IDHM: melhores bairros para morar em BH

Se está pensando em se mudar para oferecer mais qualidade de vida para a sua família, certamente você já parou para refletir: quais são os melhores bairros para morar em BH? Então, saiba que, antes de efetivamente se lançar à procura de um imóvel que atenda a todas as nossas expectativas, é natural ter essa dúvida.

Belo Horizonte é uma cidade muito grande, com diferenças significativas de estrutura, segurança e renda. Por isso, encontrar o lugar ideal para morar com a sua família envolve muita reflexão e estudo.

No presente texto, falaremos um pouco sobre o IDHM e como ele pode ser um excelente parceiro na busca pelo bairro perfeito. Além disso, vamos listar alguns dos melhores bairros da cidade para que você os conheça melhor e tome a decisão correta. Continue a leitura!

O que é IDHM?

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é uma medida regional do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil) que leva em conta três indicadores: longevidade (expectativa de vida longa e saúde), educação (estudo e acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida).

O índice varia de 0 a 1, no qual 1 representa desenvolvimento pleno. São considerados não só os municípios, mas também as unidades federativas, regiões metropolitanas ou as chamadas UDHs (Unidades de Desenvolvimento Humano), que englobam as áreas com situação socioeconômica homogênea.

No Brasil, vários municípios e UDHs apresentam um índice bem próximo de 1. Belo Horizonte, que possuía um IDHM considerado médio, atingiu em 2010 uma pontuação suficiente para ser classificado como uma cidade de alto status, aproximando-se dos 0,8.

Algumas regiões e UDHs chegaram próximas da nota máxima, assemelhando-se aos índices de cidades de países desenvolvidos.

Melhores bairros para morar em BH

Esse índice pode ser um bom termômetro para escolher um bairro para viver. Como o IDHM se baseia em renda, educação e longevidade, já é possível entender o perfil local a partir desses três itens.

Basta analisar as UDHs que estão melhor posicionadas, cruzar esses dados com algumas preferências pessoais e outros fatores relevantes (acessos, trânsito, infraestrutura) para ter uma excelente lista de lugares para morar.

A seguir, listamos alguns dos bairros bem avaliados nesse ranking para que conheça e avalie qual(is) combina(m) com você e sua família. Confira!

Santo Agostinho e Lourdes

Resultado de imagem para bairro lourdes bh
Bairro Lourdes. Foto retirada do Google

No topo da lista, colocamos uma UDH com notas altas nos três fatores avaliados. De fato, o Santo Agostinho e o Lourdes conquistaram a maior nota da região metropolitana, 0,955 — e não é para menos.

A começar pela localização, podemos afirmar que estão em uma área privilegiada da zona sul — central, estratégica e com muitos acessos. É possível, mesmo assim, encontrar ruas poucos movimentadas e espaços verdes e silenciosos, mesmo que próximos aos centros comerciais.

Destacamos o shopping Diamond Mall, conhecido por agrupar um mix de lojas sofisticadas e luxuosas, além de uma praça de alimentação completa e excelentes salas de cinema. A região também é conhecida por sediar um dos melhores polos gastronômicos da cidade, agrupando restaurantes com cozinhas variadas e reconhecidas.

Nessa UDH também encontramos hospitais de alta qualidade, ótimas escolas — como o Colégio Santo Agostinho e o Bernoulli —, praças com espaços para crianças e adultos, além de importantes empresas privadas e públicas — como a Assembleia Administrativa.

Cidade Jardim, São Bento e Santa Lúcia

Essa é outra UDH com índice próximo de 1, que agrupa três bairros muito procurados e bastante variados. A Cidade Jardim, como o nome sugere, é um espaço altamente arborizado e horizontal. Para preservar a área, existe uma região onde só podem ser construídas casas, privilegiando a vista e a natureza nas ruas.

Resultado de imagem para bairro são bento bh
Bairro São Bento. Foto retirada do Google

O São Bento e o Santa Lúcia, que também têm suas regiões de casas — mas ainda assim agrupam muitos empreendimentos grandes de apartamentos — são bairros muito semelhantes, tornando-se por vezes difícil distinguir onde um termina e o outro começa.

Eles apresentam a mesma vantagem da UDH Santo Agostinho-Lourdes, por estarem bem posicionados, contarem com acessos estratégicos e preservarem ruas e quarteirões tranquilos e silenciosos.

Podemos destacar como vantagens a infraestrutura completa, com muitos supermercados, ótimas escolas e faculdades — Pitágoras, Loyola e Fundação Getúlio Vargas —, praças, hospitais e centros comerciais. Vale citar a proximidade com o maior shopping da cidade, o BH Shopping, e com um dos melhores shoppings de casa, o Ponteio Lar Shopping.

Além disso, a região está se tornando um interessante polo gastronômico — puxada pelo São Bento —, com muitas opções de restaurantes e bares de diferentes estilos.

Carmo, Sion e Mangabeiras

As UDHs Carmo/Sion e Mangabeiras (duas unidades com índice próximo a 1) também têm posição privilegiada na cidade, com acessos facilitados para a região central e saídas rápidas para o Belvedere e a BR040 — rodovia que leva aos condomínios.

O Mangabeiras é uma região de casas, famosa pela vista, pelo clima agradável e pelas incríveis mansões que encontramos desde a Praça JK até a Praça do Papa.

Resultado de imagem para bairro mangabeiras bh
Mirante Mangabeiras.

Falando em praças, é imprescindível mencionar que o número de espaços públicos de lazer — como a pista de cooper da Avenida Bandeirantes — existentes nessas UDHs contemplam pontos turísticos históricos como a Praça do Papa, a Rua do Amendoim — via curiosa onde os carros “andam sozinhos” — e a Praça da Bandeira.

A proximidade com o incrível Minas Tênis Clube II também é um ponto importante para quem gosta de praticar esportes ou de tomar sol e um banho de piscina nas horas de lazer.

Também vale dizer que existe uma excelente infraestrutura nas duas UDHs, com ótimas escolas e faculdades — Colégio Santa Dorotéia, Faculdade Fumec —, supermercados, padarias, farmácias, hospitais e uma cena gastronômica bem estabelecida na Rua Pium-í, com opções para todos os gostos e idades.

Funcionários e Savassi

Agora estamos falando de dois bairros históricos e muito importantes para a cidade. O Funcionários foi o bairro criado para abrigar as pessoas que trabalhavam para o governo, quando ele ainda ficava no Palácio da Liberdade. A Savassi é a região mais central desse bairro, que ganhou esse nome graças a uma famosa padaria homônima.

Resultado de imagem para savassi bh
Praça da Liberdade, Savassi.

Hoje em dia, a região é um polo de gastronomia e comércio e abriga muitas empresas públicas, privadas e startups. É conhecida pela sua variedade, pelo street mall Pátio Savassi — um shopping que permite cães, com um excelente mix de lojas e entretenimento —, por abrigar o melhor complexo esportivo da cidade — Minas Tênis Clube I — e também pela amplitude cultural.

O complexo da Praça da Liberdade abriga relíquias da arquitetura, museus como CCBB e Casa Fiat de Cultura e ainda fica pertinho do polo gastronômico de Lourdes. Claro que a região também conta com infraestrutura completa de supermercados, escolas, faculdades, hospitais, restaurantes e espaços verdes.

Se esse é o seu estilo e você quer estar no meio de toda essa cultura e versatilidade, entre em contato para conhecer nosso próximo lançamento, o incrível Edifício Georges Pompidou.

Santo Antônio e São Pedro

Resultado de imagem para santo antonio bh
Bairro Santo Antônio.

Juntos, os bairros Santo Antônio e São Pedro possuem elevado IDHM — 0,939. O Santo Antônio é um bairro extremamente charmoso e oferece aos seus moradores excelente qualidade de vida. Atrai, especialmente, jovens que foram criados na região e desejam morar perto da família.

Predominante residencial, o Santo Antônio possui diversas opções de imóveis a um bom preço. Além disso, é muito procurado por integrar uma localização privilegiada que permite o fácil acesso a todas as regiões de BH.

As avenidas do Contorno e Prudente de Morais são as principais vias de acesso ao bairro, que conta ainda com ruas de grande importância como Cristina, Barão de Macaúbas, Congonhas e Leopoldina.

A depender da edificação e altura em que o morador se encontra, é possível ter uma vista surpreendente de parte da capital mineira. O Santo Antônio fica próximo ao shopping Pátio Savassi e conta com uma grande diversidade de estabelecimentos comerciais que atende plenamente a toda a clientela. O bairro é contemplado também com a Praça do Cairo, local altamente frequentado por seus moradores.

Entre os mais tradicionais bairros de BH, o São Pedro é fundamentalmente composto por residências que possuem excelente estrutura para garantir a qualidade de vida dos belorizontinos. Estrategicamente localizada, pode-se chegar à região principalmente pelas avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo.

O bairro abriga o shopping Savassi e possui vida social intensa, incentivada pela variedade de cafés, restaurantes e casas noturnas. É no São Pedro que fica o Chevrolet Hall, uma das principais casas de shows da capital mineira.

E para quem acha que BH é conhecida apenas como a capital do boteco, temos uma notícia que pode surpreender aos mais desavisados. O bairro São Pedro abriga o São Pedro Valley, polo formado por startups que contribuem para a geração de renda e empregos.

Por esse motivo, a região conta com diversos escritórios no modelo coworking, o que proporciona o contato com um grande número de pessoas e empresas, de modo a ampliar as oportunidades de negócio. Esses escritórios permitem que você alugue um espaço para trabalhar de maneira totalmente independente.

