O que são condomínios tecnológicos?

Viver com conforto e qualidade de vida é o desejo de todo mundo, não é mesmo? 

Quando o assunto é moradia, é correto afirmar que a tecnologia é uma grande aliada das pessoas que prezam principalmente por segurança e comodidade.

Por este motivo, tem sido cada vez mais comum construtoras investirem em soluções tecnológicas mais modernas que visam proporcionar mais praticidade e conforto para seus moradores e para isso, alguns elementos como circuito interno de TV e portaria eletrônica são indispensáveis, entretanto, são também bem básicos, se considerarmos com tudo o que há de novo no mundo tecnológico. Como é o caso de condomínios tecnológicos. 

O que são condomínios tecnológicos? 

Condomínios tecnológicos, são empreendimentos imobiliários que através de uma série de recursos avançados, prezam pela segurança, conforto e comodidade de seus moradores ou mesmo dos visitantes.

Por que investir nesse tipo de empreendimento? 

Uma das vantagens mais interessantes de um condomínio eletrônico é o fato de ter menor impacto ambiental. 

Além disso, o valor desse tipo de empreendimento é maior, uma vez que através dos recursos tecnológicos, há também maior segurança para os condôminos, praticidade e também maior comodidade no dia a dia. 

Recursos oferecidos por condomínios tecnológicos 

Existem alguns recursos que geralmente são disponibilizados para este perfil de propriedade. Veja abaixo alguns exemplos:

Portaria virtual: A portaria virtual é um dos recursos mais comuns utilizados em condomínios tecnológicos. Em cidades cujo índice de criminalidade é alto, esse recurso é uma garantia imprescindível de segurança. 

A portaria  virtual possui acesso remoto a tudo o que acontece na portaria do empreendimento e muitas vezes ao redor dele

Além disso, é um recurso que compõe diversas outras soluções práticas e vantajosas. Isso porque além de facilitar o monitoramento, ela reduz custos com porteiros e oferece mais autonomia e segurança aos moradores. Possibilitando a possibilidade de realizar o monitoramento das câmeras de onde estiverem.

Academias inteligentes: Um grande diferencial dos condomínios eletrônicos são as academias inteligentes, que cada vez mais, vêm sendo adotadas em condomínios, especialmente nos de alto padrão.

Por ir de encontro às necessidades dos moradores, as academias inteligentes dos condomínios tecnológicos são uma solução viável para muitas pessoas que possuem certa dificuldade para alinhar os treinos em sua rotina.

Com elas é possível agendar horários remotamente, ligar a refrigeração por um sistema de programação e desligar tudo quando não houver usuários para economizar energia.

Lavanderias compartilhadas: Atualmente, empreendimentos que oferecem o máximo de soluções inovadoras para os seus moradores, soluções inovadoras, são uma das grandes apostas do mercado imobiliário. Uma dessas alternativas, são as lavanderias compartilhadas. 

As lavanderias compartilhadas são espaços comunitários altamente sustentável, para a inserção de máquinas de lavar, secadoras, tanques e outros equipamentos do tipo. 

Gestão digital de condomínio: Softwares para administradora de condomínios, que atua na gestão integrada do prédio, é uma das tecnologias mais indispensáveis para a gestão eficaz de um condomínio. Com um bom software é possível aumentar a produtividade e agilizar todo o processo de administração do condomínio.

Com a gestão digital do condomínio, é possível tomar melhores decisões estratégicas e fazer o acompanhamento em tempo integral das rotinas administrativas.

Sistemas de geração de energia: Uma das principais vantagens do sistema de geração de energia está na comodidade que este tipo de tecnologia proporciona para o condomínio.

Com ele, caso ocorra algum tipo de  interrupção do fornecimento de energia, automaticamente é acionado um gerador reserva nas dependências do prédio. Assim, nenhum morador fica comprometido com os blackouts, e os colaboradores também não precisam interromper seu trabalho.

Entretanto, para investir neste tipo de tecnologia, é necessário se ater a alguns cuidados quanto às suas políticas de uso. Antes de investir em um sistema de geração de energia, é preciso analisar quais são as reais necessidades do condomínio e, a partir disso, escolher o mais adequado. 

É importante também, combinar boas práticas de uso com os moradores. Dessa forma, ninguém fica sem energia durante emergências, sendo possível garantir por mais tempo, o fornecimento de energia.

Esse tipo de empreendimento a cada dia que passa vem tomando cada vez mais espaço no mercado imobiliário, uma vez que conforto, praticidade, segurança e economia, vem se tornando fatores determinantes na hora de escolher um imóvel.

Aqui na Anuar Donato, entendemos que moradia tem mais a ver com estilo de vida. Por isso, buscamos oferecer o que há de melhor no mercado. Entre em contato conosco e conheça mais de nossos empreendimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *