5 dicas de como escolher o apartamento certo

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas que querem se livrar do aluguel ou adquirir um bem de valor. Por isso, algumas sugestões de como escolher o apartamento certo são fundamentais para garantir o retorno no investimento.

Se o imóvel for bem localizado, a tendência é que seu valor de mercado aumente com o passar do tempo. Além disso, cada morador tem uma necessidade, assim, é preciso encontrar o imóvel que atenda melhor a essas demandas.

Por essas e outras questões é preciso se atentar a alguns requisitos antes de fechar negócio para evitar transtornos futuros.

Neste post, vamos listar cinco dicas imperdíveis para escolher o melhor imóvel e mostrar como um bom corretor pode ajudar nesse processo. Confira!

Descubra nossas dicas de como escolher apartamento

Muitas vezes, escolher um apartamento para morar pode ser um desafio. Nesse momento, é preciso encontrar equilíbrio entre praticidade e conforto do imóvel e todas as demandas dos futuros moradores.

Além da localização, outros pontos são fundamentais e devem ser considerados na hora de realizar esse investimento. Diante das diversas opções que o mercado imobiliário oferece, é necessário se atentar a alguns detalhes.

Desse modo, é possível evitar problemas no futuro, causados pela aquisição de um imóvel que não atende a todas as suas necessidades.

1. Escolha a localização de acordo com o seu estilo de vida

A localização do apartamento é um dos principais aspectos a serem avaliados na hora de fazer esse investimento. Bairros que têm fácil acesso às rodovias, avenidas e serviços básicos, como supermercados e farmácias, são muito mais valorizados pelos compradores. Além disso, a movimentação da rua, durante o dia e a noite, deve ser considerada.

A valorização da região também é um ponto a ser analisado ao adquirir uma propriedade. Muitas vezes, as pessoas compram imóveis em lugares ainda pouco valorizados, entretanto, com o passar do tempo, eles podem ter seus valores duplicados e, às vezes, até triplicados.

Apesar de isso depender de muitos fatores, em alguns casos, os corretores de imóveis conseguem prever se isso acontecerá ou não.

2. Analise o tamanho do apartamento

Essa parece uma questão óbvia, mas, além do número de quartos, alguns outros detalhes sobre o tamanho do apartamento devem ser avaliados na hora da compra. Por exemplo, quem trabalha em casa necessita de um ambiente para transformar em escritório.

Pessoas que gostam de receber os amigos precisam de salas amplas e boas varandas. Já quem prefere cozinhar costuma ter cozinhas espaçosas e arejadas entre suas prioridades.

A planta de um apartamento é uma boa referência para essa consulta. Por meio dela, também é possível verificar se certas áreas, como banheiro e cozinha, têm boa ventilação e se os quartos e as salas têm iluminação natural, garantindo o bem-estar na nova moradia.

3. Verifique as facilidades do condomínio

Outro ponto importante a ser considerado na hora de escolher um apartamento são as facilidades oferecidas pelo condomínio e pela região. Essas vantagens são, sem dúvidas, um dos maiores atrativos para quem procura o imóvel próprio.

Segurança 24 horas, área de lazer, espaço gourmet e academia são alguns diferenciais que melhoram a qualidade de vida dos moradores. Atualmente, existem empreendimentos que têm, até mesmo, lavanderias (ex: empreendimento Neo, da Construtora Conartes), áreas de spa e restaurantes.

Além disso, os serviços oferecidos pelo condomínio, como reciclagem de lixo, a frequência de limpeza das áreas comuns e as regras de uso das áreas de lazer precisam ser analisados antes de fechar negócio.

4. Avalie se o imóvel foi reformado recentemente

Para escolher o melhor apartamento, é fundamental verificar as condições da estrutura do imóvel. Procure saber se ele passou por reformas recentes e descubra tudo o que foi feito. Apartamentos reformados são mais valorizados e apresentam poucas chances de imprevistos e prejuízos para os novos inquilinos.

Os corretores de imóveis ajudam a realizar essa vistoria e, com conhecimentos técnicos específicos, analisam todos os detalhes dos cômodos, garantindo mais segurança ao negócio.

5. Verifique o valor de condomínio

Geralmente, o valor do condomínio assusta quem está procurando um imóvel para comprar ou alugar. Mas é preciso ter calma e analisar se o valor cobrado condiz com as comodidades e os serviços oferecidos.

Converse com moradores, procure saber mais sobre os gastos necessários para manter a infraestrutura do prédio em boas condições. Assim, é possível avaliar se a taxa de condomínio está adequada aos serviços prestados.

Entenda a importância de um bom planejamento

O planejamento é fundamental para dar início ao processo de compra de um imóvel. É preciso reservar um dinheiro para entrada e optar pela melhor forma de quitação do bem de acordo com a sua realidade financeira.

Outros valores devem constar nesse planejamento, como as taxas de avaliação, documentação do imóvel, cartório e transferência de propriedade. Além disso, é necessário prever o prazo para mudança para que tudo transcorra bem e sem grandes imprevistos que possam frustrar a tentativa de compra.

Caso seja preciso realizar alguma reforma para adequar os ambientes, a dica é se planejar para que ela seja feita antes da mudança, evitando incômodos.

Tenha um bom corretor e garanta sucesso no investimento

Para qualquer tipo de transação imobiliária, é fundamental contar com a ajuda de um corretor. Na hora de escolher um apartamento, a presença desse especialista garante mais segurança e sucesso ao negócio.

Ele tem experiência e conhecimento técnico para analisar todos os detalhes que envolvem as transações imobiliárias. O corretor avalia o valor do imóvel e o estado da propriedade, confere toda a documentação e reduz a exposição do comprador.

Além disso, corretores dão um norte, uma direção para quem pretende investir. Ele pode assessorar em relação a regiões que têm grande potencial de valorização e que pode aumentar consideravelmente de valor.

Sendo assim, ele auxilia o interessado a fazer o melhor negócio, mostrando as oportunidades mais interessantes e diminuindo as chances de transtornos ao longo do processo.

Portanto, ao efetuar a compra, é fundamental saber como escolher apartamento. Analise com calma as oportunidades e selecione a mais adequada às suas necessidades e seu orçamento. O corretor de imóveis acompanha você desde a escolha até o pós-venda, conferindo segurança e eficiência à transação.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre a eles os benefícios de saber escolher um apartamento!