Now Reading:
Quem casa quer casa: 5 dicas para comprar o primeiro imóvel
Full Article 6 minutes read

​Comprar o primeiro imóvel é um desejo que vem carregado de emoções positivas, mas é natural que apareçam receios em relação a esse passo importante em nossas vidas.

Por isso, muitas pessoas podem esquecer de alguns fatores essenciais nessa tão sonhada aquisição. Tais aspectos não podem ser ser deixados de lado, para que a sua realização seja plena.

Um deles é o planejamento, algo fundamental na aquisição do primeiro imóvel. Ele garante que todos os passos — desde a escolha das opções, passando pela negociação até a compra — ocorram como tem que ser, ou seja, sem surpresas desagradáveis.

Pensando nisso, preparamos um post especial com cinco dicas para você comprar sua primeira casa ou apartamento. Acompanhe!

1. Crie um plano executável

Já que o planejamento é fundamental para comprar o primeiro imóvel, ele faz parte da primeira dica. O entusiasmo com o casamento e/ou com a mudança de vida pode vir acompanhado de muitos impulsos — como buscar um imóvel sem saber o que se quer exatamente, ou o quanto se pode gastar. Nada disso é produtivo.

Sendo assim, crie um plano que seja possível de executar. Estabeleça metas, defina cada etapa e crie um prazo para cumpri-las. Quando tudo estiver devidamente em uma planilha, siga-a à risca, tomando cuidado para não se sabotar e pular algumas etapas.

2. Avalie as necessidades do casal separadamente

Ser um casal compatível não significa, necessariamente, que você e seu parceiro ou parceira compartilhem das mesmas necessidades e anseios. Por isso, quando estiver criando o plano, pondere o que cada um espera de um primeiro imóvel.

Para se nortear, uma dica é responder a algumas questões, como:

  • queremos ter filhos?
  • quantos temos em mente?
  • quando chegarão?

Com essas três respostas serão definidos, por exemplo, o número de quartos, a estrutura do empreendimento como um todo (se for um apartamento) e a existência de boas escolas na região.

3. Descubra qual é o prazo disponível

O prazo para comprar o primeiro imóvel e ocupá-lo tem peso fundamental. Assim, quanto mais tempo vocês tiverem disponível, maior será o leque de opções. Se o casamento for para daqui a um mês, por exemplo, o ideal é investir em um empreendimento na planta.

Se as bodas forem em um ano, a dica é comprar um imóvel em construção (preferencialmente avançada). O preço costuma ser mais viável do que os empreendimentos prontos.

Porém, se o planejamento começou com mais antecedência, melhor ainda. Em muitos casos, é possível comprar um apartamento na planta.

Lembre-se também de que é sempre muito importante ter em mente que, quanto mais distante for o prazo para fechar o negócio, melhores serão as condições do financiamento.

4. Avalie a situação financeira do casal

Antes mesmo de sair para comprar o primeiro imóvel, convém avaliar quanto o casal tem disponível para dar esse grande passo. Só assim será possível definir qual quantia poderá ser investida para que se realize o sonho da casa própria.

Por isso, não se esqueçam de considerar todas as despesas atuais — como as taxas e contas que serão gastas com a moradia (IPTU, condomínio, luz, telefone, internet etc.), a alimentação e, também, o lazer e os gastos com transporte e estudo, entre outros.

Definam quanto vocês poderão dar de entrada, se precisarão recorrer a um financiamento e quanto do orçamento de ambos poderá ser destinado às prestações existentes.

5. Busque o imóvel ideal

Agora que vocês já sabem o quanto podem gastar, é hora de buscar pelo imóvel que cabe no bolso e que atenda às suas expectativas.

Para a pesquisa, vale usar de todas as ferramentas disponíveis — conversar com corretores em uma imobiliária de sua confiança, buscar na internet, se informar com amigos, olhar nos jornais, em anúncios e em placas de rua. Fiquem de olhos bem abertos para que as oportunidades apareçam.

Quando gostarem de algum empreendimento, analisem todas as suas características para ver se elas batem com o orçamento do casal, confiram se o bairro agrada a ambos, analisem em quanto tempo poderão ocupar o novo lar etc.

Nessa busca pelo imóvel ideal, vocês certamente encontrarão não apenas uma, mas algumas opções. Mas como avaliar qual é a melhor moradia para vocês? Se vocês seguirem as etapas a seguir, as chances de sucesso se ampliarão:

Faça uma triagem

Com as opções de imóveis definidas, passe a fazer uma triagem do que mais agradou em cada um. Depois, elimine os que menos se encaixam nas especificações que o casal definiu quando fez o planejamento — e em relação à situação financeira vigente.

Essa seleção evitará que, ao comparar várias opções, haja confusão de pensamento. Lembre-se: quanto mais claros todos esses detalhes estiverem na mente do casal, mais fácil será tomar a decisão acertada.

Realize algumas visitas

Feita a triagem, passe a visitar as opções anotadas. Colha todas as informações possíveis sobre os imóveis — inclusive as que não parecem importantes à primeira vista.

Se você busca por um empreendimento que ainda não começou a ser construído, visite os estandes procurando descobrir os pormenores relacionados às estruturas e aos acabamentos, tanto das áreas privativas quanto das comuns. Certifique-se de que terá à disposição tudo que está no Memorial Descritivo do empreendimento.

É crucial, ainda, se informar o máximo que puder sobre a construtora e os imóveis que ela já ergueu. Se for possível, converse com outras pessoas que compraram unidades do empreendimento.

Analise a documentação

Quando você estiver visitando os locais, não se esqueça de solicitar toda a documentação dos lugares em que estiver avaliando comprar. Com os papéis em mãos, peça auxílio a um advogado de confiança para entender os detalhes relacionados ao imóvel.

Essa etapa é fundamental na aquisição de qualquer propriedade, mas ela é ainda mais importante quando se trata de um imóvel na planta — por não haver uma obra física ainda.

Agora que você já conferiu as dicas para comprar o primeiro imóvel, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas atualizações. Estamos no FacebookInstagramYouTubeGoogle Plus e Linkedin!

Input your search keywords and press Enter.