8 opções de praças e parques de BH para aproveitar a família

A ideia de morar em Belo Horizonte vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, pois a capital mineira consegue unir os benefícios da cidade grande com a tranquilidade tão comum do interior. Diante dessa realidade, conhecer as melhores opções de praças e parques de BH para aproveitar a família pode ser muito interessante.

O fato é que, mesmo que você tenha filhos pequenos ou já um pouco maiores, existem alternativas incríveis em termos de cultura, entretenimento e diversão, provavelmente a poucos minutos da sua casa ou do seu apartamento. Quer descobrir quais são? Então confira a lista que preparamos a seguir!

Praças e parques de BH para passear em família

1. Praça do Papa

A conhecida Praça Israel Pinheiro, popularmente chamada de Praça do Papa, é a maior do gênero na cidade de Belo Horizonte, com seus incríveis 45 mil metros quadrados. Um de seus pontos fortes é a vista deslumbrante, digna de qualquer capital do mundo, localizada logo depois da Av. Afonso Pena, na Av. Agulhas Negras.

É a escolha perfeita para você que tem animais de estimação, mas não tem espaço para passear com eles em seu condomínio. Também é uma bela alternativa para fazer um piquenique ou para as crianças brincarem em uma região nobre e segura, observando este belo panorama da cidade.

2. Parque das Mangabeiras

Muitos moradores de Belo Horizonte consideram o Parque das Mangabeiras como um dos locais mais aprazíveis e versáteis do município. Um dos seus pontos fortes são as trilhas, perfeitas para quem quer unir um pouco de atividade física com o contato intenso com a natureza, com roteiros exclusivos como o das águas.

Além disso, mesmo com a proximidade urbana e dos apartamentos das adjacências, os animais silvestres circulam livremente em seu habitat, sobretudo os famosos micos do local. Para completar o passeio, você pode aproveitar a vista dos decks de observação, fazer um piquenique ou andar numa incrível pista de skate.

3. Lagoa da Pampulha

Não dá para falar das melhores opções de praças e parques de BH para aproveitar a família sem falar da Lagoa da Pampulha. O local faz parte de um impressionante complexo formado por diversas atrações turísticas e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek.

Esse cartão postal de BH oferece, para turistas e moradores, um visual incrível e diversas alternativas de entretenimento, com destaque para a pista de caminhada e ciclismo. Em seu complexo arquitetônico, incorporou-se o Aeroporto da Pampulha, o Campus da UFMG, a Fundação Zoo-Botânica, o estádio do Mineirão e muito mais.

4. Parque da Serra do Curral

Contar com um parque como o da Serra do Curral a poucos minutos de suas casas é um luxo que só quem mora em BH pode ter. O local também tem uma das vistas mais bonitas da cidade e, para quem conta com um espírito aventureiro, uma de suas incríveis trilhas pode ser a opção perfeita para uma tarde de caminhadas.

Também é uma oportunidade de aprender e de conversar com os filhos sobre os princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tendo em vista que a parte de trás do local, que dá para o município de Nova Lima, foi totalmente devastada por meio da ação de algumas companhias mineradoras há alguns anos.

5. Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade pode ser considerada como a “queridinha” dos belo-horizontinos e fica em um lugar nobre, com vários prédios de luxo e em uma localização privilegiada. Em seu projeto original, esse local foi projetado para abrigar a sede do poder mineiro, com o prédio do Palácio do Governo e as primeiras Secretarias do Estado.

No entanto, acabou sendo um point muito procurado para entretenimento e diversão, em contraposição ao estilo eclético com elementos neoclássico da área. Atualmente, os jardins e trajetos são um convite para dar um belo passeio ou fazer caminhadas com a família, podendo aproveitar para fazer uma refeição depois nos restaurantes vizinhos.

6. Praça Floriano Peixoto

A praça Floriano Peixoto fica localizada no badalado bairro de Santa Efigênia e, mesmo sendo uma área nobre e bastante valorizada da cidade de Belo Horizonte, também traz um certo ar nostálgico, remetendo a uma época mais tranquila e aprazível. É uma oportunidade de sair da rotina e do estresse diário para relaxar em meio à natureza.

No entanto, isso não faz com que o local esteja parado no tempo e, nos últimos anos, uma série de eventos e shows vem sendo feita por lá, inclusive algumas apresentações do badalado Savassi Festival. Você pode ir lá para simplesmente passar o dia, fazer atividades físicas ou ler um livro ouvindo o cantar dos pássaros.

7. Parque Julien Rien

O Julien Rien é um local que vem ganhando espaço no coração dos mineiros e deve figurar em qualquer lista com as melhores opções de praças e parques de BH para aproveitar a família. Embora não seja um lugar propriamente extenso, é bastante divertido e está situado na junção da avenida Bandeirantes com a Rua Francisco Deslandes.

Os pontos fortes são as suas muitas belas árvores e a sua nascente com cascata, mesmo localizado no bairro residencial Anchieta. Para quem tem filhos pequenos, é uma boa escolha também em função do seu pequeno teatro de arena e da área com pista de skate. Como o terreno é inclinado, existem belos platôs interligados por escadas.

8. Parque Mosteiro Tom Jobim

O Parque Mosteiro Tom Jobim é um dos mais novos dessa lista e fica no bairro de Luxemburgo. Por conta disso, também conta com instalações mais modernas, que incluem, por exemplo, mesas de jogos, quadra poliesportiva e uma academia a céu aberto, perfeita para quem quer aproveitar os momentos de lazer para ficar em forma.

Se você tem filhos pequenos, não se preocupe, pois existem trocadores e banheiros adaptados para cuidar dos pequenos. Além disso, chamam a atenção dos visitantes a extensa área verde e o seu belo projeto paisagístico, com um clima intimista e tranquilo que permite que você se divirta com muita segurança.

Como você pode ver, não faltam opções de praças e parques de BH para aproveitar a família. Basta escolher um, rumar para o local e começar a diversão!

Gostou de conhecer as opções de praças e parques de BH para aproveitar a família? Então confira também nosso artigo sobre o que fazer em BH à noite!