Como escolher um imóvel para morar? Independentemente da classe social, ter um lar adequado ao ritmo de vida próprio e ao da família é um grande desejo das pessoas. Além da segurança de ter um investimento bem-feito, há também a comodidade de possuir um espaço confortável. Mas, quando se dá o grande passo de escolher um imóvel, são muitas as dúvidas até tomar a decisão mais acertada.

É preciso ter muito planejamento e clareza do que se pretende adquirir. Para ajudar quem ainda está com dúvidas listamos algumas dicas essenciais para tomar essa decisão. Confira!

Escolha uma imobiliária de confiança

Sabemos que, hoje em dia, é possível fazer muita coisa pela internet e acabamos achando que somos um pouco especialistas em tudo. Mas, ao fazer uma escolha tão importante como essa, nem pense em comprar ou alugar uma casa sem o auxílio de um bom corretor de imóveis e uma imobiliária de confiança.

Isso porque, ao conversar com um profissional, ele vai filtrar suas vontades e necessidades e lhe ajudará a encontrar o que está mais de acordo com o seu perfil e dentro do seu orçamento. A expertise de uma empresa do ramo vai facilitar — e muito — as coisas para você e sua família. Acredite!

Também é interessante que você conheça a imobiliária que vai lhe auxiliar. Procure saber a opinião de amigos da sua cidade, por exemplo. Além disso, compreenda qual o foco da empresa e como ela trabalha.

Tenha em mente o valor que poderá investir

Antes de mais nada, saiba quais serão as suas condições de pagamento. É preciso ter em mente o valor que você terá para investir no negócio e como você pretende fazê-lo.

Em uma compra de imóvel, por exemplo, você precisa calcular como isso afetará o orçamento da família durante todo o período do financiamento ou empréstimo — por se tratar de um grande investimento.

financiamento é a opção mais utilizada para esse tipo de aquisição, especialmente por causa do crédito imobiliário que é oferecido, pelas boas alternativas de pagamento, em que o tempo para quitar o empréstimo é determinado pelo banco e pelo cliente. Portanto, é necessário que seja feito um bom planejamento.

Com a noção do quanto, na totalidade, você pode pagar por um imóvel ou despender em um aluguel, é possível começar suas buscas por uma casa ou apartamento que se encaixe no seu perfil.

Faça um planejamento para um longo período

Neste ponto da busca pela casa nova, entra o planejamento imediato e de longo prazo. Você sabe quais são as necessidades da sua família para o presente e também para os próximos anos? Caso ainda não tenha pensado nisso, esse é o momento de refletir como seria a morada dos sonhos.

Se você é dono de um negócio local e não pretende mudar de cidade, está aí um bom começo para saber que um imóvel é um ótimo investimento e que, fazendo a escolha certa, é muito provável que você vá permanecer na mesma residência por muito tempo.

Investir em um imóvel exige tempo e estrutura. Então, o ideal é visualizar um quadro a longo prazo para saber se esse investimento é realmente válido e se ele vai continuar valendo a pena dentro de alguns anos.

Coloque no papel as necessidades da sua família

De forma bem prática, reúna a família para fazer uma lista do que vocês querem e realmente precisam, esse é um passo importante para quem tem dúvidas sobre como escolher um imóvel para morar. Obviamente, seus filhos vão votar por uma casa com piscina e campo de futebol. Então, cabe a você filtrar o que é extremamente essencial e o que cabe no seu orçamento.

Começando pelo tamanho do imóvel, que deve ser proporcional à quantidade de pessoas que vão morar no local e também ter a ver com o seu estilo de vida.

Caso você goste de receber os parentes e os amigos ou costuma fazer festas e jantares, por exemplo, isso deve ser inserido no seu planejamento. Ou seja, o ideal é que você escolha um lugar com sala ampla e, se possível, com uma área específica para as celebrações.

Além do quarto do casal, é bom que cada filho tenha o seu canto próprio, mesmo que atualmente eles durmam juntos e gostem da ideia. Quando crescem, as crianças ficam mais independentes e precisam ter o seu espaço respeitado. Se você pretende ampliar a família, coloque isso na conta também.

Outro ponto bem importante, mas nem sempre lembrado, é a quantidade de vagas na garagem. Hoje a família pode ter apenas um carro, mas talvez no futuro sua esposa venha a ter outro e mais adiante ainda os filhos vão querer um também. Logo, nesses casos, o mínimo que você deve almejar é uma garagem com duas vagas, certo?

Pense na localização ao escolher um imóvel

Um quesito muito importante antes de decidir pela nova morada é a localização. Você pode ter algumas regiões de sua preferência, mas será que elas se encaixam no seu orçamento ou na rotina da família? Também é preciso pensar se o bairro escolhido aumenta ou diminui a valorização do imóvel para uma possível venda.

A localização é um fator que impacta bastante na escolha correta do imóvel, um vez que ela reflete na valorização da propriedade. Isso acontece porque, com o desenvolvimento de determinada região, a procura por casas ou apartamentos naquele espaço aumenta e com isso o preço também aumenta.

Então, uma localização que tem imóveis muito valorizados é considerada uma boa região para se viver, seja por conta da infraestrutura ofertada, pela mobilidade e disponibilidade de boas vias de acesso e até mesmo por conta da segurança que ela oferece aos moradores.

Analise a infraestrutura da região

Como foi dito, a infraestrutura é um dos fatores que devem ser bem analisados para fazer uma boa escolha de um imóvel para comprar. A disponibilidade de estabelecimentos e recursos que vão contribuir para a sua qualidade de vida na nova casa.

