Now Reading:
Como vender um imóvel para comprar outro? Veja aqui!
Full Article 6 minutos lido

Como vender um imóvel para comprar outro? Veja aqui!

Vender um imóvel para comprar outro pode ser uma ótima alternativa para pessoas que estão interessadas em mudar de apartamento ou casa. Porém, vender um imóvel enquanto tenta comprar outro, não é uma tarefa fácil. Esse processo requer várias etapas e bastante atenção das partes envolvidas.

Para que esse tipo de negociação seja eficiente, é preciso ter coordenação e sincronia, além de um bom planejamento. Pensar estrategicamente na venda de uma propriedade para comprar outra, evita prejuízos e otimiza tempo. Por isso, é muito importante contar com ajuda de uma empresa especializada neste momento.

Com o auxílio de profissionais qualificados, é possível definir uma boa estratégia para garantir sucesso na transação. Ficou interessado? Então leia este artigo até o final e verá dicas de como planejar a compra e venda do seu imóvel. Boa leitura!

Valorize seu imóvel no mercado

Alguns fatores externos, como opções de supermercados, escolas, farmácias, posto de saúde, linhas de ônibus e lazer, afetam diretamente a valorização de casas e apartamentos. Mas para garantir um valor ainda melhor, pequenos cuidados do proprietário são importantes, como ter a documentação do imóvel em dia, retirar toda a mobília antiga e manter a construção em boas condições de uso.

Realizar pequenas manutenções estruturais, além de investir em tendências do mercado arquitetônico, fazem a diferença na hora de precificar um imóvel. Cozinhas e banheiros amplos influenciam no lucro da negociação. Essa reforma deve oferecer um serviço de qualidade baseado na funcionalidade dos espaços e com preço acessível. 

A utilização de materiais de qualidade nessas manutenções também é fundamental para garantir a eficiência da obra e durabilidade da estrutura. Mas fique atento para o valor da reforma não ultrapassar o preço do imóvel, o que não é recomendado. 

Cômodos com fácil passagem, contendo superfícies resistentes e revestimentos e pisos de limpeza prática, são mais valorizados. Banheiros confortáveis, com bom espaço na área do box, e suítes nos quartos também proporcionam valor mais lucrativo na negociação. Além disso, casas com garagem ampla e área externa bem cuidada favorecem na hora de precificar a edificação.

Vender um imóvel para comprar outro

Para realizar a venda de um imóvel e a compra de outro, algumas etapas devem ser cumpridas a fim de garantir que o processo ocorra de forma tranquila e mais segura. Um bom planejamento de compra e venda de imóvel é capaz de evitar prejuízos e diminuir o tempo de espera por uma proposta adequada.

Além disso, permite previsões básicas, como se organizar para caso o imóvel seja vendido antes do programado. Veja algumas etapas desse processo e assegure mais qualidade na transação.

Defina estratégias

Ao planejar a compra e venda de um imóvel, é fundamental definir planos que possam cobrir situações simples e corriqueiras, passíveis de acontecer nesse tipo de negociação. Caso o imóvel seja vendido antes do esperado, por exemplo, inevitavelmente a mudança terá que acontecer de forma precoce. Nesses casos, é importante ter uma reserva financeira para uma locação temporária de outro imóvel, ou contar com a casa de parentes ou de amigos que possam te abrigar por um tempo determinado.

É importante também que o proprietário não ceda a primeira oferta que aparecer, mesmo que seja muito tentadora. É preciso ter paciência e saber esperar um pouco mais, porque uma outra boa proposta pode aparecer. Nesses casos, o planejamento permite uma avaliação mais calma e tranquila das oportunidades.

Divulgue adequadamente

A divulgação do imóvel a ser vendido é essencial para alcançar maior número de interessados. Por isso, é importante usar todas as ferramentas possíveis para anunciar a propriedade. Procure uma boa imobiliária e utilize jornais e sites especializados para aumentar a visibilidade da oferta.

Além disso, fotos e vídeos de qualidade, que mostrem todos os detalhes dos cômodos do imóvel, e uma descrição bem detalhada e de fácil entendimento são indispensáveis.

Documente a negociação

Para segurança e validade da transação de compra e venda de um imóvel, é fundamental colocar todo o acordo no papel. A escritura pública da propriedade precisa apresentar a data correta da entrega das chaves e os responsáveis para quitação de taxas e tributos. Desta forma, é possível evitar muitos transtornos e prejuízos.

Conte com profissionais

Ao decidir vender um imóvel e comprar outro, conte sempre com ajuda de uma empresa especializada. Com o auxílio de profissionais qualificados, é possível encontrar as melhores oportunidades e tendências do momento.

Além disso, os corretores imobiliários conhecem os melhores meios para divulgação do seu imóvel e entendem sobre todas as documentações necessárias para a concretização da transação. Ter uma imobiliária de confiança por trás da negociação de um imóvel oferece mais segurança para todas as partes. 

Procure alternativas

Em situações que esteja difícil encontrar interessados na compra do imóvel é preciso buscar alternativas. Nesses casos, a permuta imobiliária é a opção mais viável e econômica. Ela permite a troca de bens com valores equivalentes e reduz custos e a incidência de taxas e impostos. Diversos tipos de construções podem participar desse tipo de transação, como as residenciais, comerciais, lotes, terrenos e, até imóveis na planta.

O que é a permuta imobiliária?

A permuta imobiliária é a maneira mais inteligente e econômica de vender um imóvel para comprar outro. Com regras bem especificas, a permuta é uma forma legal de pagar menos Imposto de Renda sobre a negociação imobiliária. Essa é uma das vantagens desse tipo de transação.

Para a legislação, é possível trocar um ou mais imóveis com valor equivalente de mercado e esse processo á chamado de torna. Quando não há torna, não existe cobrança de imposto para nenhum dos dois lados.

A permuta imobiliária proporciona a oportunidade de isenção ou diminuição considerável do valor do Imposto de Renda sobre transações imobiliárias. Esse processo permite que a negociação seja realizada muito mais rapidamente, aliviando algumas ações burocráticas.

Porém, a troca não precisa ser apenas entre bens com valores semelhantes. Em casos de valores diferentes, uma das partes tem a possibilidade de completar em dinheiro a quantia. Por isso, é importante que sejam feitas análises pontuais e cuidadosas da precificação dos imóveis para uma negociação justa.

Portanto, vender um imóvel para comprar outro exige um bom planejamento, paciência e ajuda especializada. Desta forma, é possível realizar uma negociação mais segura, evitando prejuízos e muitas dores de cabeça.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e informe seus amigos sobre os benefícios da compra e venda de imóveis!

Input your search keywords and press Enter.