Now Reading:
Qual a importância da escolha da localização do seu imóvel?
Full Article 6 minutos lido

Além da quantidade de quartos, número de vagas, área de lazer, entre outros aspectos, a localização do imóvel é também um dos pontos mais importantes na hora de comprar ou alugar uma casa. Nesse momento, o comprador deve levar uma série de fatores em consideração, de forma que a nova moradia atenda suas necessidades, proporcionando mais praticidade e comodidade em sua vida.

Mas, afinal, como escolher um imóvel com boa localização? É exatamente essa pergunta que responderemos neste post! Acompanhe, a seguir, quais são os principais benefícios e o que avaliar na localização do imóvel para você tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Quais os benefícios de comprar um imóvel bem localizado?

Antes de mostrar o que avaliar em relação à localização do imóvel, é preciso que você entenda a importância de levar esse fator como ponto primordial na hora da escolha. A primeira coisa que deve ser pensada é que o local escolhido, provavelmente, será sua moradia por muitos anos e, portanto, terá que lidar com seus ônus e bônus.

É claro que um imóvel bem localizado tem muito mais vantagens, que o fazem valer a pena. Confira abaixo as principais:

Segurança

De fato, o Brasil precisa de mais ações políticas voltadas para a segurança do país. O problema é que, em vez de a situação melhorar, ela fica cada vez pior. Para se ter uma ideia, a cada 4 minutos, uma pessoa é assaltada com o uso da violência em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Com essa situação alarmante em todos os estados, a segurança é um fator fundamental na escolha de um imóvel. Nesse sentido, os bairros bem localizados tendem a ser mais seguros, pois contam com policiamento ostensivo e, em alguns locais, até com proteção particular.

Valorização

Todo mundo quer morar em um imóvel bem localizado. Desse modo, a procura por bons bairros é maior do que a oferta. Além disso, esses locais têm um crescimento constante, com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais, escolas, parques etc..

Assim, é natural que as propriedades acabem sendo cada vez mais valorizadas com o tempo, sendo também um excelente investimento.

Comodidade

Acabamos de falar que imóveis bem localizados geralmente apresentam um crescimento maior, certo? Isso quer dizer que você pode fazer várias atividades sem a necessidade de enfrentar trânsito, grandes deslocamentos ou ter dificuldade em estacionar o carro, já que você pode fazer muitas coisas a pé.

Até mesmo o lazer fica mais facilitado, pois há diversas opções de bares e restaurantes bem próximos da sua nova moradia!

Estrutura

A localização do imóvel também está diretamente relacionada à infraestrutura do bairro. As regiões bem localizadas contam com boas condições das ruas e calçadas, iluminação pública, sinalização, transporte, arborização e área de lazer.

Solidez patrimonial

Para quem quer comprar uma casa pensando também no investimento, um imóvel bem localizado é um patrimônio muito mais sólido do que aquelas propriedades que estão em regiões desfavorecidas em relação ao crescimento, qualidade de vida e valorização.

O que avaliar na localização do imóvel?

Agora que já mostramos os principais benefícios que uma boa localização do imóvel pode trazer, vamos à prática: o que avaliar para escolher uma casa na região certa? Para isso, separamos as condições que devem ser analisadas nesse momento. Veja!

Segurança

Como já mencionado, um bairro bem localizado deve trazer segurança para você e a sua família. Desse modo, é importante observar alguns aspectos para garantir que o local é realmente protegido. Para isso, você deve:

  • visitar o bairro em horários distintos para verificar se a tranquilidade permanece durante a noite, por exemplo;
  • questionar os comerciantes e moradores sobre a criminalidade da região;
  • observar como é a iluminação e se há a presença de câmeras de segurança nas proximidades do imóvel.

Condições de transporte

O transporte público do bairro pode influenciar muito a sua rotina caso necessite dessa alternativa para ir trabalhar, ou para seus filhos irem à escola. Além disso, quando não há muitas opções, o trânsito local tende a ser bem mais intenso.

Sem contar que impacta, também, na movimentação das pessoas no bairro, pois quando não existem muitos ônibus disponíveis ou a opção de um metrô, as ruas ficam mais vazias, principalmente à noite, impactando na segurança do local. Portanto:

  • pergunte onde são as paradas e estações;
  • veja como está o estado do transporte;
  • pesquise quais linhas podem atender você e sua família, e como é o fluxo de cada uma delas.

Proximidade com pontos importantes

Para quem tem a rotina muito corrida, esse é um aspecto fundamental da localização do imóvel. Por isso, é necessário verificar se há pontos importantes no bairro ou em locais próximos, como supermercados, farmácias, academia e agências bancárias, de forma que você possa otimizar seu tempo no dia a dia.

Tranquilidade

O barulho do bairro é também uma questão essencial a ser analisada na escolha da localização, pois afeta, principalmente, sua tranquilidade e bem-estar. Portanto, preste atenção se o trânsito é muito intenso ou se as opções noturnas de lazer são agitadas. Tudo isso gera sons e ruídos que podem atrapalhar bastante, por exemplo, as pessoas que precisam acordar muito cedo todos os dias.

Educação

Lembra que nós falamos da importância de verificar a proximidade do bairro com os serviços e comércios? Pois é, para quem tem filhos, isso é ainda mais importante quando envolve a educação deles. Em vista disso, é imprescindível pesquisar se existem boas escolascursos de idiomas, creches e universidades na região.

Vale destacar que essa comodidade não é apenas para os filhos, mas também para os pais, que muitas vezes precisam buscá-los em algum desses locais, ou se sentem mais seguros quando não é necessário que eles percorram grandes distâncias para realizar suas atividades diárias.

Viu como a localização do imóvel pode mudar completamente sua rotina e qualidade de vida? Portanto, coloque essa questão como uma das prioridades na hora de escolher sua casa.

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Desse modo, você pode ajudar seus amigos que também estão procurando um novo imóvel para morar.

Input your search keywords and press Enter.