Quando o assunto é alto padrão, exclusividade e conforto, o destaque do mercado imobiliário está no aumento do número de pessoas que querem morar em cobertura em BH.
Com plantas modernas e áreas de lazer cada vez mais completas, esse tipo de imóvel chama a atenção de compradores que desejam viver bem, em um lar feito sob medida para as suas necessidades.
Para quem reside em uma cidade grande e movimentada como Belo Horizonte, morar em uma cobertura significa, ainda, prezar pela segurança e tranquilidade no dia a dia.
Por isso, neste post, listamos 10 vantagens que mostrarão por que as coberturas são um excelente investimento para quem busca por comodidade, segurança, privacidade e qualidade de vida na capital mineira. Confira!
1. Espaço exclusivo
Quem nunca imaginou morar em um apartamento que atenda perfeitamente a todas as suas necessidades? Tendo a exclusividade como uma das principais características, a cobertura é capaz de proporcionar uma vivência única para os seus moradores, distinguindo-se das demais unidades que ocupam o mesmo prédio.
Um dos grandes diferenciais desse imóvel, por exemplo, é a área descoberta, que facilita o contato com a luz solar e com uma boa ventilação, além de permitir que você tenha uma vista espetacular da cidade.
Por ter uma metragem maior que a dos demais apartamentos, você também tem total liberdade para personalizar o espaço da forma que preferir, dando um ar mais aconchegante e charmoso para cada cômodo de sua casa.
2. Plantas pensadas para o seu conforto
Justamente para que você consiga aliar a comodidade aos seus objetivos, as plantas das coberturas são projetadas de maneira diferenciada, visando atender ao máximo os requisitos de conforto de seus moradores.
Na cobertura, o número de quartos pode ser maior do que nas demais unidades da edificação. Além disso, a estrutura e disposição dentro do imóvel podem ser diferenciadas. Os banheiros, por exemplo, tendem a ser maiores em tamanho e em número, além de contar com um espaço para a banheira de hidromassagem.
Essa alteração de estrutura é bastante comum, já que, no alto do prédio, não é necessário seguir o mesmo padrão de disposição de paredes e cômodos — como nas outras unidades. Assim, a cobertura pode ser, realmente, pensada de forma diferenciada.
É possível construir salas ou quartos mais amplos, variando de acordo com o perfil do público-alvo do condomínio. Outro quesito que apresenta uma grande diferença para os demais apartamentos é o acabamento.
Itens mais sofisticados e dotados de tecnologia são instalados para garantir o maior conforto para os seus moradores. Os outros andares também podem apresentar um padrão luxuoso, no entanto, não chegam ao mesmo nível do apresentado nas coberturas.
3. Mais segurança e privacidade para a sua família
Com toda a agitação encontrada na capital mineira, as coberturas têm se tornado o melhor investimento para quem busca por conforto e, principalmente, por segurança. Isso acontece porque as suas estruturas são capazes de promover um espaço que se assemelha ao de uma casa, mas com toda a proteção que só um condomínio pode assegurar.
Alguns prédios, por exemplo, além de contarem com a instalação de um sistema de vigilância 24 horas, também proporcionam aos seus moradores a exclusividade dos elevadores com código de acesso, o que dificulta ainda mais a circulação de pessoas desconhecidas.
A grande vantagem, nesse quesito, é que a quantia total investida na segurança é dividida entre todos que vivem no condomínio, fazendo com que o valor não pese no bolso de ninguém.
No que diz respeito à tranquilidade e privacidade, esse tipo de imóvel também se destaca. Como não há vizinhos morando no andar de cima, você não terá de se preocupar com os barulhos que, normalmente, é motivo de incômodo para muitas pessoas — como os que são produzidos por objetos caindo ou por sapatos de salto.
Além disso, por estar localizada no último andar do prédio, a cobertura também se distancia dos ruídos gerados por ruas mais movimentadas — algo comum em grandes cidades como Belo Horizonte.
