Lagoa da Pampulha: saiba mais sobre essa incrível região de BH

Quem abraça a oportunidade de morar em Belo Horizonte faz isso por vários motivos, entre os quais destacam-se os excelentes níveis de qualidade de vida que a capital mineira oferece para os seus moradores. Se essa também é uma de suas preferências na hora de escolher um lugar para viver, você não pode deixar de conhecer a Lagoa da Pampulha.

Além da sua incrível beleza natural, as áreas adjacentes a esse ponto turístico incluem muitos dos melhores imóveis da cidade e alguns pontos que estão entre os mais valorizados do mercado imobiliário de BH. Ficou interessado? Então confira o conteúdo a seguir e conheça alguns benefícios desse local!

Conheça detalhes sobre a Lagoa da Pampulha

Oferece excelente qualidade de vida

Definitivamente, uma das razões pelas quais você não pode deixar de conhecer a Lagoa da Pampulha é que esse é um local que proporciona uma excelente qualidade de vida. Além de contar com uma vizinhança diferenciada, a localização é estratégica e você está próximo de vários pontos de interesse, mesmo sem perder o clima de tranquilidade.

Nas redondezas, você encontra muito estabelecimentos comerciais, como shoppings e restaurantes, além de muitas escolas conceituadas da capital mineira e um campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A área é bastante valorizada no setor de imóveis e oferece unidades de médio e alto padrão.

Para quem não abre mão de cuidar da saúde, a Lagoa é um espaço perfeito para fazer caminhadas com a família ou, até mesmo, corridas. Os Clubes Recreativos também são muito relevantes e, nas adjacências, você encontra opções muito interessantes, como a AABB, o PIC (Pampulha Iate Clube), o Clube Libanês e o Iate Tênis Clube, por exemplo.

Tem o Museu de Arte da Pampulha

Outro dos bons motivos que fazem com que você não possa deixar de conhecer a Lagoa da Pampulha é o Museu de Arte da Pampulha. Construído originalmente para abrigar um cassino, o local é uma obra do mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer e é uma das mais belas edificações do estado de Minas Gerais e, possivelmente, do Brasil.

O seu belo acervo inclui mais de 1400 obras, além de mostras relevantes no cenário nacional. Já a área externa contou com o paisagismo de Burle Marx, que se mistura com algumas estátuas feitas por Zamoiski, Ceschiatti e José Pedrosa. Completam as instalações uma biblioteca, um café, uma lojinha e salas multimídia.

É referência mundial em arquitetura

Não foi só no Museu de Arte da Pampulha que Oscar Niemeyer deixou a sua marca pela região. É dele o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que inclui também a Igreja São Francisco de Assis e a Casa do Baile, sendo uma verdadeira referência para a Arquitetura Moderna Brasileira e, inclusive, para o resto do planeta.

O projeto ganhou corpo durante a gestão do então prefeito de BH à época e futuro presidente, Juscelino Kubitschek, um entusiasta desse tipo de realização. Além de ser um ponto turístico, o lugar recebeu, no ano de 2016, um selo internacional de qualidade como Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO.

Vale uma menção honrosa para a Casa Kubitscheck, que também está localizada ali e funciona como uma maneira de preservar a memória do ex-presidente Juscelino, um nome de suma importância para o desenvolvimento dessa área e que transformou, de uma vez por todas, o panorama da cidade de Belo Horizonte.

Possui ampla disponibilidade de serviços

Você pode confirmar com qualquer corretor de imóveis ou morador da cidade de Belo Horizonte: a Pampulha é um dos locais com melhor atendimento em termos de serviços de todo o município. Por ali, você não apenas está a poucos minutos de um aeroporto internacional, como também acha de tudo um pouco.

A região é extremamente rica em restaurantes, bares, pubs, supermercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos comerciais do gênero. Para quem quer ficar em forma sem apenas apostar nos exercícios ao ar livre na Lagoa da Pampulha, existem muitas alternativas no ramo de academias de ginástica e espaços para crossfit.

Oferece um custo de vida razoável

Na maioria das vezes, o custo de vida das maiores capitais não é muito convidativo, embora diversas dessas cidades não proporcionem uma boa qualidade de vida. No entanto, Belo Horizonte foge desse padrão e, em alguns de seus bairros, você pode morar muito bem, pagar relativamente pouco e ainda ter uma tranquilidade incrível.

Esse é exatamente o caso da Pampulha, que tem uma natureza exuberante no entorno da Lagoa e conta com imóveis de alto nível, sem que você precise pagar uma fortuna por isso. Por lá, o seu dinheiro vale mais e você pode usar suas reservas ou seu FGTS para investir em uma casa ou apartamento com excelente potencial de valorização.

Proporciona facilidade de acesso

Uma das reclamações mais constantes da maioria dos moradores dos grandes centros urbanos é a perda de tempo diária em congestionamentos. Mais uma vez, a Pampulha surge como uma região diferenciada, uma vez que, mesmo sem estar tão próxima das áreas mais centrais, possui excelentes e largas vias de acesso.

Vale destacar, por exemplo, a Linha Verde, que inclui a Avenida Cristiano Machado e a Antônio Carlos, além de um Anel Rodoviário que liga o bairro com o resto do município. Outro destaque positivo são as estações de metrô Primeiro de Maio e a São Gabriel, que se integram com diversas linhas de ônibus, facilitando os deslocamentos.

Dessa maneira, não apenas os moradores, como também os turistas e visitantes podem se movimentar sem maiores dificuldades e evitar grandes engarrafamentos, mesmo nos períodos de trânsito mais intenso, pois a Pampulha trata-se de um espaço bastante estratégico em termos de acessibilidade.

Depois de conferir este conteúdo, você já deve ter percebido que, definidamente, você não pode deixar de conhecer a Lagoa da Pampulha. Essa é uma área única na cidade de BH, que pode oferecer momentos inesquecíveis para quem estiver visitando e ser uma opção muito interessante para quem está procurando um bom lugar para viver!

Gostou de descobrir por que você não pode deixar de conhecer a Lagoa da Pampulha? Então deixe o seu comentário aqui no post!