Now Reading:
Novo imóvel em 2020: 6 dicas para não errar na escolha
Full Article 6 minutos lido

Novo imóvel em 2020: 6 dicas para não errar na escolha

Em tempos de crise e recessão econômica, investir o dinheiro na compra de um novo imóvel é uma forma de rentabilizar para o futuro. Os incentivos do governo para reaquecer o mercado trazem melhores condições de pagamentos, preços mais baixos e juros acessíveis.

No entanto, para que a compra de um imóvel em tempos de crise seja vantajosa, é preciso acertar na escolha para que ao longo dos anos a propriedade sofra valorizações que tornem o negócio lucrativo.

Portanto, para ajudar e acertar na compra do primeiro imóvel, confira as 6 dicas para encontrar o melhor negócio. Vamos lá?

1. Defina o orçamento

O primeiro passo é entender quais são as suas possibilidades econômicas para adquirir um imóvel. Dentro da sua realidade você deve definir um valor máximo que tem condições de pagar pela aquisição de uma propriedade.

É importante levar em consideração a forma de pagamento e os custos totais da compra, incluindo os gastos com taxas e tributos, além dos valores disponíveis para decoração e mudança.

Não aposte alto! Coloque todas as suas contas no papel e calcule dentro do seu orçamento mensal o quanto você está disposto a pagar por uma parcela de financiamento ou complementar a sua poupança para compra à vista.

Pense também nas reservas, já que não é possível prever o futuro, você precisa ter dinheiro para suportar alguns meses sem o salário, a fim de não entrar em dívidas e vir a perder o imóvel.

2. Avalie a localização

A localização é um ponto importante na hora da decisão de compra. Ela afeta diretamente o valor do imóvel e a qualidade de vida do proprietário. É preciso fazer a melhor escolha diante das regiões que mais lhe interessam viver ou investir.

A infraestrutura ao redor do imóvel tende a tornar a aquisição mais atrativa ou não. Quanto mais próximo de escolas, comércio, vizinhança segura, acesso ao transporte público, unidades de saúde, entre outros estabelecimentos, mais valor agregado a propriedade tem.

3. Verifique a estrutura

A estrutura e acabamento da obra são fatores que pesam na escolha do imóvel. Para quem está em busca de uma edificação ainda em construção, é preciso verificar a qualidade do material utilizado e a planta da estrutura do imóvel.

Antes de fechar o negócio, é necessário avaliar o memorial descritivo da obra para entender se a construção está seguindo os detalhes descritos na planta e na documentação do imóvel.

Busque por imóveis de procedência, entregues com acabamento de qualidade e prontos para morar. Confirme ainda se a obra está caminhando de acordo com o planejado, já que atrasos podem gerar custos maiores até a entrega das chaves.

4. Veja a documentação

Mesmo imóveis novos precisam estar com toda a documentação obrigatória em dia. Sem as devidas autorizações e alvarás, ao final da obra não é possível que a prefeitura do município libere o Habite-se, que é o documento final que permite a transferência de titularidade do imóvel.

Não compre o bem sem antes conferir se todos os documentos estão em dia e se a obra está liberada para comercialização. Tal cuidado impede prejuízos no futuro.

5. Leve em conta o seu estilo de vida

Esse é um ponto essencial na decisão do seu primeiro imóvel. Escolha uma região e a propriedade com características de acordo com o seu estilo de vida. Leve em consideração os seus hábitos e o tamanho da sua família, com o intuito de evitar optar por um local pequeno ou grande demais para a sua demanda.

Se você busca áreas de lazer, imóveis em condomínios fechados são mais interessantes por oferecerem diferentes alternativas de entretenimento junto à sua nova propriedade. Pondere a área de lazer, segurança, infraestrutura da região, tudo que faça diferença para a sua rotina.

6. Analise a acessibilidade

Pense a longo prazo e, na hora de escolher o imóvel, busque por alternativas que ofereçam mais acessibilidade e facilitem a sua vida, caso precise reduzir a sua mobilidade. 

Por exemplo, opte por edificações que contem com elevador e não somente escadas. Também busque condomínios com melhores condições de automatização, com portas fáceis de abrir, entre outros aspectos afins.

Entenda os erros mais comuns na hora da compra

Listamos aqui os 6 erros mais comuns que as pessoas cometem no momento de comprar um imóvel, equívocos capazes de gerar prejuízos no futuro. Vamos a eles:

  1. não fazer uma visita à propriedade antes de fechar negócio, baseando-se somente em fotos e relatos dos vendedores;
  2. não analisar a documentação do imóvel, mesmo ele sendo um bem novo, é preciso verificar se a obra está regularizada e disponível para ser comercializada;
  3. na hora de fechar negócio com uma imobiliária, não consultar a documentação do corretor. A pessoa que será responsável pelos trâmites legais da sua compra precisa ser inscrita no Creci e seguir as normas do Conselho;
  4. não observar a localização do imóvel e comprar uma propriedade sem ir conhecer a região. Mesmo quando ainda está em construção, é imprescindível fazer uma visita;
  5. não levar em consideração os custos e as taxas que devem ser pagas na hora da compra da propriedade;
  6. não buscar uma construtora ou imobiliária com tradição no mercado, sem ver o histórico de vendas.

Não deixe de procurar uma imobiliária que seja de confiança. Comece por avaliar o portfólio e atendimento da empresa que você está buscando para comprar o imóvel. Pesquise se os clientes estão satisfeitos e se existem relatos de problemas com os empreendimentos da empresa. Se tudo estiver correto, siga em frente e faça a negociação, obedecendo os seus critérios para a decisão pelo imóvel ideal para você.

O importante é analisar os diversos pontos e escolher um novo imóvel que se enquadre dentro do seu estilo de vida. Não basta só procurar por um que seja uma excelente opção econômica, se ele não atende as suas necessidades.

Agora que você conferiu as dicas para a compra de um novo imóvel, aproveite a visita em nosso blog e veja também 8 motivos para escolher um apartamento de cobertura

Input your search keywords and press Enter.