4. Vista privilegiada da cidade
Para os apreciadores de uma vista de tirar o fôlego, as coberturas são o local perfeito para morar. Por estar no topo do prédio e ter uma área descoberta, esse tipo de imóvel proporciona uma vista da cidade que poucos têm acesso. O ambiente mais fresco também é um atrativo para aqueles que desejam aproveitar o tempo livre para contemplar o pôr do sol e a região onde vivem, observando o que acontece ao seu redor.
E por que não valorizar ainda mais o seu espaço com um jardim? Além de ter maior contato com a natureza, você poderá desfrutar de um ambiente relaxante que, unido à paisagem à sua volta, ajudará a fugir da correria do dia a dia.
Pense bem: você terá um cantinho tranquilo e personalizado, mas sem se distanciar da agitação e comodidade que só uma cidade grande como Belo Horizonte tem.
5. Valorização do patrimônio
Mesmo tendo um preço mais elevado que os outros apartamentos, as coberturas são altamente valorizadas por toda a sua facilidade em proporcionar conforto e privacidade aos moradores. Por se tratar de imóveis que se diferenciam em relação às outras unidades do prédio — e, em muitos casos, serem de alto padrão —, a procura se torna elevada por parte de quem deseja viver bem.
Exatamente por isso, todas as vantagens citadas ao longo deste post fazem da cobertura um excelente investimento e são facilitadoras na hora da venda. Ou seja, a aquisição desse tipo de imóvel não só trará grandes benefícios para a sua família no presente, como também se tornará um importante investimento em patrimônio para você e seus descendentes no futuro.
6. Diferencial arquitetônico
As plantas de apartamentos na cobertura costumam ser diferenciadas e atender ao alto padrão de qualidade.
As novas construções trazem quatro tipos de plantas mais comuns para esses imóveis: padrão, top house tradicional, linear e top house invertida. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.
Cobertura padrão
Via de regra, esse é o modelo mais tradicional de apartamentos na cobertura. São dois andares, sendo que o primeiro deles está na parte inferior, acomodando uma cozinha e, em alguns casos, quartos menores.
A parte superior abriga uma ampla sala de estar e os quartos principais da cobertura. Também é possível encontrar um terraço ou uma sacada ampla com vista para a região.
A área de lazer privativa costuma ficar no segundo andar, com uma churrasqueira ou minicozinha para dar mais conforto e autonomia para os moradores.
Os imóveis que contam com elevador privado — que para na porta dos dois andares — costumam ser ainda mais valorizados, já que proporcionam ainda mais privacidade.
Cobertura Top House Tradicional
Esse conceito de casa de dois andares é projetado em um edifício, tornando a cobertura um local ainda mais diferenciado. A ideia da Top House Tradicional é promover aos moradores mais intimidade, sem a sensação de morar em um prédio com tantos outros vizinhos tão perto.
Nesse modelo de cobertura, a área de lazer e sala para recepção de convidados fica na parte inferior, e a casa, propriamente dita, fica no piso superior, garantindo a privacidade dos moradores.
Nas plantas modernas, o espaço gourmet, as salas e a cozinha são construídos no primeiro andar, com toda a infraestrutura necessária para receber convidados ou apenas se sentir bem em uma parte da casa.
No piso superior, ficam os quartos e a sala íntima dos moradores, isolados da parte inferior. O que é comum, nos dois pavimentos, é um espaço aberto com vista para a região. Na parte superior, estão as sacadas e, na inferior, um lounge.
Cobertura Linear
Já a estrutura linear, que é mais rara e valorizada, conta com todos os aposentos e a área de lazer em apenas um nível. Sua arquitetura encanta os moradores não só pelo tamanho e pela distribuição dos cômodos, mas também pela privacidade, uma vez que há apenas uma cobertura por edifício.
Cobertura Top House Invertida
O conceito do modelo invertido é manter a parte íntima dos moradores no piso inferior, aproveitando todo o pavimento para a construção de quartos amplos, banheiros espaçosos e uma sala privada.
