recebimento do contrato assinado, por meio de ordem de pagamento, DOC ou depósito em conta corrente.

Liberação de recursos

Assim que o valor do financiamento é liberado na conta do vendedor, o imóvel está liberado para receber os novos moradores. É só pegar as chaves, realizar a mudança e celebrar com a família essa nova e importante conquista.

Como mostramos, existem muitas etapas para realizar a elaboração de um contrato de financiamento. Todo o processo deve ser pensado com calma e avaliado com atenção para evitar transtornos e prejuízos tanto para quem compra como para quem vende.

Por isso, é sempre importante contar com uma empresa que atue também auxiliando o comprador nessa etapa de financiamento, pois diversas são as dúvidas que podem aparecer durante esse processo. A Anuar Donato Consultoria Imobiliária tem profissionais capazes de elaborar um contrato de financiamento, dando todo o suporte necessário e oferecendo mais tranquilidade e confiança aos seus clientes.

Gostou deste artigo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar seus seguidores a tirarem dúvidas sobre os contratos de financiamento de imóveis?