Belvedere

Com IDHM de 0,951, o Belvedere é um dos bairros mais nobres de BH. Em seu entorno estão outras localidades amplamente desenvolvidas, como Santa Lúcia, Buritis e São Bento. Possui intensa verticalização e calçadas ao estilo português, contando com uma infinidade de jardins, suas ruas são largas.

O Belvedere é também o bairro mais alto da capital mineira, o que garante uma vista privilegiada. Por estar cercado pela Mata do Jambreiro, possui clima mais ameno quando comparado às demais regiões de BH.

Bairro Belvedere / foto: José Gustavo Abreu Murta

Trata-se de um bairro tranquilo, com alta qualidade de vida e toda a comodidade que um morador deseja. Os condomínios localizados no Belvedere oferecem estrutura completa de lazer e serviços. Além disso, a região abriga a Praça Lagoa Seca, um dos locais mais belos da cidade, ideal para caminhar, andar de bicicleta e passear com os filhos pequenos.

Para quem busca entretenimento, diversão, cultura, gastronomia e moda no mesmo lugar, a opção é o BH Shopping, que conta com mais de 400 lojas. Aliás, alternativas para se divertir no Belvedere não faltam. Vale citar o glamouroso Italiano Villa Roberti para os amantes de vinho e champanhe.

Com cardápio variado que inclui carnes especiais e grelhados, a choperia Djalma Mercearia Gourmet está na lista dos locais que devem ser aproveitados em Belvedere. E, como não poderia ser diferente, o Pátio e Templo Cervejeiro da Backer é ponto de encontro certo entre os apaixonados por cervejas especiais.

As avenidas Nossa Senhora do Carmo, Barão Homem de Melo, Raja Gabáglia, Afonso Pena e o Anel Rodoviário são as mais importantes vias que dão acesso ao bairro.

Buritis

A poucos minutos de carro de Belvedere fica o Buritis, bairro com excelentes residenciais que chamam a atenção de belorizontinos na faixa dos 25 aos 40 anos, casados ou solteiros. Além da localização privilegiada, as principais razões que levam à alta procura de imóveis na região se dão pela praticidade e pelos preços acessíveis.

Com IDHM de 0,943, à primeira vista, o Buritis lembra uma selva de pedras, mas basta circular pelas ruas do bairro para se deparar com belas paisagens naturais. Diferentemente de outras regiões tradicionais, é possível encontrar no bairro uma gama de edifícios construídos há pouco tempo.

Resultado de imagem para buritis bh
Bairro Buritis / foto: Edison Feital

Outra peculiaridade é a grande presença de prédios mistos, ou seja, residencial e comercial. Buritis possui uma excelente rede de comércio e um leque diversificado de serviços, tais como shopping, restaurantes, bares, farmácias, padarias e supermercados.

Grande parte dos estabelecimentos fica localizada na Avenida Mário Werneck, uma das principais vias que liga o bairro às demais regiões de BH.

Vila da Serra

Localizado em Nova Lima, região metropolitana de BH, o bairro Vila da Serra fica próximo à região sul da capital mineira. É, portanto, vizinho do Belvedere, que abriga o BH Shopping.

Trata-se de uma região nobre conhecida por sua tranquilidade e pelo verde. O tempo para se deslocar do bairro até o centro da capital gira em torno de 15 minutos. Vila da Serra, portanto, é perfeita para quem deseja viver em um bairro silencioso sem deixar de lado as facilidades de BH.

A grande vantagem em morar no bairro está em seus condomínios resort, pois oferecem uma megaestrutura que inclui serviços e áreas de lazer. Em suas edificações formadas por diversas torres o morador pode usufruir de comodidades como spas, piscinas, serviços médicos, restaurantes, quadras esportivas, academias, saunas e salões de jogos.

Bairro Vila da Serra / foto: Ronaldo Dolabella

Existem prédios que contam, inclusive, com salas de cinema. No quesito Educação, o Vila da Serra também não deixa a desejar. Há no bairro uma unidade do Colégio Santo Agostinho, instituição católica de renome responsável pela formação de crianças e adolescentes até o Ensino Médio.

Como pôde notar, existem muitas opções de bairros que oferecem segurança, lazer, gastronomia, cultura e saúde para você e sua família. Basta analisar nossas dicas para encontrar um lugar que ofereça qualidade de vida, fácil acesso a outras regiões da cidade e, consequentemente, mais tempo para aproveitar as horas livres.

Gostou do artigo? Sente-se mais preparado para encontrar o empreendimento ideal nos melhores bairros para morar em BH? Então, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais para ajudar os amigos que, assim como você, almejam morar em um excelente lugar.

1 thought on “IDHM: melhores bairros para morar em BH

Comments are closed.