Tipos de apartamentos: conheça suas principais diferenças

Embora o mercado imobiliário seja um segmento muito vantajoso para quem está pensando em investir dinheiro, existem diversas alternativas de propriedades e isso pode postergar a decisão de compra de qualquer pessoa. Por isso, entender quais são os tipos de apartamentos e conhecer suas principais diferenças pode ser muito interessante.

O fato é que o setor vem se adaptando para atender aos mais variados públicos e isso acaba refletindo nos imóveis disponíveis e nas suas próprias características, que estão cada vez mais versáteis. Confira o conteúdo a seguir e descubra qual unidade atende melhor às suas demandas e necessidades. Vamos lá?

Apartamento padrão

O apartamento padrão é o tipo de imóvel que você mais encontra na maioria das cidades, sobretudo nos centros urbanos. Isso ocorre em função do aumento da população e da verticalização dos municípios, que acabam implicando na necessidade de construir unidades funcionais, dinâmicas, mas com uma metragem menor.

A sua característica principal é ter divisões internas bem definidas e fazer parte de uma estrutura maior, que é o prédio no qual ele está inserido. Geralmente, os cômodos são bem separados, embora já exista uma tendência na adoção de menos divisórias e um conceito amplo.

Cobertura

As coberturas estão entre os imóveis mais valorizados do mercado e são consideradas uma propriedade de luxo, na qual um apartamento consegue reunir a funcionalidade de estar inserido em um prédio com algumas das qualidades de uma casa, como áreas externas privativas, por exemplo.

Trata-se da unidade que está localizada no último andar de um edifício, com ambientes exclusivos e, normalmente, espaços destinados para o lazer da família, que podem ser uma churrasqueira, uma piscina, uma sauna, uma varanda gourmet ou meramente um quintal. A metragem ampla é um dos seus maiores atrativos.

Duplex

O duplex também é um dos principais tipos de apartamentos e, como o próprio nome já indica, trata-se de uma unidade com dois andares. Via de regra, isso ocorre em coberturas, mas existem casos de imóveis duplex em andares mais baixos ou até mesmo no térreo de um edifício.

Seu ponto forte costuma ser a metragem maior, mas, nos outros pontos, esse tipo de propriedade não costuma se diferenciar muito de um apartamento padrão, com cômodos bem divididos. Nos casos de unidades de três andares, elas passam a ser chamadas de triplex.

Loft

O loft é um dos tipos de apartamentos que mais possuem charme no mercado. Eles surgiram nos Estados Unidos, nas décadas de 60 e 70, sendo produzidos a partir da oferta de antigos galpões em áreas industriais de algumas cidades, sobretudo dos maiores centros urbanos. As pessoas negociavam a propriedade e faziam reformas para usarem como residência.

Isso fez com que tivessem muitas características peculiares, como o pé direito alto, as grandes janelas e muita iluminação natural, além de poucas divisórias. No Brasil, os lofts costumam ser mais raros, porém são muito procurados por jovens e pessoas que estejam buscando um pouco mais de modernidade e sofisticação.

Studio

Os studios são os tipos de imóveis que costumavam ser mais encontrados em mercados de outros países, como no americano e no europeu. No entanto, essas unidades já estão se tornando mais comuns no Brasil e guardam algumas similaridades com o loft, embora a sua origem e as suas plantas costumam ser consideravelmente diferentes.

Esses pequenos imóveis costumam apresentar algumas divisões internas, embora investir no conceito amplo seja muito interessante, haja vista que eles costumam ter uma metragem mais discreta. Uma escolha muito comum é a utilização do modelo de cozinhas americanas, no qual esse ambiente se liga com a sala de estar.

Giardino (Garden)

O giardino, também chamado de apartamento garden, é outro tipo de apartamento que vem ganhando muito interesse do mercado imobiliário, tanto para aluguel quanto para investimentos de compra. Trata-se das unidades que ficam no térreo de um edifício e possuem uma área exclusiva, como um quintal ou um jardim.

No setor de luxo, muitos têm aproveitado esse espaço para agregar diferenciais como uma varanda gourmet, uma churrasqueira, um forno de pizza ou até uma piscina. É uma escolha muito procurada, por exemplo, para quem está mudando de uma casa e quer ir se acostumando com a sensação de morar em um prédio.

Townhouse

O termo townhouse é outro que vem começando a ser cada vez mais utilizado no mercado imobiliário brasileiro e isso está ocorrendo por conta dos muitos diferenciais que esse tipo de apartamento pode proporcionar para os seus moradores. Via de regra, são unidades geminadas que, em linhas gerais, possuem a mesma arquitetura externa e dividem parede com as outras.

Uma townhouse pode ir desde imóveis básicos até os mais luxuosos, variando muito em tamanhos e valores. Enquanto a metragem interna fica a cargo dos proprietários, as áreas comuns costumam ser gerenciadas pelos condomínios ou pelas associações locais, que incluem o estacionamento, as calçadas e os espaços recreativos.

Flat

Não dá para falar dos tipos de apartamentos da atualidade sem citar os flats, que vêm sendo cada vez mais procurados, especialmente nas grandes capitais. Trata-se de um tipo de unidade que agrada em cheio o público que não quer perder tempo e está em busca de mais praticidade e dinâmica para a sua rotina diária.

O flat faz parte de uma estrutura maior e funciona de maneira semelhante a um hotel, no qual os moradores podem ter a prestação de várias prerrogativas, como o serviço de quarto, limpeza, ambiente de alimentação, áreas de lazer, manutenção, além da segurança e comodidade de portarias 24 horas.

Esses são os tipos de apartamentos que você não pode deixar de conhecer. Cada um deles tem as suas características mais marcantes, que atendem melhor a certos públicos e podem acertar em cheio na função de atender aos seus anseios, bem como as necessidades, vontades e demandas da sua família.

Aprendeu algumas coisas com este artigo? Então, divida essas informações com os seus amigos e compartilhe livremente esse artigo em suas redes socais!