Coberturas: quais são os principais modelos  e qual o ideal para você

O mercado imobiliário brasileiro é bem valorizado e oferece uma série de alternativas interessantes em termos de propriedades, sobretudo nas grandes capitais e nos maiores centros urbanos.

As coberturas oferecem importantes diferenciais, que são cada vez mais procurados pelas pessoas. A metragem maior e o próprio projeto dos ambientes costumam favorecer um determinado estilo de vida, que prioriza o bem-estar.

Por isso, não deixe de conhecer quais são os principais modelos de cobertura e qual é o ideal para você. Leia e aprenda mais sobre essa possibilidade!

Os benefícios de viver em uma cobertura

Antes de descobrir quais são os principais modelos de cobertura disponíveis no mercado brasileiro, você precisa entender quais são os maiores benefícios que os moradores desse tipo de imóvel experimentam no dia a dia. Confira, abaixo, alguns dos motivos que fazem dessa uma escolha tão desejada!

Maior qualidade de vida

Um dos grandes benefícios de viver em uma cobertura é que esse tipo de propriedade oferece muito mais qualidade de vida para os moradores. Isso ocorre pelos mais diversos motivos, dos quais os mais valorizados são, definitivamente, a maior metragem disponível, o isolamento da unidade e a oportunidade de ter áreas externas.

Isso significa que, mesmo fazendo parte de um edifício com outros apartamentos, você e a sua família terão muito mais espaço para fazer o que bem entenderem e os projetos costumam contemplar uma série de facilidades muito procuradas nos dias de hoje, como suítes, salas amplas, quintais, varanda gourmet e piscinas.

Mais privacidade e conforto

Outro aspecto bastante positivo que os principais modelos de cobertura têm é que, como dissemos acima, eles oferecem muito mais privacidade e tranquilidade em seu espaço interior. Isso quer dizer que, uma vez que você e sua família estarão acima das outras unidades, em muitos casos, vocês sequer terão vizinhos de porta.

Dessa maneira, vocês escaparão de uma das reclamações mais comuns de quem mora nas grandes cidades: o barulho. A distância da rua e dos outros moradores favorece a realização de atividades intelectuais, como trabalhos em home office e o estudo das crianças, além de ajudar a descansar melhor na hora em que vocês bem entenderem.

Status e alta valorização

Os apartamentos de cobertura também são sinônimo de status e têm um grande potencial de valorização. Afinal, além de qualquer pessoa desejar os benefícios que esse tipo de unidade oferece, a tendência é que essa realidade se amplie nos próximos anos ou décadas, com a busca constante por mais qualidade de vida.

Os diferenciais que as coberturas proporcionam são, via de regra, uma tremenda realização pessoal para qualquer profissional ou indivíduo. Mais do que um luxo, é uma maneira de oferecer tudo aquilo que as pessoas que você mais ama merecem, além de ser um patrimônio de elevadíssima demanda para uma eventual revenda.

Os principais modelos de cobertura do mercado

Agora que você apreciou alguns dos maiores benefícios de viver em uma cobertura, chegou a hora de conhecer quais são os tipos de modelos que estão disponíveis no mercado brasileiro e, depois disso, eleger qual é a opção que melhor atende às suas necessidades e expectativas. Continue lendo e descubra em qual você deve investir!

Cobertura padrão

A cobertura padrão, obviamente, está entre os principais modelos de cobertura do mercado imobiliário brasileiro. Como o próprio nome já indica, trata-se do tipo de unidade básica, mas isso não quer dizer que ela não seja extremamente valorizada e que não tenha todos os benefícios que a maioria dos apartamentos comuns não tem.

Esse é o imóvel mais alto de um prédio e, como dissemos anteriormente, fica acima dos demais, não tendo tantos problemas com o barulho dos vizinhos ou a presença de pessoas estranhas no corredor. Além disso, você poderá experimentar uma vista espetacular desse local, tendo um novo panorama da sua própria cidade!

Cobertura duplex

Você certamente já ouviu falar sobre o duplex, que também está entre os principais modelos de cobertura. Como o próprio nome já diz, essa é uma unidade que conta com dois andares, que são exclusivos dos proprietários e, ainda que contem com uma boa área externa, os outros moradores do condomínio não têm acesso a ela.

Na grande maioria das vezes, a metragem é muito ampla, mas os pisos não contam com plantas idênticas, mas sim complementares. É bastante comum que esses imóveis tenham um pé-direito duplo, o que ajuda a passar uma melhor sensação de amplitude e favorece o conforto visual.

Cobertura triplex

Se as coberturas duplex são as que têm dois andares, não é difícil supôr que os triplex são os que têm três níveis, não é mesmo? Essas são, na grande maioria das vezes, unidades de altíssimo padrão, que são direcionadas e produzidas para clientes mais exigentes e que demandam diferenciais de luxo.

Os pisos costumam ser complementares entre si, com áreas de convivência no primeiro andar, quartos e escritórios no segundo e área de lazer no terceiro, embora isso não seja uma regra e existam inúmeras variações de plantas e projetos. No entanto é comum que contem com uma boa área de lazer, com churrasqueira e piscina.

Tophouse

A tophouse é um tipo de apartamento que ainda está começando a ficar mais conhecido no setor imobiliário brasileiro, embora já seja uma opção bastante procurada em outros mercados, como nos Estados Unidos. Entretanto, pelas suas características e inúmeros benefícios, a demanda aqui já começa a ser considerável.

Como o próprio nome já diz, essas propriedades parecem com casas em edifícios, contando com até 3 ou 4 andares, mas com cômodos individuais e diferenciados em cada um deles. A configuração dos pavimentos também varia bastante, mas toda essa metragem permite uma integração incrível entre os ambientes internos e externos.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, são muitos os principais modelos de cobertura, e cada uma dessas pode ser justamente o que você buscava para oferecer mais qualidade de vida para a sua família!

Gostou de descobrir quais são os principais modelos de cobertura? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!