Afinal, o que devo considerar antes de comprar uma casa de luxo?

Investir no mercado imobiliário é uma excelente escolha, sobretudo para quem está pensando em uma forma relativamente simples, eficiente e potencialmente lucrativa de aplicar o seu dinheiro. Dentro desse contexto, saber o que você deve considerar antes de comprar uma casa de luxo pode ser uma ideia muito válida.

Esse é um segmento que está crescendo no setor de imóveis e tem apresentado vários diferenciais em relação aos outros tipos de propriedade, especialmente, por conta da exclusividade e da solidez dos compradores. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema.

Quais são as vantagens de uma casa de luxo?

Alto potencial de valorização

O alto potencial de valorização é uma das grandes vantagens de comprar uma casa de luxo que você não pode deixar de considerar. Isso ocorre por vários motivos: enquanto muitos imóveis comuns podem ficar estagnados, unidades de alto padrão sempre serão alvo de interesse, pois contam com diferenciais muito buscados no mercado.

O público que consome essas casas costuma sofrer menos com as crises e alterações da economia, o que, por si só, já garante uma demanda constante de compradores e locadores. Além disso, cada vez mais pessoas estão em busca de características como segurança, acabamento detalhado e boa localização.

Maior nível de segurança

Uma das grandes vantagens de uma casa de luxo é que esse tipo de unidade costuma proporcionar uma segurança maior para os proprietários, para sua família e para os seus visitantes. Isso é muito importante, especialmente, se considerarmos o aumento da violência nas grandes cidades e os elevados índices de criminalidade do país.

Dentro dessa realidade, esses imóveis são um verdadeiro oásis de paz e tranquilidade. Em geral, o projeto já inclui essa preocupação e contempla a propriedade com portas e janelas mais resistentes. Os condomínios também não ficam atrás, oferecendo portaria 24 horas e sistemas de monitoramento e vigilância.

Possibilidade de renda passiva

Mesmo que você não esteja comprando uma casa de luxo com o intuito de ganhar dinheiro alugando o imóvel para terceiros, é sempre bom ter a tranquilidade de saber que essa é uma possibilidade concreta de negociação, caso você necessite. Sendo assim, a possibilidade de renda passiva é outro benefício de comprar unidades de alto padrão.

Como dissemos, há um público cativo razoavelmente constante e, com isso, você ganha a oportunidade de alugar e receber um valor mensal fixo. Em outras palavras, essa aquisição é um negócio excepcional, que ajudará você a gerar mais patrimônio e a ter mais segurança no futuro.

O que considerar antes da compra?

Embora comprar uma casa de luxo seja um negócio muito vantajoso sob os mais diversos aspectos, é muito importante ter o conhecimento necessário para escolher com inteligência e não desperdiçar dinheiro em uma unidade que não seja, efetivamente, de alto padrão. Confira a seguir como fazer isso do jeito certo.

Localização

O primeiro passo para comprar uma casa de luxo é avaliar muito bem a localização. Mesmo que a unidade não fique, necessariamente, em um bairro muito nobre, é fundamental escolher um local que tenha potencial de valorização ou que esteja recebendo investimentos, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada.

Logicamente, as propriedades de alto padrão tendem a estar em regiões estratégicas, visto que as construtoras não investiriam grandes quantias de dinheiro em localidades pouco vantajosas. Priorize, por exemplo, onde há presença de lojas, mercados, estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades, academias, etc.

Exclusividade

Um dos principais motivos para alguém pagar mais por uma casa de luxo é a sua exclusividade, não é mesmo? Esse um dos grandes diferenciais de alto padrão e os consumidores do segmento estão em busca de experiências cada vez mais personalizadas, inclusive no mercado imobiliário.

Por conta disso, tenha olhos atentos para alguns detalhes que ajudem a oferecer mais sofisticação e o máximo de conforto possível, por meio de diferenciais que podem ser notados desde o projeto até a prestação de serviços do condomínio, como portaria 24 horas, estacionamentos, lavanderias e outras conveniências.

Áreas de lazer

Outro fator que você deve avaliar antes de comprar uma casa de luxo é que esse tipo de imóvel costuma oferecer uma boa área de lazer para os moradores. A infraestrutura é de ponta e é comum encontrar diferenciais no próprio imóvel, como uma varanda gourmet, cozinha americana ou um amplo quintal.

Já os condomínios não costumam ficar atrás e oferecem piscina, sala de ginástica, salão de festas, quadra poliesportiva, sauna e outros ambientes do gênero. Os projetos também costumam proporcionar aos moradores um bom número de vagas de garagem, suficientes para suportar automóveis de grande porte.

Arquitetura

As casas de luxo também são aquelas que proporcionam uma arquitetura diferenciada aos olhos. Hoje em dia, construtoras e incorporadoras de alto nível não hesitam em procurar a assinatura de arquitetos renomados em seus empreendimentos, principalmente, a dos profissionais que estão se destacando nas construções desse quilate.

O projeto arquitetônico do imóvel tende a ser excepcional, majestoso e exclusivo, sendo inteiramente desenvolvido por empresas que já contem com um nome sólido no ramo imobiliário. Plantas muito simplórias ou padronizadas dão a certeza de que você não está lidando com uma construção de padrão elevado.

Acabamentos

Não é só o projeto exclusivo que dá a certeza de que você está diante de uma casa de luxo. Os acabamentos da unidade são um tremendo diferencial, ainda mais se você considerar que essa tende a ser a parte mais cara da obra. Sendo assim, perceba que, em uma unidade diferenciada, o investimento em materiais de qualidade é fundamental.

O piso, por exemplo, conta com o que há de melhor na construção civil, como mármore e madeiras nobres. Maçanetas e fechaduras terão predileção por aço inoxidável ou metais de excelente qualidade. Isso confere muito mais beleza e durabilidade ao projeto, tornando a propriedade genuinamente especial.

Como você pôde ver, escolher uma casa de luxo pode não ser uma tarefa das mais simples. No entanto, seguindo essas dicas e tendo um pouco de paciência, você poderá fazer um investimento único, com excelente potencial de valorização para o seu patrimônio.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como comprar uma casa de luxo? Quer conhecer algumas das melhores opções do mercado? Então, não deixe de conferir o nosso site!