Essa é uma questão que visa às necessidades de todos, portanto, pesquise se existem boas escolas na região, algumas opções de lazer e entretenimento, mercados próximos e tudo que facilite a rotina. Você não precisa morar em uma região central, mas o acesso para os principais pontos da cidade deve ser fácil.

Busque por opções de lazer

As opções de lazer também devem ser um fator importante antes de escolher um bom imóvel para morar e isso não se limita apenas ao bairro, visto que elas podem ser encontradas também em bons empreendimentos condominiais.

Existem muitos apartamentos que são compostos por boas áreas de lazer de uso comum entre os moradores. Dessa forma, é possível ter excelentes momentos de descanso, descontração e diversão em família. Esses espaços costumam ser: academia, área gourmet com churrasqueira, playground para as crianças, salão de festas, quadra de esportes, salão de jogos, etc.

Quem mora nesse tipo de investimento pode aproveitar esses espaços entre si e até mesmo com visitantes, seja para comemorar alguma ocasião ou até mesmo fazer uma reunião de família. Existem diversas atividades que podem ser feitas nesses locais.

Ter uma boa opção de lazer em seu prédio é uma forma muito fácil de curtir e fugir um pouco do estresse do cotidiano, que vai impactar diretamente na saúde e qualidade de vida dos moradores. Vai ser ótimo poder chegar em casa e curtir uma piscina após um dia muito cansativo e de muito calor, não é mesmo?

Vale destacar que nem todos os prédios tem essas opções, portanto é importante procurar por empreendimentos que ofereçam esse tipo de estrutura e também se planejar para poder custear esse tipo de imóvel.

Para aquelas pessoas que preferem morar em uma casa, ter essa opções de lazer dentro do próprio imóvel pode ser um pouco mais difícil, porém não é impossível. Muitos imóveis de alto luxo oferecem essas instalações, porém é necessário lembrar que os custos de manutenções estão por sua conta.

No entanto, você pode optar pelas alternativas de lazer da região, que atendem todas pessoas, mesmo aquelas que moram em apartamentos ou casas. Portanto, pesquise bairros que tenham clubes, parques, praças, dentre outros.

Nesses espaços, você conseguem aproveitar uma boa piscina, fazer caminhadas com a família e relaxar enquanto respira um ar puro da natureza, mesmo que um ambiente muito urbano, bem como se divertir e ter momentos de descontração em parques de diversão.

Avalie a questão da segurança

Devido o crescimento da criminalidade e violência nos grandes centros urbanos, a segurança é um dos fatores primordiais para se obter qualidade de vida. Muitas pessoas então buscam por locais mais seguros, seja em uma casa ou um apartamentos.

Os apartamentos conseguem trazer uma infraestrutura de segurança, isso porque muitos prédios contam com portaria 24 horas, portão eletrônico monitorado, câmeras de segurança, controle bastante restrito dos visitantes, além de boas ferramentas, como cercas elétricas, senha no elevador, portas de entrada magnética, dentre outros.

É muito importante investir em uma infraestrutura de segurança, trazendo equipamentos que vão deixar o imóvel mais seguro. Com isso, você vai conseguir até valorizar mais a sua propriedade e o principal: ter mais tranquilidade.

Um grande diferencial também da segurança é a rede de vizinhos. Existem locais onde a vizinhança está integrada em prol de proporcionar uma moradia mais segura para todos que vivem ali. Então, é muito importante poder contar com esses vizinhos para ajudar no monitoramento do bairro, em busca de uma vida mais segura.

Por fim, fique por dentro de como é o policiamento do bairro, o índice de violência, a iluminação pública e, até mesmo, o movimento nas ruas, que pode ser um indício de como é o ritmo da região. Com isso, você consegue conhecer um pouco da região e ver como a segurança é trabalhada ali.

Se você gostou de um determinado imóvel, mas não conhece muito bem a localização, faça uma breve pesquisa de campo e tente vivenciar o território por, pelo menos, um final de semana. Perceba se você e sua família se sentem seguros ao andar pelas ruas próximas do possível lar e se vocês se imaginam morando por ali.

​Confira os diferenciais do imóvel

O imóvel vai ter impacto direto na vida dos moradores, portanto é importante avaliar os diferenciais da propriedade, de modo que eles se transformem em benefícios para todos os moradores. Imóveis recém-construídos trazem acabamentos mais modernos, com materiais de qualidade e que vão durar por muito mais tempo.

É importante também atentar-se ao tamanho dos cômodos, para que você consiga aproveitar bem os espaços. Bons diferenciais como projetos de iluminação, armários planejados para quartos e cozinhas, também devem ser analisados, para facilitar a vida dos moradores.

Avalie também a mobilidade

A mobilidade é outra questão que impacta na qualidade de vida em qualquer região que você for morar. Portanto, verifique se o local tem um bom serviço de transportes públicos, tanto para estações de ônibus como para estações de metrô, e que ainda atendam a vários locais da cidade de forma facilitada.

Imóveis bem localizados em regiões centrais da cidade tem fácil acesso para outras regiões, tanto com transportes públicos como também para viagens de carro. Optar por esses locais pode ser uma excelente estratégia, mas procure conhecer também o tráfego da cidade, para que você não perca muitas horas no trânsito. Um local que tenha uma boa mobilidade, não vai te trazer problemas com trânsito  em horários de pico, que atrapalham a rotina.

E então, a missão de escolher um imóvel parece um pouco mais simples para você agora? Essas foram algumas dicas bem práticas para você afunilar as opções e conseguir diferenciar os sonhos vagos de uma realidade concreta e mais satisfatória.

Gostou de saber um pouco mais sobre como escolher um imóvel para morar? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse ou até mesmo conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato conosco que iremos te ajudar naquilo que precisa!