Now Reading:
Qual o perfil dos compradores de imóveis atuais? Venha descobrir!
Full Article 6 minutos lido

Qual o perfil dos compradores de imóveis atuais? Venha descobrir!

Quem pensa em investir no mercado imobiliário deve, antes de tudo, compreender o perfil atual dos compradores de imóveis. Conhecendo características e preferências, é possível oferecer opções mais adequadas, conforme as necessidades do potencial morador — o que torna o processo de compra e venda, e o retorno do dinheiro investido, muito mais fácil e rápido.

No entanto, com o passar do tempo, as expectativas e o modo de vida da população se alteram. Portanto, é fundamental atualizar-se sobre as tendências e a rotina do seu público, além de conhecer detalhes importantes, como sexo, idade, classe social, entre outros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo para descobrir o perfil atual dos compradores de imóveis e suas prioridades na hora de escolher. Vamos lá?

Qual é o perfil dos compradores de imóveis?

Para entender o perfil de compradores atuais, é necessário observar vários aspectos, que envolvem desde os seus objetivos às preferências de atendimento ao longo do processo. Abaixo, explicamos detalhadamente cada um deles.

Tipos de compradores

O primeiro ponto relevante que deve ser destacado é o tipo de comprador que a pessoa pode ser. Entre os principais, podemos destacar três — investidor, formando família e comprador de liquidez.

Investidor

Em geral, o investidor já tem sua casa própria e está buscando imóveis para investir, seja para comprar ou alugar. 

Desse modo, tende a ser mais tranquilo e não tem tanta pressa para fechar negócio, preferindo analisar as propostas por mais tempo a fim de conseguir a melhor oportunidade. 

Formando família

Esse caso envolve todos aqueles que estão formando uma família, ou seja, jovens casais que planejam morar juntos ou aqueles que pretendem ter mais filhos e sentem a necessidade de um novo espaço.

Geralmente, esse tipo de comprador financia o imóvel para possibilitar a compra. Sendo assim, prefere, por exemplo, um apartamento que tenha tamanho adequado para a família e, ao mesmo tempo, caiba no planejamento financeiro. 

Comprador de liquidez

Esse perfil é bastante semelhante ao de investidor, pois a pessoa compra imóveis para vender e obter lucro posteriormente. Entretanto, esse comprador distingue-se por ser mais ágil na compra. Isso acontece porque sua intenção é comprar imóveis de proprietários que pretendem fechar negócio rápido e, muitas vezes, estipulam valores abaixo do mercado. 

Assim, o comprador de liquidez compra, reforma e coloca o bem à venda depois. As propriedades mais comuns nesse caso são aquelas que pertencem a recém-divorciados, herdeiros ou pessoas que foram à falência e precisam do dinheiro rapidamente.

Características marcantes

Nos últimos anos, com a facilitação de financiamentos e ascensão econômica, os brasileiros começaram a comprar o primeiro imóvel cada vez mais jovens. Desse modo, a média atual é de 30 anos — no passado essa idade ficava em torno dos 40.

Segundo pesquisa, a maioria dos compradores (mais de 75% deles) têm um grau de escolaridade elevado. Além disso, mais de 50% já têm, pelo menos, um filho e 40% deles ganha mais de 10 mil reais mensais. Por fim, o financiamento é a opção de pagamento mais utilizada.

Preferências e necessidades

O mundo mudou muito com a ascensão da tecnologia e da internet, o que fez com que o consumidor de hoje se tornasse cada vez mais exigente e informado sobre o mercado.

Por esse motivo, é imprescindível preparar-se para atendê-lo e destacar-se. Para isso, é preciso: 

  • disponibilizar imóveis que estejam próximos daquilo que o seu público deseja; 
  • informar-se sobre o mercado imobiliário continuamente para entender as melhores oportunidades e conseguir passar esse conhecimento para o possível comprador; 
  • oferecer um atendimento personalizado, com tudo aquilo que o consumidor procura — sempre visando a excelência. 

Localização

A localização é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes na escolha. O comprador atual pode até querer um espaço maior, mas não vê problemas em optar por um imóvel com menos metros quadrados caso a localização seja melhor.

Nesse sentido, os bairros com boa acessibilidade, infraestrutura e diversidade de comércio e serviços são os mais buscados.

Detalhes e diferenciais 

Alguns fatores pesam diretamente na decisão dos compradores. Por isso, é importante avaliar todos os detalhes do imóvel antes de investir, incluindo:

  • valor do condomínio — é preciso que o valor esteja de acordo com o que é oferecido ao condômino;
  • quantidade de vagas na garagem — atualmente, é muito comum que as famílias tenham mais de um carro, por isso, demandam mais que uma vaga;
  • área de lazer — academias, piscinas, área gourmet e, até mesmo, spa têm sido bastante procurados pelos compradores.

Infraestrutura do imóvel 

Para escolher e preparar o imóvel, é preciso considerar também as condições de habitação. Elas são muito observadas pelo comprador antes de fechar a compra, pois ele não quer ter prejuízos e gastos com consertos e reformas. Sendo assim, alguns itens devem ser vistoriados

  • parte elétrica; 
  • parte hidráulica; 
  • pisos; 
  • revestimentos e pintura; 
  • portas e janelas. 

Potencial de valorização 

Mesmo que você esteja vendendo um imóvel para uma família que, de fato, morará no local, em vez de um investidor, esse comprador na maioria das vezes também está interessado no potencial de valorização da propriedade.

Afinal, ele pode querer vendê-la no futuro, sendo um fator que faz a diferença na hora da tomada de decisão. Nesse sentido, é preciso avaliar uma série de requisitos para prever as possibilidades:

  • localização;
  • segurança;
  • acessibilidade; 
  • infraestrutura do imóvel.

Segurança

Hoje, a segurança tornou-se primordial. Desse modo, os compradores têm observado alguns indícios que podem demonstrar o nível de tranquilidade do lugar, como: 

  • vizinhança e arredores;
  • policiamento no local;
  • iluminação;
  • sistema de segurança do condomínio, como câmeras e controle de acesso ao prédio;
  • altura de muros e varandas.

Como você pôde ver, o perfil de compradores de imóveis abrange uma série de aspectos que devem ser analisados e levados em conta na hora de escolher uma propriedade para investir. Compreender as necessidades e expectativas atuais faz toda a diferença na assertividade e agilidade do processo de compra e venda.

Gostou do nosso post? Então, aproveite e compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos interessados pelo assunto também possam conferi-lo!

Input your search keywords and press Enter.