Now Reading:
Não perca 3 vantagens que a avaliação do imóvel oferece
Full Article 6 minutos lido

Encontrar o valor adequado e conseguir juntar garantias sobre o preço real de uma propriedade é um dos grandes desafios do mercado imobiliário, especialmente em um país como o Brasil, que tem grande variedade de opções nesse segmento. Sendo assim, conhecer as vantagens que a avaliação do imóvel oferece pode ser fundamental.

Quando faz isso do jeito certo, você traz mais segurança para o seu patrimônio e pode experimentar inúmeros benefícios quer o seu objetivo seja vender, comprar, solicitar um financiamento ou apenas ter mais certeza sobre o seu bem. Confira este artigo e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

O que é analisado na avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis não considera apenas aqueles itens que qualquer pessoa pode observar, como o estado de conservação, os materiais utilizados na construção, o tipo de projeto, o nível do acabamento e assim por diante. Essa análise inclui outras variáveis, como o potencial de valorização e o próprio estado da economia do país.

Muitos especialistas também ressaltam o poder da localização e, por isso mesmo, duas unidades com características bastante similares podem ter preços completamente distintos dependendo do bairro, ou até mesmo da rua, em que se encontram. Sendo assim, contar com um profissional para esse serviço é muito importante.

Quais são as vantagens de realizar a avaliação do imóvel?

Agora que você já entendeu melhor o que é a avaliação de imóveis e a importância de contar com um profissional especializado para analisar o valor da sua casa, apartamento, loja comercial ou terreno, continue lendo e descubra os três principais benefícios de fazer isso.

1. Maior segurança patrimonial

Mesmo que você não esteja pensando em comprar, vender ou alugar uma propriedade, a avaliação de imóvel pode ser muito interessante, até mesmo porque ela traz maior segurança patrimonial. Isso é importante, visto que somente depois dessa análise especializada você sabe qual realmente é o valor do seu patrimônio.

Dessa forma, caso algum dia queira negociá-lo ou até mesmo usá-lo como troca em alguma transação, já terá em mãos tudo o que precisa saber. Outro ponto relevante é que você também poderá deixar todas as taxas de legislações tributárias adequadas ao valor do seu bem, garantindo a sua segurança e idoneidade.

2. Mais poder de negociação

Uma das vantagens mais evidentes de fazer a avaliação de imóvel é que isso confere ao proprietário mais poder de negociação. Isso é essencial, uma vez que, ao valorar uma propriedade com números aquém ou além da realidade do mercado imobiliário local, você ganha um obstáculo considerável para uma transação vantajosa.

Assim, é possível aprimorar a sua saúde financeira e se planejar melhor. Com o valor correto, você tem a possibilidade e a prerrogativa de traçar uma transação mais benéfica para o seu bolso e, de quebra, minimiza as chances de sofrer algum prejuízo no negócio por falta de informação sobre a realidade da sua unidade.

3. Facilidade ao contratar seguro

Com os valores elevados que as casas, apartamentos, lojas e terrenos têm no mercado imobiliário brasileiro, segurar esses patrimônios pode ser muito importante para trazer um pouco mais de tranquilidade para os proprietários e as suas famílias. Sendo assim, a avaliação de imóveis também pode ser muito útil para você.

Com uma verificação e precificação feitas por um profissional especializado, você ganha subsídios que podem ser valiosos durante o processo de contratação de seguro. Haverá uma sintonia maior com as especificidades da unidade e você poderá apresentar informações relevantes e dados que podem ajudá-lo a negociar a melhor apólice.

Como fazer uma boa avaliação de imóveis?

Você já entendeu o conceito e conheceu algumas das principais vantagens da avaliação de imóveis. Por isso, chegou o momento de aprender, pelo menos em linhas gerais, como essa análise é feita. Confira.

Comece pela localização

Como dissemos, muitos especialistas consideram a localização como o item mais importante na hora de avaliar um imóvel e, por esse motivo, a avaliação costuma começar justamente por esse fator. No entanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é apenas o bairro que entra na equação, mas sim uma série de variáveis importantes.

É preciso observar a infraestrutura como um todo, considerando o atendimento de serviços básicos, além da proximidade de pontos de interesse e estabelecimentos relevantes para a rotina, como padarias, escolas, farmácias, hospitais e transporte público. O potencial de valorização e a tendência de demanda também são estimados.

Veja o estado de conservação

Logicamente, não dá para fazer uma avaliação de imóvel sem levar em conta o estado de conservação dele. Além de itens como a nobreza dos materiais utilizados na unidade, o seu projeto e outros detalhes, é extremamente importante analisar se tudo foi cuidado adequadamente e se apresenta boas perspectivas de uso.

Diante dessa realidade, caberá ao avaliador checar, por exemplo, torneira por torneira e acionar chuveiros e descargas, verificando se existem sinais de entupimento, mofo ou infiltrações. O mesmo princípio vale para a parte elétrica, incluindo todas as lâmpadas e tomadas, além de pisos, forros, portas, janelas e assim por diante.

Conte com ajuda profissional

Por fim, vale investir em ajuda profissional na hora de realizar a avaliação do imóvel. Isso é imprescindível para ter mais precisão na análise e, até mesmo, para ter mais credibilidade caso você deseje, ainda que no futuro, usar essa precificação para vender ou locar a unidade, assim como para adequar eventuais tributações e impostos.

Somente um especialista terá o preparo adequado e dominará todos os critérios que determinam os preços no mercado imobiliário, conforme mencionamos acima. Ele será capaz de considerar a dinâmica do segmento e dar todo o suporte necessário para solucionar dúvidas e até buscar soluções que assegurem o seu patrimônio. Na Anuar Donato, o serviço de avaliação do imóvel pode ser realizado de forma avulsa, ou seja, mesmo que um imóvel não esteja à venda em nossa carteira, é possível para o proprietário solicitar a avaliação conosco.

Como você pôde ver, são muitas as vantagens que a avaliação do imóvel pode proporcionar para os proprietários desde que ela seja feita por quem realmente entende do mercado.

Gostou de conhecer as vantagens que a avaliação do imóvel oferece? Então confira o nosso outro artigo aqui no blog sobre a negociação direta com o proprietário!

Input your search keywords and press Enter.