Como encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte?

A capital de Minas Gerais vem atraindo a atenção do mercado imobiliário brasileiro, sobretudo por conseguir unir a comodidade de uma cidade pequena com os benefícios de um grande centro urbano. Dentro desse contexto, aprender a encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte é fundamental.

São diversas alternativas interessantes, cada qual com suas características, mas também com preços e vocações diferentes, podendo ser mais adequadas para intenções residenciais ou mesmo comerciais. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como fazer essa escolha!

Conheça os melhores bairros da cidade

O primeiro passo para encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte é conhecer quais são os principais bairros do município. Confira, abaixo, alguns deles:

Lourdes

O bairro de Lourdes é considerado o melhor de BH por boa parte dos moradores — e isso não acontece à toa. Suas vantagens são marcantes e a qualidade de vida é excepcional. Seu centro informal é a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, com diversos estabelecimentos comerciais de alto padrão.

Outros pontos fortes são os restaurantes de diversas gastronomias, a exemplo da mineira, da italiana, da japonesa e da francesa, entre outras. Vale dar destaque, ainda, para o ar de tranquilidade e segurança, além das excelentes condições de mobilidade, com um amplo atendimento dos transportes públicos.

Sion

Conhecer o Sion também é fundamental no processo de encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte. Isso porque estamos falando de um dos bairros que mais vem ganhando destaque no mercado de imóveis da capital mineira.

Como reflexo, há um aumento no número de novos empreendimentos imobiliários. Mas existem, também, boas opções antigas.

Seus diferenciais são justificados pela localização estratégica: a região é cercada por áreas de grande valorização e a linda Mata das Borboletas, que reúne várias espécies da fauna e da flora brasileiras ao longo de mais de trinta mil metros quadrados de espaços verdes. Há, ainda, estabelecimentos comerciais e sedes de empresas no local.

Savassi

É impossível ensinar a encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte sem citar o valorizado e tradicional bairro da Savassi. Trata-se um dos lugares mais badalados de BH — e um dos motivos é o número elevado de alternativas excelentes que os habitantes encontram nesse imenso oásis de qualidade de vida.

Em suas ruas, você pode se deparar com muitos dos mais badalados bares e restaurantes da capital, que são exemplares das melhores gastronomias do planeta. A vida noturna também ferve nos pubs, nas boates e nos centros comerciais. O público-alvo vai desde jovens famílias até executivos mais focados em suas carreiras profissionais.

Santo Agostinho

O Santo Agostinho tem um dos metros quadrados mais valorizados de Belo Horizonte. E isso pode ser explicado, em parte, pelo imenso número de diferenciais incríveis que a região pode proporcionar tanto para seus moradores quanto aos visitantes.

Trata-se de um bairro com grandes perspectivas de qualidade de vida, muita segurança e excelente infraestrutura. Há, também, um número interessante de imóveis antigos de alto padrão. As ruas arborizadas e a localização estratégica merecem destaque, já que ficam próximas a outros importantes pontos de interesse de BH.

Siga algumas dicas importantes

1. Converse com outros moradores

Conversar com os moradores é muito importante na hora de encontrar a melhor opção para alugar em Belo Horizonte. É justamente essa iniciativa que permitirá, entre outras coisas, que você descubra se seu perfil se encaixa ao do lugar e se aquela é a localização mais adequada para sua família.

Somente quem já reside por ali há alguns anos terá domínio sobre as principais características locais (e das adjacências também). Tente descobrir quais são os problemas da região e busque informações sobre questões como segurança e comércio — além de outras que você considera serem relevantes.

2. Analise os serviços e as facilidades

Antes de tomar qualquer decisão e assinar o contrato, é muito importante verificar se o bairro oferece alguns serviços básicos para facilitar seu dia a dia e, também, permitir que você e sua família mantenham a qualidade de vida que esperam. Para que isso aconteça, porém, uma boa infraestrutura é fundamental.

Confira se o local conta com boas escolas, bancos, supermercados, farmácias, lanchonetes, bares e restaurantes. Para quem não abre mão da boa forma e deseja ter saúde, a presença de parques e academias de ginástica é indispensável. Avalie, ainda, o atendimento do transporte público.

3. Visite o local em horários e dias diferentes

Visitar o lugar em horários e dias diferentes pode ser um pouco trabalhoso, mas esse é um ato capaz de livrá-lo de uma grande furada. Muitas vezes, uma região parece agradável durante a luz do dia, por exemplo, mas se mostra bastante perigosa à noite ou de madrugada.

Além disso, várias visitações farão com que você tenha um maior domínio sobre a região e poderão ajudá-lo a entender se a unidade recebe uma boa incidência de luz solar ou tem a ventilação adequada. Ir aos finais de semana é outra atitude inteligente: esse período mostra um pouco mais da realidade dos moradores, que estarão em casa.

4. Conte com ajuda profissional

Como você pôde perceber, encontrar o melhor apartamento para alugar nem sempre é uma das tarefas mais simples para uma pessoa comum. Por isso mesmo, contar com a ajuda de quem realmente entende do mercado de imóveis pode ser muito interessante, servindo para ajudá-lo das mais diversas maneiras.

Uma consultoria imobiliária, que efetivamente conheça a vizinhança e a região, é de grande valia antes de fechar o negócio. Os profissionais são muito mais preparados para encontrar as melhores unidades, para fazer a avaliação adequada e, até mesmo, para que você firme um contrato justo e vantajoso para todos os envolvidos.

E agora? Pronto para encontrar o melhor apartamento para alugar em Belo Horizonte? Ficou interessado em achar uma unidade que atenda aos anseios, às expectativas e aos desejos de sua família?

Para contar com a ajuda de quem efetivamente entende do mercado, basta entrar em contato conosco. Até a próxima!