No pavimento superior, estão localizadas a entrada principal, cozinha, sala de estar e área externa de lazer. Esse ambiente se torna um espaço de convívio social e está preparado para receber visitantes com todo o conforto.
Nesse modelo de construção de cobertura de alto padrão, o elevador privado chega ao andar de cima, justamente para a comodidade dos moradores. O andar inferior fica isolado e conta apenas com acesso interno, para garantir total privacidade.
Com esse tipo de planta invertida, é possível aproveitar ao máximo o espaço do imóvel e planejar subdivisões que valorizem os cômodos e tornem os ambientes bastante aconchegantes.
7. Mais espaço para o lazer
Talvez o fator que mais chame a atenção em uma cobertura de luxo é o seu tamanho. Normalmente, esse tipo de unidade projetada se parece como uma casa totalmente diferenciada da edificação.
Por esse motivo, a cobertura geralmente tem uma área útil maior e conta com espaços projetados para lazer e festas. Essas áreas, que são cada vez mais completas, possibilitam que os moradores recebam familiares e amigos em um ambiente individual e mais confortável.
As opções de lazer nas coberturas podem variar. Normalmente, são encontradas piscinas, churrasqueiras e espaços gourmet. Assim, o morador foge do problema de quem mora em apartamento, que não tem espaço e precisa fazer a locação dos salões do condomínio para dar uma recepção para os convidados, por exemplo.
Isso não impede, é claro, que você use toda a sua criatividade para adaptar a área externa de acordo com o seu perfil. Afinal, a qualidade de vida de ter um espaço maior para compor os ambientes e, ainda, uma vista para belas paisagens da cidade, é o sonho de muitos futuros compradores.
8. Valores do condomínio variáveis
Os valores de condomínio para os proprietários de coberturas tendem a ser variáveis, de acordo com o tipo de construção e as normativas internas. Quando o regimento interno prevê o rateio das taxas, é preciso entender que, dependendo do tamanho e das instalações, os valores para a cobertura podem ser mais altos.
Por exemplo, para um imóvel com piscina na cobertura, não é possível que o proprietário pague a mesma taxa de consumo de água que os demais. É preciso haver uma cobrança extra pelo gasto que esse tipo de lazer proporcionará.
Cada condomínio decide qual é o tipo de cobrança das taxas administrativas, de acordo com a convenção aprovada em assembleia. Portanto, é preciso conhecer as regras antes de calcular os valores das taxas para a unidade da cobertura.
9. Incidência maior de luz natural
Quanto mais alta for a cobertura, menos barreiras serão criadas para que a luz solar chegue a todos os cômodos da casa. A luz natural é um dos fatores mais importantes para quem está adquirindo um imóvel, afinal, nada pior do que um apartamento que não pega sol, vive gelado e na sombra, não é mesmo?
Os moradores da cobertura têm incidência de luz solar de ambos os lados, dependendo apenas da posição do sol a cada hora do dia e dos prédios vizinhos, que podem ser os únicos a proporcionarem uma concorrência.
10. Melhores condições de ventilação
Para quem está no último andar de um prédio, problemas de ventilação são quase inexistentes. As entradas de ar podem ser feitas por qualquer um dos lados do imóvel.
Ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração que as coberturas precisam de uma atenção maior na calefação e temperatura dos ambientes.
Por estarem no alto, costumam ser mais quentes no verão e mais geladas no inverno. Esse não é um grande problema, já que, morando no topo de um prédio de alto padrão, basta dosar as temperaturas e aproveitar a vista.
Morar em uma cobertura é ter a sensação de viver em uma casa espaçosa, mas com todas as vantagens que um condomínio pode oferecer. Portanto, ao procurar por um novo imóvel, avalie bem a relação custo-benefício e leve em consideração que essa opção pode viabilizar tudo o que a sua família merece: tranquilidade, comodidade, segurança, lazer e, principalmente, qualidade de vida.
Gostou deste post sobre as vantagens de morar em cobertura em BH? Então, aproveite a visita no blog para ler o nosso texto sobre os 8 motivos para escolher um apartamento de cobertura e tome a sua decisão!