Casa ou apartamento? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Você quer oferecer mais qualidade de vida para a sua família adquirindo um novo imóvel? Para isso, uma das etapas mais importantes é escolher a moradia ideal. No entanto, durante o processo é natural surgir uma grande dúvida: afinal, comprar uma casa ou apartamento?

A solução para essa pergunta é bastante ampla, e não há uma resposta concreta! Isso porque a escolha envolve desejos, objetivos, preferências e as necessidades de cada indivíduo — além das condições financeiras.

Para ajudá-lo nesse momento tão importante, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada um desses imóveis. Assim, você poderá decidir com mais facilidade se prefere morar em casa ou apartamento. Confira!

Vantagens de uma casa

Antes de optar por uma casa, pense bem se esse estilo de imóvel atende, de fato, o seu estilo de vida. Mais do que avaliar o momento atual, é necessário considerar os seus objetivos de médio a longo prazo. Veja algumas vantagens!

Espaço maior

As casas são famosas por ter um espaço geralmente maior, se comparadas com um apartamento.

A depender da forma do terreno e da divisão da planta do imóvel, é permitido, ainda, construir múltiplas moradias e, até mesmo, realizar algumas alterações no projeto inicial da propriedade.

Além disso, a maioria delas tem um quintal ou área de convivência, que costuma ser bastante útil para o lazer, como instalar uma churrasqueira, fazer uma casinha para os animais de estimação, criar um espaço para jardinagem, montar uma piscina etc.

E o melhor de tudo é que você não precisa dividir esse espaço com outros moradores — diferente de condomínios, onde as áreas comuns devem ser compartilhadas.

Mais vagas

Atualmente ter um carro virou uma necessidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Como consequência desse comportamento, os moradores desejam um imóvel com, pelo menos, uma vaga de garagem.

Assim, mais uma vantagem das casas é que elas podem comportar a entrada de vários automóveis ao mesmo tempo.

Independência nas decisões

Quando falamos de mais independência para o morador de um imóvel, estamos nos referindo à liberdade de decidir realizar reformas e mudanças na estrutura da propriedade, sem que seja necessária a autorização de mais ninguém — salvo nos casos que envolvem os direitos de vizinhança e demais locais comuns, como a calçada, por exemplo.

Desse modo, quem mora em uma casa pode derrubar paredes, aumentar cômodos ou reduzi-los, construir mais um andar acima etc. Claro que tudo isso só deve ser feito mediante a constatação das condições da estrutura do imóvel e desde que o terreno e a sua planta proporcionem a mudança sem grandes problemas.

Ausência de taxa de condomínio

Existem casas situadas em condomínios horizontais fechados e que costumam cobrar taxas dos seus moradores. Contudo, essa ainda é a exceção. A realidade imobiliária no Brasil é a construção de casas em vias e terrenos abertos.

Nesse sentido, não há a necessidade, nem a obrigatoriedade do pagamento de taxas de condomínio referentes aos serviços prestados — fato que pode proporcionar uma economia a mais para os moradores.

Espaço multiuso

A casa tem função multiuso. Isso significa que ela pode atuar como residência, empresa e até mesmo como estabelecimento comercial — escritórios anexos, oficinas, salão de beleza etc.

Aliás, isso é muito comum no Brasil, em que os moradores moram em um cômodo e têm um pequeno comércio ou escritório na mesma propriedade.

Ausência de assembleias

É o morador quem define as prioridades, ou seja, não é necessário participar de reuniões condominiais ou assembleias para chegar a um consenso. Desse modo, todas as decisões relacionadas à propriedade cabem ao morador e a sua família.

Desvantagens de uma casa

Custo elevado

O morador pode acabar tendo mais gastos em função da inexistência do rateio das despesas. Assim, os custos com manutenção e conservação saem diretamente do bolso do proprietário.

Falta de segurança

A falta de portaria pode ser um fator que torna as casas mais inseguras e vulneráveis. Contudo, o morador pode atenuar esse fato com a instalação de sistemas de segurança, como câmeras e cerca elétrica.

Vantagens de um apartamento

Morar em apartamento pode ser uma boa escolha para quem busca praticidade, segurança e economia. Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens desse tipo de moradia!

Mais segurança

A maioria dos prédios tem portarias monitoradas 24 horas por dia. Manter um funcionário para acompanhar a entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviços é, sem dúvidas, um diferencial para quem busca segurança.

Mais praticidade

Geralmente os cômodos dos apartamentos são mais compactos e menores, o que facilita na hora da limpeza e na decoração e arrumação dos móveis, deixando tudo mais prático.

Maior qualidade de vida

Muitos apartamentos oferecem infraestrutura completa e de primeira linha, com áreas de lazer, churrasqueira, parque para crianças, quadra de esportes e academia. Com tantas opções, os moradores não precisam nem sair do condomínio para se divertir e relaxar.

Economia

Apesar da cobrança da taxa condominial, as despesas de quem mora em apartamento podem ser menores em comparação com os gastos para a manutenção de uma casa. Isso sem contar com outros serviços disponíveis no condomínio, como uma academia —  excluindo a necessidade de pagar altas mensalidades, por exemplo.

Desvantagens

Barulho

Devido à proximidade, é comum escutar sons e ruídos dos vizinhos ao lado — o que pode se tornar um motivo de aborrecimento, caso o problema seja recorrente. Isso acontece porque, infelizmente, alguns imóveis não contam com projetos acústicos que ajudam a abafar o som.

Regras

Quem mora em apartamento está sujeito a assumir muitos compromissos, como a necessidade de participar das assembleias de moradores. Além disso, é preciso seguir regras, como a possível proibição de animais no prédio, horários certos para utilizar as dependências do condomínio e impedimento para alterar a fachada sem autorização.

A decisão de morar em casa ou apartamento é somente sua. Portanto, avalie com cautela o custo-benefício de cada opção e escolha aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos e necessidades.

Quer um auxílio para acertar na escolha entre uma casa ou apartamento? Nós podemos ajudar! A Anuar Donato é uma imobiliária que atua em Belo Horizonte com foco em residências de médio e alto padrão. Entre em contato conosco!