Now Reading:
Como selecionar uma imobiliária de confiança para você
Full Article 11 minutos lido

Na hora de decidir se uma empresa reúne os pré-requisitos indispensáveis para ser considerada uma imobiliária de confiança, diversos pontos precisam ser analisados. Essa verificação é fundamental no sentido de evitar todo tipo de problema.

Afinal, só quem conhece bem o ramo está plenamente capacitado a apoiar a compra de um imóvel. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse objetivo. Continue a leitura e veja o que analisar ao escolher uma empresa na busca pela sua próxima propriedade! Acompanhe e confira!

Fique atento ao tempo de atuação da empresa

Imobiliária que trabalha mal ou age de forma desonesta termina saindo logo do mercado. Isso porque, ao agir de forma inescrupulosa ou revelar-se incapaz de defender os interesses da clientela, constrói uma reputação ruim. Esse fator já seria determinante para a empresa precisar se retirar dos negócios, ainda mais em tempos nos quais as ocorrências ganham logo destaque, seja nas redes sociais e/ou nos canais de reclamações online.

Aliados do consumidor, esses mecanismos terminam por encurtar a carreira das empresas aventureiras. Afinal, em um setor em que confiança é tudo, ser pouco ético ou agir em desacordo com as regras acarreta sérias implicações.

Com isso em mente, preste atenção ao tempo de atuação da imobiliária com a qual você pretende fazer negócio. Se a empresa já estiver vários anos estabelecida, ponto a favor dela. Nesse caso, são grandes as chances de você ter encontrado uma organização idônea, habilidosa e comprometida com o cliente.

Saiba identificar um corretor de imóveis qualificado

Acima, nos referimos à ética, que, mais do que uma qualidade de uma empresa séria, é obrigação de quem trabalha com imóveis. Nesse sentido, cumpre esclarecer que há um código regulamentando as ações dos responsáveis por atender quem compra esse tipo de bem.

Especialmente destinadas ao profissional de corretagem imobiliária, essas regras prescrevem posturas e apontam práticas dos corretores de imóveis. Segundo o código, práticas que prejudiquem o cliente, mesmo quando não intencionais, são passiveis de penalidade.

O regimento tem caráter disciplinador, aponta transparência, prudência e honestidade entre os deveres da classe. O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor também têm incidência nesse conjunto de normas, mas compete ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) verificar seu cumprimento.

É responsabilidade desse órgão apurar as transgressões e aplicar as penas previstas nos diferentes casos, conforme manda a lei. Portanto, mais uma medida fundamental, ao buscar por uma imobiliária de confiança, consiste em verificar o número do CRECI dos profissionais ligados à empresa.

Eles precisam estar inscritos no Conselho para terem a obrigação de se submeter ao Código de Ética Profissional. Importante salientar que o CRECI tem jurisdição estadual, portanto, cada estado da federação conta com seu próprio órgão fiscalizador da profissão.

Isso posto, ao contatar uma imobiliária e ser apresentado ao corretor que ficará encarregado de acompanhar você, informe-se sobre a sua inscrição e verifique no site do órgão do estado correspondente. Depois dessa conferência, com a certeza de estar diante de um corretor devidamente registrado, veja:

  • o nível de dedicação do profissional;
  • a presteza dele em atender a suas solicitações;
  • se ele busca traçar corretamente o perfil do imóvel ideal para você, ou seja, a construção mais adequada às necessidades identificadas.

Fique atento, pois, se você perguntar pelo número de registro no CRECI e não obtiver essa informação, pode estar tratando com pessoa não habilitada a conduzir seu negócio com segurança. Nesse caso, os resultados positivos da transação acabam sendo potencialmente comprometidos, gerando grandes riscos para você, comprador.

Avalie os números do empreendimento

Uma empresa consolidada, com longa trajetória no mercado imobiliário, tem muitos casos em sua história. Isso a torna mais fácil de avaliar e pesquisar como foi seu desempenho nas negociações a ela confiadas.

Esse histórico, construído com ações, é facilmente verificável, bastando uma breve pesquisa para conhecer o nível de atenção e zelo que a organização dedica aos seus clientes. Perceba que as organizações que podem comprovar sua eficiência por meio da quantidade de atendimentos bem-sucedidos não dão margem à contestação dos seus resultados.

