5 cuidados ao visitar apartamento para comprar durante a pandemia

Não é novidade que a chegada do novo coronavírus impactou toda a nossa sociedade. O mesmo vale para o setor imobiliário. Hoje, muitas empresas encontram soluções seguras para que os clientes possam realizar os seus processos de mudança com mais tranquilidade e sem comprometer a saúde. Um desses pontos diz respeito à necessidade de visitar o apartamento.

Isso porque a vistoria é um estágio fundamental durante uma negociação. Afinal, esse é o momento no qual o futuro morador conhecerá o seu novo lar e decidirá, de fato, se essa é uma boa decisão a ser tomada. Entretanto, essa etapa pode se tornar um tanto difícil durante o isolamento social, uma vez que parte da população está em quarentena para evitar a propagação do vírus.

Nessa situação, há quem se pergunte: o que fazer para conseguir driblar esse desafio? Felizmente, existem alguns truques que podem ser tomados para que você saia de casa com total proteção e consiga, de uma vez por todas, encontrar o imóvel ideal. Abaixo, contamos quais são eles e como colocá-los em prática. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1. Vá de máscara

O primeiro passo, sem dúvida, está na utilização da máscara. Ao visitar apartamento, você precisará contar com uma proteção física para evitar que o vírus atinja o seu organismo. Países de todas as partes do mundo já decretaram o uso obrigatório da máscara de tecido em locais públicos, uma vez que esse elemento consegue proteger bem a região da boca e nariz — locais estes, que são considerados as “portas de entrada” para a Covid-19.

No Brasil, os governantes de vários estados tomaram a mesma atitude, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para um efeito melhor, é preciso que a sua máscara seja produzida a partir de algodão, tricoline ou TNT, apresentando mais que uma camada.

O seu uso também é individual e válido por até duas horas. Caso a sua visita demore mais que o planejado, considere levar com você um modelo extra e trocá-lo rapidamente para se manter em segurança.

2. Não toque em nada

A indicação é que você vá sozinho visitar apartamento. Esse cuidado evita que outras pessoas da sua família se contaminem ao longo do caminho. Já uma vez no local, tente ao máximo não encostar em nada — além das portas, janelas, interruptores e demais estruturas que necessitam de um manuseio para garantir o seu funcionamento.

Tal recomendação é válida, especialmente, porque estudos revelam que o novo coronavírus consegue permanecer vivo em diferentes superfícies. No caso de plásticos e aços inoxidáveis, esse tempo pode se estender por até 72 horas. Já em papelão, o período médio é de 24 horas e, em cobre, 4 horas. Tem mais: caso o espaço já esteja mobiliado, tal cuidado precisará ser redobrado. Bancadas, cadeiras, mesas, estofados e demais elementos merecem atenção redobrada.

3. Evite contatos físicos

Outro método de proteção que deve ser mantido ao visitar apartamento é o distanciamento social. Depois do uso da máscara, esse cuidado tem sido muito indicado, já que a Covid-19 apresenta taxas altas de contágio e, infelizmente, não conseguimos identificar “a olho nu” quem transmite o vírus em um determinado local.

Vai realizar a visita com um corretor de imóveis? Então, lembre-se de sempre se posicionar, pelo menos, com 1,5m de distância do profissional. Isso também vale para outras pessoas que possam aparecer no caminho, como o porteiro, o síndico ou demais moradores.

4. Higienize bem as mãos

Além da máscara de tecido, é essencial levar com você um álcool em gel 70%. Ao contar com esse produto no bolso, você terá mais facilidade para higienizar as mãos sempre que tocar em alguma superfície — como as que foram mencionadas. Caso não tenha esse item em casa, tudo bem. Dentro do próprio imóvel, tente lavar muito bem as mãos com água corrente.

Já ao chegar em sua casa atual, esse cuidado deve ser feito mais uma vez para garantir que nenhuma partícula do vírus o acompanhou durante o caminho de volta. Além de ser fundamental para proteger a sua saúde contra a Covid-19, essa prática mantém os seus familiares em total segurança. Não se esqueça!

5. Observe as condições do imóvel

Agora, chegou a hora da verdade: a de analisar as condições do imóvel onde você pretende morar em um futuro bem próximo. Assim que investir em todas as recomendações de proteção, comece a analisar detalhes do local que podem ajudá-lo a “bater o martelo” e fechar a negociação. São vários pontos que merecem ser avaliados. Entre os principais, destacamos alguns abaixo.

Localização

Se mudar para um empreendimento bem localizado é uma vantagem e tanto. Quando moramos em um imóvel com fácil acesso às principais vias ou situado perto de pontos comerciais, temos mais praticidade ao longo da semana, sem que seja preciso gastar horas no trânsito ou se deslocando de um ponto da cidade para outro. Nessa etapa, verifique se a propriedade está perto de supermercados, farmácias, lojas e, até mesmo, escolas, clínicas médicas ou demais estabelecimentos que sejam úteis para a sua rotina.

Segurança

Um dos fatores de maior atenção ao planejar uma mudança está na segurança da região. Seja em pequenas ou grandes cidades, essa questão é extremamente valiosa e fará com que você e os seus familiares tenham mais tranquilidade daqui para frente.

Durante essa análise, verifique não somente se o bairro é seguro, mas também se há bons sistemas de segurança dentro do condomínio, como funciona a portaria, se existem rondas noturnas, entre outros. Caso sinta a necessidade, também é possível visitar a região em diferentes horários, assim como conversar com os seus futuros vizinhos para saber como funciona o dia a dia por ali.

Condições do imóvel

Por último, vale a pena reservar um tempo para observar a condição do apartamento. Aqui, será preciso ficar de olho na pintura das paredes, nos revestimentos utilizados, na situação das portas e janelas e, claro, se o funcionamento dos sistemas elétrico e hidráulico está em dia.

Seguindo esses cuidados ao visitar um apartamento, você saberá, exatamente, se a propriedade é perfeita para a sua família. Tudo com muita segurança e sempre prezando pela sua saúde. Por isso, a Anuar Donato toma todas as medidas possíveis para que seus clientes continuem protegidos e realizando os seus sonhos.

Para entender mais sobre os nossos serviços e saber como podemos ajudá-lo, aproveite para entrar em contato conosco!