Morar com qualidade de vida: o que você precisa considerar?

Trânsito caótico, poluição, barulho e uma rotina tumultuada fazem parte da vida de muitas pessoas. Contudo, isso não precisa — e nem deve — ser assim. Para sair desse cenário, um dos principais cuidados deve ser tomado na hora de escolher um imóvel para morar com qualidade de vida.

Assim, é possível optar por um local tranquilo que fique perto do trabalho e/ou da escola dos filhos, localizado em uma área com muita natureza e que facilite o acesso a serviços necessários no dia a dia. Enfim, há um conjunto de fatores que precisam ser avaliados para atender às suas necessidades e às da sua família além de, claro, garantir o bem-estar.

Nesse sentido, vamos apresentar a seguir os pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar ou alugar um imóvel para obter, também, qualidade de vida. Vamos lá?

O que considerar para morar com qualidade de vida?

Infraestrutura

A primeira coisa que deve ser pensada para morar com mais qualidade de vida é a estrutura do imóvel e da região em que ele está localizado. Para isso, é interessante fazer um relatório das tarefas diárias de todos os membros da família para determinar a melhor localização e as opções que ela oferece.

Prefira um bairro que tenha supermercados, farmácias, academias, escolas, entre outros serviços perto da sua casa. Desse modo, não será necessário pegar trânsito ou percorrer grandes distâncias para realizar atividades essenciais do seu cotidiano.

Além disso, pense também no seu trabalho, afinal, é um percurso que você precisa fazer todos os dias. Sendo assim, quanto mais perto do seu lar, menos complicações com trânsito você terá e, por consequência, mais tempo sobrará para relaxar e ficar com as pessoas que ama.

Localização

A localização é uma das primeiras questões discutidas quando o assunto é a compra de um imóvel. Para quem deseja morar com qualidade de vida, ela também é um ponto fundamental nesse processo. Por isso, na hora de escolhê-la, vale tomar alguns cuidados:

  • observe se o imóvel está próximo das principais vias de acesso. Não esqueça que isso facilita a locomoção para o trabalho e a escola das crianças;
  • veja a distância dos comércios. Os serviços que são utilizados com mais frequência, como supermercados, precisam ser o mais perto possível para que você não necessite tirar o carro da garagem, economizando tempo e dinheiro;
  • valorize a tranquilidade da área escolhida. É muito importante ter comércios por perto, mas é necessário se atentar ao barulho do local. Opte por áreas residenciais, que têm ruas mais tranquilas;
  • não deixe de considerar a segurança do bairro. Para isso, confira a iluminação, o policiamento e pergunte aos moradores do local sobre o assunto;
  • avalie o crescimento do bairro. A compra de um imóvel também é um investimento, portanto, é importante escolher aquele que tem a possibilidade de valorização com o crescimento do bairro.

Opções de lazer

Os momentos de descanso e diversão também são palavras de ordem quando o objetivo é morar com qualidade de vida. Dessa maneira, é interessante buscar um imóvel que ofereça uma boa área de lazer.

Inclusive, esse aspecto tem sido muito valorizado nos empreendimentos atuais, sendo possível encontrar condomínios com academia, área gourmet, playground, piscinas, salas de jogos e, até mesmo, spas. Esses espaços são excelentes para passar um tempo com a família, bem como socializar com vizinhos e amigos sem precisar sair de casa.

Além disso, é preciso observar as possibilidades do bairro. As praças e parques são excelentes para fazer atividades em comum e praticar exercícios físicos — fator determinante para alcançar mais bem-estar.

Segurança

Com o número crescente das taxas de criminalidade, morar com qualidade de vida também é sinônimo de segurança. Por isso, a melhor escolha são os condomínios que estão preparados e oferecem mais tranquilidade para os seus moradores em um ambiente livre de ameaças. Nesse sentido, alguns aspectos precisam ser observados:

  • eficiência do monitoramento interno;
  • presença de políticas internas do condomínio;
  • alinhamento e preparo dos moradores e funcionários no que diz respeito a manter a segurança do local;
  • controle de entrada de moradores e visitantes;
  • uso de dispositivos de segurança, como alarmes, iluminação de emergência, detecção de incêndio, entre outros.

Além disso, é preciso avaliar se o bairro é seguro. Nesse sentido, é importante visitar o local várias vezes (em horários diferentes), fazer uma pesquisa na internet sobre os índices de criminalidade, conversar com o porteiro e os moradores para saber sobre os problemas da região.

Barulho

Não há nada mais desgastante do que morar em um local onde o excesso de barulho é constante. Com o tempo, isso pode gerar até problemas emocionais mais sérios, como o alto nível de estresse causado pelas noites mal dormidas.

Desse modo, é fundamental saber sobre as políticas do condomínio sobre o assunto. Ou seja, se há limitações de horários para festas e obras, se existem alternativas para abafar os sons — alguns apartamentos dispõem de isolamento acústico para evitar os ruídos. 

A rua também precisa ser tranquila, sem bares ou boates por perto e, claro, sem um trânsito intenso, que pode ser um grande vilão do sossego durante quase o dia todo. 

Qual é a importância de uma imobiliária nesse processo?

Para que a busca do imóvel seja mais fácil, é essencial contar com uma imobiliária que disponha de profissionais especializados na área. Isso porque os especialistas poderão avaliar e apresentar apenas as opções que atendam às suas expectativas e, ao mesmo tempo, sejam bons negócios. Sem contar que a empresa ajudará em todo o processo burocrático necessário nesse momento, tornando a compra ou locação muito mais segura.

Como você pôde ver, morar com qualidade de vida envolve uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de comprar um imóvel. Sendo assim, deve-se buscar por aquela oportunidade que ofereça conforto, segurança e diversão para aproveitar as horas vagas com toda a sua família.

Quer ajuda para encontrar o imóvel ideal? Então, não deixe entrar em contato com a Anuar Donato para contar com o auxílio de profissionais especializados no mercado imobiliário!