Isso considerado, não abra mão de ficar a par do número de transações de que uma imobiliária já participou, antes de confiar sua próxima aquisição a ela. Além dessa cautela, dê atenção a outro indicador de qualidade: a quantidade de imóveis que a empresa oferece em carteira.

Números altos indicam expertise, além de significarem um cenário favorável para você fechar o excelente negócio que procura. Confiabilidade pode se expressar em crescimento, portanto, se a imobiliária é de confiança, apresenta uma natural expansão no seu volume de negócios.

Averigue que tipo de referência seus clientes podem fornecer

Uma imobiliária de confiança e alta performance tem clientela satisfeita que não vai hesitar em dar referências dos seus serviços. Por isso, veja se a empresa a qual você vai confiar a tarefa de encontrar seu novo imóvel já atendeu a um grande contingente de pessoas. Isso visto, busque entender como foi a impressão desses públicos ao utilizarem os serviços da organização. Há pontos básicos a serem levantados nessa questão, a exemplo de se a imobiliária entrega aquilo que promete.

Aqui, vale perguntar temas simples, como o tempo de resposta aos e-mails, se algum deixou de ser respondido e demais indicativos do comprometimento da empresa com o cliente. Assuntos mais complexos também devem integrar o questionamento feito a quem já comprou imóvel com o apoio da empresa. Nesse patamar se enquadra a mais crucial das questões, sobre a pessoa indicar ou não os serviços da imobiliária baseada na vivência tida como cliente.

Mais: se entre os seus clientes, além de pessoas físicas, a imobiliária contar com importantes construtoras e incorporadoras, fica ainda mais simples confirmar a sua reputação. Preste atenção a essas parcerias, porque, baseado nelas, você conseguirá visualizar os valores que guiam a imobiliária.

Visite a sede da empresa

O cuidado de atender o público em instalações confortáveis é marca registrada de quem faz questão de levar o melhor ao cliente. Assim, por mais que você inicie seu contato com a assessoria de imóveis remotamente (por redes sociais, e-mail, chat ou telefone), não deixe de conhecer seu endereço físico.

Ao chegar à sede da imobiliária, busque notar o espaço dedicado ao atendimento, bem como a sua localização — estabelecimentos em lugares nobres são indicativos da boa saúde financeira do empreendimento.

Fique de olho ainda à cortesia e à atenção com que você é recebido: dois elementos fundamentais para o sucesso em um relacionamento comercial. Seja nos canais virtuais ou no momento do olho no olho, a preocupação da empresa com o sucesso da sua aquisição deve ser evidente.

Por falar em canais virtuais, as organizações mais bem estruturadas também mostram sua preocupação com o cliente nesses ambientes. Dessa maneira, uma visita ao site da imobiliária vai mostrar a cultura da empresa na divulgação dos seus produtos, ou seja, os imóveis.

Se apresentados com riqueza de detalhes, contendo muitas fotos, descrição minuciosa e valores atualizados, foram organizados para mostrar o máximo possível ao visitante. Isso, sem que o interessado sequer precise enviar uma mensagem ou fazer uma ligação telefônica. Esse cuidado com a transparência e fidelidade das informações é seguro indicativo do zelo da empresa com a experiência do cliente. Justamente esse é o assunto do próximo tópico, acompanhe!

Analise como a imobiliária atende você

Uma imobiliária de confiança, para merecer essa denominação, tem que mostrar foco na experiência do cliente. Como dito anteriormente, essa atenção se revela ainda online, antes mesmo do primeiro atendimento presencial. Mas não deve parar por aí, precisa seguir a sua jornada de compra até o fechamento do contrato e no pós-venda.

Desde ouvir suas expectativas para a futura residência, coletar dados do perfil familiar, entender os seus anseios e da sua família, até encontrar o imóvel certo para vocês, a imobiliária tem de estar voltada a prestar um atendimento atencioso e de qualidade. Para se certificar de sua compra estar em boas mãos e não ser surpreendido por desatenção em nenhuma etapa da aquisição, fique atento aos seguintes sinais:

  • veja como se estabelece a relação com a imobiliária, lembrando que o ideal é ela ser ágil, coerente e profissional;
  • perceba se quem o atende ouve com respeito e consideração o que você diz;
  • note se os imóveis a você ofertados estão alinhados com o que você estava procurando — se ficam na localidade escolhida, tem a configuração buscada e estão no lugar de interesse.

