Veja agora as principais formas de comprar apartamento e como escolher

A aquisição de um imóvel é um desejo muito comum para a grande maioria das pessoas, tendo em vista que investir nesse segmento costuma ser sinônimo de geração de patrimônio e elevada segurança, especialmente a longo prazo. Por isso, você não pode deixar de conhecer quais são as principais formas de comprar apartamento.

Em decorrência dos altos valores que costumam estar envolvidos na venda de propriedades, é preciso encontrar maneiras diferentes e criativas de efetuar o pagamento, em sintonia com o orçamento de cada pessoa e o seu perfil enquanto comprador. Continue lendo este conteúdo e descubra como escolher!

Principais formas de comprar apartamento

Conheça algumas das opções disponíveis para adquirir um imóvel. Continue a leitura e confira!

Imóvel na planta

A compra de imóveis na planta é uma opção que chama bastante a atenção das pessoas atualmente, uma vez que oferece diversos benefícios interessantes. Como se não bastasse o custo atrativo, as unidades recém-construídas têm instalações completamente novas e em melhor sintonia com o estilo de vida atual.

O futuro proprietário ganha mais tempo para programar a sua mudança, pois precisa esperar o fim da obra. Vale lembrar de que é possível financiar direto com a construtora e também negociar algumas vantagens, como a escolha de pinturas, acabamentos e, dependendo do projeto, até algumas mudanças na planta baixa.

Consórcio imobiliário

Podemos considerar o consórcio imobiliário como uma das principais formas de comprar apartamento no Brasil. Afinal, essa é uma modalidade muito popular e permite que a pessoa faça esse investimento com um pouco mais de tranquilidade, uma vez que as parcelas são fixas e não sofrem a incidência de juros ou acréscimos desconhecidos.

Essa alternativa funciona por meio da formação de um grupo, com uma duração que pode atingir mais de 10 ou 15 anos. Findado esse prazo, todos os consorciados deverão receber a propriedade a que têm direito. Como ponto negativo, está justamente o fato de não saber quando você será contemplado, seja pelo sorteio ou por um lance.

Financiamento bancário

O financiamento imobiliário é, muito provavelmente, a mais popular das formas de comprar apartamento no Brasil. Nesse contexto, é preciso saber que a Caixa Econômica Federal é o maior concessor de crédito para a aquisição de imóveis no país, com boas taxas e também por meio de programas governamentais, como o Minha Casa Minha Vida.

O cliente requisita esse tipo de empréstimo junto às instituições que operam essa modalidade, que farão uma análise do cadastro da pessoa e verificará se ela atende aos requisitos para a aprovação. Os juros não costumam ser elevados, principalmente se você tiver uma boa relação com o banco e nome limpo no mercado.

Pagamento à vista

Não dá para falar das principais formas de comprar apartamento sem citar o pagamento à vista, não é mesmo? Afinal, se você pode se dar ao luxo de pagar tudo de uma só vez, isso pode trazer benefícios muito interessantes na hora da negociação. Quem tem o capital, em linhas gerais, pode obter as mais variadas vantagens. Você pode barganhar um belo abatimento diretamente com o proprietário ou falar com o seu corretor para negociar por você.

Permuta imobiliária

A permuta imobiliária pode até não ser tão conhecida do grande público, mas é uma opção interessante em determinadas condições. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma troca entre propriedades, em comum acordo entre os seus donos. Estão incluídos aí não apenas apartamentos, mas também casas, lotes, terrenos, lojas etc. 

Vale lembrar de que as unidades podem ou não ter igual valor e, caso haja uma diferença de preços, pode ser usada a chamada “torna”, que é um montante que proporciona equidade à transação. Tudo é feito mediante escritura pública e uma das vantagens é a não incidência do Imposto de Renda (se aos bens permutados forem atribuídas estimas idênticas).

Principais cuidados na hora de comprar apartamento

Saiba sobre o que você deve se atentar na hora de adquirir um imóvel.

Determine o perfil do apartamento

O primeiro dos cuidados na hora de comprar apartamento que você não pode deixar de ter é determinar minuciosamente o perfil do imóvel. Afinal, é essa informação que possibilitará que você tenha uma boa ideia do preço e, consequentemente, qual será o valor à vista, das prestações do financiamento, do consórcio e assim por diante.

É preciso considerar muitos fatores e cruzar informações, como o número de pessoas que vão morar no local e quantos dormitórios existem, por exemplo. Somente assim você compreenderá se o lugar pode acomodar bem você e seus familiares, com todas as comodidades que você pretende ter no dia a dia.

Comece a economizar seus recursos

A fase seguinte consiste em economizar recursos, independentemente da modalidade de pagamento que você pretenda utilizar. O mercado imobiliário é muito valorizado e você não pode marcar bobeira, pois atrasar uma prestação ou parcela pode significar uma tremenda dor de cabeça, que você não deseja ter.

Finanças controladas são fundamentais, até mesmo para que você possa formar uma poupança. Caos você tenha dívidas, especialmente com bancos ou cheque especial, convém quitá-las antes de dar qualquer passo. Além disso, não se esqueça que qualquer concessão de crédito só é feita depois de uma análise cadastral.

Faça uma boa programação financeira

Uma vez que você controlou as suas finanças e conseguiu quitar eventuais dívidas, possibilitando a economia de recursos, chegou a hora de fazer uma boa e detalhada programação financeira. Isso servirá para equilibrar a sua vida econômica, gerando as condições de conseguir a aquisição da propriedade.

Em todos os casos e modalidades de compra que mostramos ao longo do conteúdo, ter uma reserva é uma atitude de suma importância, já que até mesmo o processo de aquisição gera custos, como a taxa de corretagem, preço das documentações, realização da mudança, limpeza do local e outros mais.

Como você pôde ver, são muitas as principais formas de comprar apartamento e você precisa escolher aquela que mais se encaixa com o seu perfil orçamentário no momento e a longo prazo.

Gostou de conhecer as principais formas de comprar apartamento? Ficou interessado em contar com ajuda de profissionais do mercado? Então, não perca mais tempo e entre com contato com a nossa empresa!