Vantagens do aluguel por meio de uma imobiliária

Quando o assunto é alugar um imóvel por intermédio de uma imobiliária, é comum algumas pessoas torcerem o nariz. Alguns acham burocrático, outros acham desnecessário, mas a verdade é que existem muitos benefícios em realizar a locação de um imóvel dessa maneira e viemos apresentar a você quais benefícios são esses. Por isso, acompanhe abaixo! 

Qual é a função da imobiliária no processo de locação de um imóvel? 

Antes de falarmos dos benefícios, precisamos primeiramente entender qual é o papel da imobiliária nesse processo. Vejamos! 

A imobiliária é uma empresa que tem como finalidade dar todo o suporte necessário em processos de compra, venda, locação ou qualquer outro tipo de transação imobiliária. Logo, é ela que vai garantir a segurança e a sua comodidade durante o processo de locação. 

Além disso, é também papel da imobiliária garantir todos os direitos e deveres, tanto dos inquilinos quantos dos proprietários previstos em contrato estão sendo cumpridos.

Quais as vantagens do aluguel com intermédio de imobiliária?

Já havíamos mencionado anteriormente algumas vantagens como a segurança e a comodidade, mas existem outras vantagens, por exemplo:

Atendimento: O atendimento realizado por uma imobiliária é personalizado. Isso porque elas contam com equipes especializadas que acompanham todo o processo de aluguel de um imóvel. 

Análise para cadastro: Quando o processo de locação é realizado diretamente com o inquilino, checar todas as informações e dados da pessoa interessada no imóvel pode ser mais complicado e o processo pode não ser tão seguro. 

Com uma imobiliária, o processo é bem mais seguro, uma vez que durante a construção do contrato, os interessados devem apresentar uma série de documentos e passar por uma análise cadastral que avalia a legalidade dos documentos apresentados. 

Além disso, imobiliárias com mais estrutura e qualidade contam com ferramentas para a análise de crédito e autenticidade de documentos, o que ajuda a evitar problemas de inadimplência e a realizar um contrato sem brechas para problemas futuros.

Vistoria do imóvel: Um diferencial oferecido pelas imobiliárias, é a vistoria do imóvel. Essas vistorias são realizadas por profissionais experientes, visando atestar as condições do imóvel, estrutura, acabamento, e outros itens que possam estar incluídos no contrato. Com isso, é possível descrever o real estado em que o imóvel é entregue e recebido pelo inquilino, evitando mal-entendidos e garantindo os direitos de ambas as partes em relação a possíveis desgastes do imóvel e itens que podem precisar de reparo na hora da devolução. 

Consultoria durante toda a locação:

Outro serviço prestado pelas imobiliárias é a de consultoria. Durante todo o período de vigência do contrato de aluguel, ela serve como uma central para suporte a ambas as partes, tirando dúvidas e resolvendo eventuais problemas. 

Com isso, é possível evitar diversos problemas decorrentes de serviços de reparo e manutenção mal prestados. 

Renovação e rescisão do contrato de aluguel:

Normalmente, os contratos estabelecidos com imobiliárias possuem maior duração, com permanência do inquilino no imóvel por mais tempo. Proporcionando menos transtornos para os proprietários, uma vez que a rotatividade de inquilinos é bem menor. 

Outro ponto importante a ser considerado é que quando a renovação do contrato de aluguel é realizada, a imobiliária faz uma reavaliação do imóvel, visando o reajuste do valor do aluguel e o  inquilino continua pagando um preço justo pelo uso do imóvel e, ao mesmo tempo, o imóvel é valorizado.

Como escolher uma boa imobiliária? 

Para identificar se uma imobiliária é de fato segura, é importante verificar se ela tem um CRECI — certificado emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis —.  Esse é um documento obrigatório para todas as imobiliárias. 

Outra dica importante é conversar com clientes. Veja se há alguma reclamação a respeito, veja se em seu site traz informações extras como dicas sobre aquisição e locação ou mercado imobiliário e outros. Caso tenha, esse é um bom sinal de que está comprometida em orientar seus clientes.  

Gostou do conteúdo? Se está em busca de um imóvel, nós te ajudamos a encontrar um lugar ideal! 

A Anuar Donato é uma empresa experiente no mercado, atuando diretamente com os melhores imóveis de BH e região. Acesse nosso site e conheça nossos imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *