Entenda o que são e como funcionam os condomínios aeronáuticos

De uns anos para cá, mais e mais brasileiros têm descoberto as vantagens de se ter uma aeronave. E é por esse motivo que o número de condomínios aeronáuticos vem conquistando adeptos e crescendo consideravelmente no país.

Ter um avião na garagem hoje é possível, graças à infraestrutura desses espaços, que oferecem a comodidade e os custos baixos para manter um avião particular sem colocar em xeque o convívio com a família.

Se essa é uma novidade para você, então sugerimos que continue a sua leitura, para descobrir um pouco mais sobre como essa tendência imobiliária funciona e como é possível fazer parte disso. Está preparado para decolar no assunto? Então, aperte os cintos e vamos lá!

O que são os condomínios aeronáuticos?

Para entender o que é essa tendência, basta saber que um condomínio aeronáutico é um local especialmente desenvolvido para aquelas pessoas que possuem uma aeronave particular, mas que não querem se afastar muito da família ou dos amigos por causa do hobby ou ter gastos muito altos para manter o seu avião.

De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o Brasil já tem mais de 13 mil aeronaves em operação, e esse número não para de crescer. Para acomodar tantos aviões assim, seria impossível contar com os espaços dos aeroportos públicos, por exemplo.

Aí entram os condomínios aeronáuticos, que são uma opção confortável, acessível e prática para o estilo de vida de aviadores e, é claro, de seus familiares.

Como os condomínios aeronáuticos são organizados?

Esse conceito de moradia foi importado dos Estados Unidos, que tem a maior frota aérea particular do mundo e traz a comodidade de ter uma casa bem ao lado de uma pista de pouso com hangar integrado.

Originalmente chamados de “fly-in”, esses condomínios reúnem adeptos da comunidade aeronáutica, como pilotos privados, em sua maioria, mas também aqueles profissionais, que querem manter a sua paixão pela aviação também viva em sua vida pessoal.

No Brasil, já existem alguns condomínios aeronáuticos, como em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Um dos primeiros locais foi construído em Atibaia (SP), na década de 80, com uma pista de pouso de 800 metros. Esses espaços geralmente comportam ultraleves, aviões experimentais, ultraleves avançados, experimentais avançados e clássicos. Ou seja, é o paraíso dos aviões para quem realmente gosta!

Em geral, esses condomínios para pilotos de avião têm uma pista de pouso e decolagem que é usada coletivamente. Um grupo de condôminos divide o espaço, aliás, não só para usar a sua aeronave, como também para dividir as suas experiências, reunir os apaixonados pela prática e, é claro, para democratizar cada vez mais a aviação.

O que motiva investir em um condomínio aeronáutico?

Como já deu para perceber, o maior motivo para se investir em uma moradia desse tipo é a facilidade de manter o hobby e a paixão pelas aeronaves sem abrir mão da convivência familiar, de amigos e da qualidade de vida que tudo isso proporciona. Mas a vantagem não é só essa.

Tanto para morar fixamente quanto para ter uma casa de veraneio, esse tipo de condomínio deixa o piloto de avião livre de custos muito altos de hangaragem e também resolve a falta de espaço em aeroportos públicos.

Afinal, além de oferecer uma pista e hangares para guardar as aeronaves, a iniciativa dos condomínios também permite que sejam oferecidos cuidados necessários para a manutenção da pista de pouso e decolagem.

Como ter um avião particular na garagem da sua casa?

Se você gostou do que leu até agora e deseja manter o seu hobby pela aviação sem ter que se distanciar da família, pode aderir ao condomínio aeronáutico, tanto para moradia fixa quanto para passar finais de semana e temporadas, por exemplo.

Como o investimento para construir uma pista (de aproximadamente 800 metros) não é nada barato, podendo chegar a R$ 10 milhões, o ideal é encontrar um condomínio que já ofereça todas as comodidades de que você precisa. Basta procurar pelo que está mais próximo de você, para unir o útil ao agradável.

Em Minas Gerais, próximo à capital, alguns condomínios ousam em apostar, inclusive, em um público ainda mais variado. Os espaços oferecem não só a acomodação para os aviões, como também campo de golfe, quadras de tênis, hípica e uma estrutura completa de lazer. Dessa forma, não só você, mas toda a família e amigos podem se divertir e aproveitar o lugar.

Com relação a pista e hangares, eles são de uso exclusivo dos condôminos, com capacidade de cerca de 50 aeronaves, como é o caso do espaço próximo a Belo Horizonte, mas com a possibilidade de ampliação, conforme a necessidade e procura.

É interessante notar como no passado as cidades cresciam perto dos portos, das ferrovias e, um pouco mais tarde, das rodovias. Parece que agora as pessoas estão valorizando mais as moradias em torno dos aeroportos e pistas de pouso.

Essa mudança de comportamento é bastante natural, devido à crescente necessidade de deslocamento ágil das grandes metrópoles. Hoje, é praticamente impossível chegar rápido a algum lugar, se dependermos da realidade caótica do trânsito de veículos terrestres.

Assim, quando existe a possibilidade de contar com uma pista de pouso bem na garagem de casa, você acaba ficando a pouco tempo de qualquer lugar do mundo: basta ligar os motores e decolar para o próximo destino. Essa solução faz com que você não tenha que se preocupar com muitas horas de viagem, com o trânsito pesado impedindo a fluidez nas rodovias, entre outros problemas que já conhecemos tão bem, infelizmente.

A facilidade para se deslocar para o trabalho, com acessibilidade para o dia a dia, ou até mesmo para passar momentos de férias e lazer com a família deixa tudo, além de mais prático, também mais prazeroso e, de certa forma, mais econômico. Além disso, a convivência próxima com outras pessoas que partilham dos mesmos gostos que você é ímpar!

E então, você achou interessante a ideia dos condomínios aeronáuticos? Então compartilhe a ideia com os seus amigos nas redes sociais!