Metro quadrado em BH: quais fatores influenciam no preço do imóvel?

Vender ou comprar imóveis requer paciência e muita atenção. É importante que o cliente entenda como funciona a precificação do metro quadrado em BH para fechar o melhor negócio.

A missão de chegar a um valor ideal não é fácil, já que é preciso levar em consideração uma série de fatores que alteram o preço final. No entanto, o quesito que mais pesa nessa equação é a localização.

Mas, afinal, você conhece os demais fatores que influenciam na precificação de um imóvel? Se você quer entender melhor como funciona o mercado imobiliário, confira as informações que separamos para você. Vamos lá?

A região onde o imóvel está localizado

Depois de alguns anos de estagnação, o mercado imobiliário de Belo Horizonte está mostrando sinais de recuperação, causando um aumento nos valores praticados.

Basta procurar por um corretor de imóveis para entender que a demanda está crescendo e, com isso, os valores estão se alterando consideravelmente. Se, antes, havia mais promoções para facilitar a compra, agora, a negociação está ganhando força nos quesitos.

Um dos fatores que mais pesam na equação para precificar um imóvel, como afirmamos, é a localização. Os bairros mais calmos, com infraestrutura, e a proximidade com a região central são fatores que elevam os preços.

Geralmente, essas regiões recebem mais investimentos e têm uma excelente infraestrutura, por isso, são endereços bastante procurados, e os imóveis acabam por sofrer uma supervalorização.

Já as regiões mais afastadas, com índices de violência mais altos e com pouca infraestrutura tendem a sofrer depreciação, justamente porque os moradores precisam se locomover mais para ter acesso aos serviços.

O tempo de construção do imóvel

Imóveis mais antigos costumam apresentar mais problemas de manutenção e contam com outros padrões de acabamento, que podem não atender às necessidades dos seus moradores.

Pela possibilidade maior de apresentar problemas estruturais, hidráulicos e elétricos com maior frequência, esses imóveis tendem a sofrer com a desvalorização anual pelo tempo de uso.

Aquelas edificações que recebem reformas para amenizar os desgastes do tempo costumam perder menos com essa desvalorização, mas esse não é um fator que vá fazer tanta diferença na hora da negociação.

A vaga de garagem

Em tempos de falta de espaço nas vias públicas, a vaga de garagem é um quesito que costuma gerar alterações significativas no preço de um imóvel. Em algumas cidades, devido à alta demanda, o metro quadrado de uma vaga pode custar, até mesmo, o valor de uma casa.

Se o imóvel tiver disponibilidade superior a uma vaga, com toda certeza, esse item trará maior valorização para a negociação.

A vista e a varanda

Imóveis que têm varanda ou vista privilegiada para regiões bonitas tendem a ser mais valorizados. Os clientes buscam pela qualidade de vida e pelo bem-estar, por isso, pagam pela paisagem e pelo sossego.

É fácil entender por que os imóveis com vista para o mar, montanhas ou para o calçadão são mais caros, não é? Quem não gosta de acordar pela manhã e ver o que há de mais belo em BH?

As facilidades e a área de lazer

Na hora de fechar negócio, o cliente tende a buscar por imóveis que estejam localizados próximos de diversas opções de serviços e facilidades para o dia a dia.

Outro fator que também recebe uma grande atenção por parte dos compradores é a área de lazer. Imóveis que ficam em condomínios fechados que oferecem conforto e tranquilidade para prática esportiva, espaço verde, salão de festas e jogos são os que mais chamam a atenção dos clientes.

Com isso, o preço dos imóveis que têm esse diferencial dentro de áreas urbanas e com serviços e comércios na região próxima tende a ser mais valorizado, por isso, é mais elevado.

Os valores do condomínio

Um fator bastante importante na equação da precificação de um imóvel é o valor cobrado, em média, pelo condomínio. Existe uma variação de preço quando a cobrança é por taxa única ou de acordo com a metragem.

Para quem busca imóveis maiores e com mais conforto, é mais vantajoso adquirir um apartamento em um condomínio que cobre uma taxa fixa média entre o número de unidades que compõem o espaço.

O estado de conservação e acabamento

Não é preciso uma fórmula para entender que, quanto melhor o material, mais caro ele custa. Portanto, o estado em que o imóvel se encontra será fundamental na hora de precificar o bem.

O uso de materiais de qualidade, um acabamento perfeito, a ausência de problemas na estrutura hidráulica ou elétrica — tudo isso influenciará no preço final do imóvel. Sempre que o comprador precisa fazer algum reparo, a vontade de compra diminui, e a condição deprecia o imóvel.

O sistema de segurança

Depois da localização, esse é o fator que mais pesa na valorização de um imóvel. Os compradores estão em busca de regiões seguras, com baixos índices de violência e com uma vizinhança mais tranquila.

A instalação de sistemas de segurança, a portaria 24 horas, as chaves codificadas, os portões automáticos e os elevadores que sejam automatizados fazem a diferença na hora de precificar o metro quadrado do imóvel.

O andar do imóvel

Os andares mais baixos são os mais baratos em uma edificação, já que é maior a presença de ruídos, tanto oriundos da rua quanto dos vizinhos.

Quanto mais alto o andar, mais valorizado será o metro quadrado do imóvel. A posição da iluminação natural também terá forte influência nessa determinação de preço.

Os apartamentos no térreo, apesar de terem mais espaço, porque podem contar com sacadas maiores, são os que têm o menor valor de metro quadrado em uma edificação.

Na hora de adquirir um imóvel, é preciso levar em consideração esse conjunto de fatores para acertar na hora da compra. Vale a pena pesar todos os pontos e entender quais têm maior influência diante da sua escolha. Essa é uma forma de encontrar o melhor imóvel, com o melhor preço.

E aí, gostou deste post sobre o preço do metro quadrado em BH? Então, aproveite para baixar o nosso e-book com informações interessantes sobre os melhores bairros de Belo Horizonte!