6 razões para investir em imóveis de luxo

O mercado imobiliário brasileiro oscilou bastante nos últimos anos, especialmente por conta da instabilidade econômica do nosso país. No entanto, mesmo com a crise, esse setor tem se valorizado e, por isso mesmo, conhecer as principais razões para investir em imóveis de luxo pode ser muito interessante.

Muitas pessoas acham que esse tipo de unidade tem uma liquidez menor ou baixo potencial de valorização, mas o fato é que o que acontece, na prática, é justamente o oposto. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir.

Mas afinal, o que é um imóvel de luxo?

Definir o que é um imóvel de luxo pode parecer uma tarefa simples, mas o fato é que esse conceito pode variar um pouco de acordo com o país, a cidade e até mesmo a situação da economia. Contudo, é possível diferenciar esse tipo de propriedade ao analisarmos algumas características marcantes e os seus principais diferenciais.

Imóveis de luxo são aqueles que contam com projetos inteligentes e plantas em consonância com o estilo de vida moderno, proporcionando mais qualidade de vida para os seus moradores.

Eles utilizam materiais de alto padrão e têm um acabamento impecável, sem falhas ou problemas. Também costumam possuir área de lazer e benefícios, como múltiplas vaga de garagem.

Quais são as razões para investir em um imóvel de luxo?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é um imóvel de luxo, é hora de compreender por que não pode deixar de considerar esse tipo de unidade quando quiser investir o seu dinheiro. Confira abaixo alguns dos principais motivos para fazer esse investimento.

1. Mais Segurança

A primeira vantagem de investir em imóveis de luxo é que eles, em linhas gerais, são mais seguros do que os outros. Especialmente em tempos em que a criminalidade é crescente nos grandes centros urbanos brasileiros, esse é um diferencial que você não pode abrir mão, sobretudo se tem ou pretende ter uma família.

Seja por conta da estrutura do condomínio, que comporta unidades de alto padrão ou mesmo pela residência em si, os moradores de um imóvel de luxo contam com um sistema de vigilância avançado, que inclui portas mais resistentes, câmeras e alarmes de última geração.

2. Muitas opções de lazer

Outro diferencial de imóveis de luxo é que eles, normalmente, proporcionam excelentes áreas de lazer para os seus moradores e visitantes. Geralmente, a infraestrutura é de ponta e não é raro que você possa encontrar alguns diferenciais na própria unidade, como uma varanda gourmet, cozinhas americanas e amplos espaços de convivência.

Os ambientes comuns não ficam para trás, sobretudo em empreendimentos residenciais de alto padrão que costumam contar com facilidades como sala de ginástica, quadra poliesportiva, elevador privativo, sauna, piscina, entre outros. Assim você pode aproveitar ao máximo quando chegar do trabalho ou receber seus filhos da escola.

3. Localização estratégica

Obviamente, as unidades de alto padrão tendem a estar em bairros ou regiões estratégicas e, sem sombra de dúvidas, essa é uma das principais razões para investir em imóveis de luxo. Afinal, nenhuma construtora investiria grandes quantias de dinheiro em regiões ruins ou ao menos que não tivessem um excelente potencial de valorização.

Além disso, os empreendimentos residenciais mais requintados ajudam a atrair novos investimentos para o entorno.

Sendo assim, mesmo que eventualmente eles estejam um pouco mais afastados das vias principais, os comerciantes e os prestadores de serviços chegam rapidamente para atender as demandas desses moradores com bom poder aquisitivo.

4. Exclusividade

Uma das principais razões para alguém pagar mais dinheiro por um apartamento ou uma casa é a sua exclusividade. Esse é, definitivamente, um dos grandes diferenciais dos imóveis de luxo. O público consumidor do segmento de luxo busca por experiências cada vez mais singulares e personalizadas e isso vale, inclusive, para o mercado imobiliário.

Por conta dessa necessidade, diversas construtoras já estão investindo em detalhes que tornem cada unidade um lugar apto a oferecer toda a sofisticação e o máximo de conforto possível, por meio de qualidades que podem ser notadas desde a planta até a prestação de serviços pessoais, como lavanderia e outras conveniências.

Outro ponto positivo que não pode ser menosprezado é que, normalmente, os imóveis de luxo são ricos em detalhes. Boa parte dos projetos dessa categoria utiliza materiais de primeira linha e da mais elevada durabilidade, como madeiras nobres, mármore e aço inoxidável.

5. Grande potencial de valorização

O grande potencial de valorização é um tremendo diferencial dos imóveis de luxo, embora muitos compradores menos familiarizados com o mercado imobiliário não compreendam muito bem o porquê disso. No entanto, é fato que proprietários de unidades de alto padrão sofrem menos com eventuais flutuações do setor e com as crises econômicas no Brasil.

Isso acontece porque existe uma demanda constante para esses empreendimentos, justamente porque proporcionam diferenciais singulares e bastante procurados. O interesse na arquitetura, segurança e na decoração de qualidade são perenes e facilitam qualquer eventual negociação no futuro.

6. Possibilidade de renda passiva

Por fim, um dos maiores diferenciais de um imóvel de luxo é que ele abre a possibilidade de renda passiva para os seus proprietários. Como vimos, esse tipo de unidade possui um público cativo razoavelmente constante e, com isso, você também tem a oportunidade de, eventualmente, alugá-lo e receber um ativo mensal fixo.

Mesmo que você pretenda, no momento, adquirir uma propriedade diferenciada apenas para morar, é muito interessante saber que você poderá contar com essa alternativa, pois nunca se sabe o dia de amanhã, não é verdade?

Em outras palavras, esse é um excelente negócio e uma boa chance de gerar mais patrimônio e trazer mais segurança para o futuro.

Como você pode perceber, investir em imóveis de luxo é uma alternativa muito interessante e que traz inúmeros benefícios em curto e longo prazos.

Gostou deste conteúdo? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o nosso outro artigo no blog que também trata sobre os imóveis de luxo e os seus diferenciais!