Fundos imobiliários: entenda o que são FIIs e como investir!

Não é novidade para ninguém que investir no setor de imóveis em nosso país é uma alternativa bastante rentável, tendo em vista que esse é um ramo valorizado e que consegue passar com menos turbulências pelos períodos de crise. Por isso mesmo, conhecer melhor os fundos imobiliários pode ser uma excelente ideia.

Essa modalidade vem ganhando espaço no mercado, não apenas por conta da sua excelente rentabilidade, mas também por ser uma opção para quem não tem recursos para comprar uma casa, um apartamento ou um terreno. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

O que são os fundos de investimentos imobiliários?

Os fundos de investimentos imobiliários, também chamados pela sua sigla FII, são aplicações sediadas no mercado de propriedades. Em outras palavras, trata-se de um grupo de investidores que atuam em grupo com o objetivo de apostar nesse tipo de ativo, obtendo dividendos e rentabilidade com as transações ligadas aos imóveis.

O dinheiro fica em formato de cotas e é administrado por um gestor, que é o encarregado de garimpar oportunidades e realizar os investimentos mais interessantes. É comum que isso seja feito em forma de aquisição de unidades com potencial de valorização, mas também é possível ser por meio de locações, títulos imobiliários, entre outros.

Em linhas gerais, cabe ao administrador ou à instituição financeira escolhida fazer o monitoramento e encontrar as alternativas mais rentáveis, sejam elas urbanas ou rurais, físicas ou em papel, construídas ou em construção, comerciais ou residenciais. Opções não faltam e os resultados, no último ano, foram excelentes.

Como investir nos fundos de investimentos imobiliários?

Como dissemos, o mais habitual é que o investidor comum escolha um administrador para suas aplicações e é ele quem fica responsável por garimpar os melhores fundos de investimentos imobiliários e de comunicar ao cliente quais são as condições, o segmento, os termos de adesão e os critérios adotados pela política do FII.

Diante dessa realidade, não é difícil perceber que a escolha de uma boa corretora de valores é imprescindível para que essa relação seja repleta de agilidade, eficiência e segurança. Depois que você realizar o cadastro na empresa, que geralmente é feito digitalmente, você enviará os recursos por meio de TED, DOC ou transferência bancária.

Juntos, então, você e o seu gestor poderão escolher as melhores opções, visto que o mercado atual oferece uma imensa diversidade de fundos para se investir. É preciso analisar os ativos, os números e o histórico de rentabilidade, aferindo a sua solidez. A equipe da sua corretora tem especialistas que ajudarão sempre nesses momentos.

Quais as vantagens dos fundos imobiliários?

Você pode estar se perguntando porque alguém investiria em um fundo de investimentos imobiliários em vez de simplesmente comprar um imóvel, não é mesmo? Isso acontece por um motivo muito simples: esse tipo de aplicação oferece uma série de vantagens. Confira algumas delas a seguir.

Alta liquidez

A liquidez é a capacidade de ter o capital de um investimento nas suas mãos em pouco tempo. Quando você compra um imóvel, apesar de ser uma opção segura, você precisa vendê-lo para ter o dinheiro vivo, o que pode demorar um tempo. Nos FII, as cotas são negociadas na Bolsa e você pode reavê-las sem grandes complicações burocráticas.

Diversidade de investimentos

Quando você compra um imóvel, você aloca uma imensa quantidade de recursos em apenas uma unidade. Já nos fundos de investimentos imobiliários, você ganha uma imensa diversidade para seus investimentos, visto que é possível fazer aplicações de baixo valor, em diversas propriedades e em vários segmentos do setor.

Vantagens Fiscais

Os fundos de investimentos imobiliários também proporcionam excelentes vantagens do ponto de vista fiscal. Para pessoas físicas, por exemplo, não há a incidência do imposto de renda (IR) sobre os rendimentos distribuídos pelo fundo, o que eleva consideravelmente o retorno das suas aplicações.

Quais os melhores Fundos de Investimentos Imobiliários?

GGRC11

O GGRC11 é um fundo imobiliário que está sediado no ramo de logística e seu objetivo é a realização de aplicações em imóveis de finalidade comercial, preferencialmente dos setores de indústria e, como dissemos, de logística. Em 2018, o rendimento desse FII foi de nada menos que 25,71%, sendo um dos mais rentáveis do segmento.

Os lucros vêm da locação atípica, com finalidades pouco conhecidas no mercado brasileiro, como o built to suit, o retrofit e o sale and leaseback. Também há a possibilidade de venda, mas todas as transações precisam anteder aos critérios estabelecidos no contrato e na política de investimento descritas no regulamento.

TRXL11

O fundo TRXL11 é outro que vem chamando a atenção. Ele também está sediado no setor de logística e o seu objetivo principal é a aquisição dos direitos reais relativos a propriedades com natureza comercial, construídas e destinadas, prioritariamente, à operação de armazéns logísticos ou de plantas industriais, por exemplo.

Esse tipo de imóvel apresenta uma forte tendência de valorização em longo prazo, sobretudo quando localizados próximos a grandes centros urbanos, em importantes polos e vias de escoamento de cada região. Antes da locação, pela política do fundo, há uma avaliação de risco de crédito. A rentabilidade em 2018 foi de incríveis 25,61%.

PQDP11

O PQDP11 é um fundo imobiliário do ramo de Shoppings, mais precisamente o Parque Dom Pedro. Ele foi constituído no ano de 2009 sob a forma de condomínio fechado e com um prazo de duração indeterminado. Seu objetivo é explorar a participação que corresponde a quinze por cento do Bloco 1-A e Bloco 2.

Trata-se de uma área total de mais de 180 mil metros quadrados do empreendimento, que fica na cidade de Campinas, em São Paulo, e proporciona dividendos por meio do aluguel de todas as áreas locáveis detidas pelo FII, podendo, inclusive, vendê-las, observando-se as regras estabelecidas pelo regulamento. Em 2018, valorizou 25,39%.

Como você pôde ver, os fundos de investimentos imobiliários podem ser uma excelente alternativa para você que busca bons rendimentos, alta liquidez e toda a segurança do setor de imóveis!

Gostou de aprender sobre os fundos imobiliários? Então que tal seguir nossas páginas no FacebookLinkedInInstagram e YouTube?