Se essas questões forem tratadas apropriadamente, quer dizer que a empresa conduz sua experiência de compra com toda qualidade, portanto, você está diante de uma imobiliária gabaritada.

Pesquise onde a imobiliária marca presença

Uma imobiliária com baixa relevância na região em que você está interessado, provavelmente terá poucos imóveis interessantes a lhe ofertar ali. Veja que uma tímida atuação resulta em carteira de imóveis reduzida e com qualidade duvidosa. No sentido oposto, quanto mais atuante e reconhecida uma empresa for em certa área, maior a probabilidade de os bons imóveis ali situados constarem das suas opções de negócios.

Então, para evitar perdas de tempo, averígue em quais regiões a imobiliária marca presença. Quer dizer, quais são as partes da cidade em que ela tem maior visibilidade e performance. Esse quesito é de suma importância, porque reflete na oportunidade — para mais ou para menos — de você encontrar o seu imóvel ideal.

Com isso em mente, prefira se valer dos serviços de uma empresa com forte entrada em determinada localidade. Só dessa maneira você garante o seu acesso a ótimos imóveis nesse exato lugar, sem o inconveniente de ser direcionado a negociações em outros endereços.

Além do mais, a empresa só será capaz de oferecer a você os mais vantajosos negócios se conhecer a fundo determinada região. Então se se você está à procura de imóveis em áreas nobres e valorizadas, prefira utilizar os serviços de uma imobiliária com presença nesse tipo de bairro.

Descubra o foco de atuação da imobiliária

Depois de saber em que regiões a imobiliária tem maior experiência e relevância, é hora de descobrir o foco da sua atuação. Se a imobiliária aplica sua energia em negociar imóveis de médio e alto padrões, por exemplo, tende a conhecer a fundo as particularidades desse mercado.

Note que esse diferencial é bastante significativo, principalmente se a sua busca é por um imóvel com generosa metragem, planta assinada por um arquiteto reconhecido ou outra característica singular. Para esse tipo de compra, que demanda atendimento personalizado e uma assessoria plenamente qualificada, uma imobiliária de confiança é essencial. Claro que em todas as faixas de valores não se pode abrir mão de contar com apoio especializado.

Mas tal apoio, em se tratando dos imóveis exclusivos, pode representar a diferença entre fechar um negócio único por seus atributos ou desastroso pela decepção que vai causar. Por isso, o perigo de se ver envolvido em problemas ocasionados por confiar em imobiliárias que não são especialistas em nenhuma modalidade de imóvel, trabalhando com todos os padrões, é enorme.

Isso porque, ao atuar dessa maneira, a empresa não volta suas atenções a um nicho específico de mercado, não sendo, portanto, especialista em tipo algum de construção. Essa falta de conhecimento pode provocar graves prejuízos a quem compra uma construção, que vão desde avaliação equivocada a problemas com a documentação da propriedade.

Como os imóveis mais valorizados e únicos demandam o investimento de elevadas quantias, as falhas que geram perdas costumam custar bastante caro. Por tudo isso, poder ter ao lado quem realmente entende do mercado de alto padrão representa segurança redobrada.

Conforme você pôde acompanhar no decorrer deste post, trouxemos os aspectos mais relevantes a se observar em uma empresa com foco em compra e venda de imóveis. A partir de agora, fica mais fácil você dar atenção aos pontos elencados e logo encontrar sua imobiliária de confiança. Desse modo, vai ser mais simples adquirir seu próximo imóvel com máxima tranquilidade e sucesso.

Para tornar o processo de compra mais seguro e eficiente, procure quem entende tudo sobre casas, apartamentos e terrenos nos lugares mais valorizados de BH: entre em contato agora mesmo com a Anuar Donato Consultoria Imobiliária! Teremos a maior satisfação em conduzir você à sua próxima conquista, seja ela uma mansão cinematográfica, uma confortável casa em condomínio ou aquele apartamento incrível com lazer completo!

Input your search keywords and press Enter.