Afinal, como está o mercado imobiliário de BH e como investir?

Não é novidade para nenhum brasileiro que o nosso país viveu uma de suas piores crises econômicas nos últimos anos e que, com isso, os mais variados segmentos sofreram um impacto financeiro bastante negativo. Mas com a recuperação atual, saber como está o mercado imobiliário de BH e como investir pode ser muito interessante.

O pior período parece já ter passado e, com isso, investidores de todos os tipos e tamanhos estão voltando a procurar boas oportunidades de negócio, sobretudo com setores mais valorizados como é o caso do ramo de imóveis. Confira o conteúdo a seguir e veja o que você não pode deixar de saber sobre o assunto.

O ano de 2018 no mercado imobiliário de BH

O ano de 2018 foi marcado pela crise política e econômica no país e, logicamente, isso se refletiu na economia de Belo Horizonte. Com investidores internacionais inseguros em aplicar no país e com os bancos dificultando a obtenção de crédito, não chegou a ser uma surpresa que o mercado imobiliário não vivesse um de seus melhores momentos.

Contudo, há um clima de otimismo consolidado e, em função disso, os últimos meses já apresentaram uma evolução notável e as perspectivas são bastante animadoras, até mesmo em curto e médio prazo. Várias regiões já demonstram reaquecimento com o aumento na procura e na oferta e a tendência é que esse cenário seja ainda melhor.

Tendências e projeções para o mercado imobiliário de BH

Crescimento no mercado imobiliário

Como dissemos, uma das tendências para o mercado imobiliário de BH é um intenso crescimento, uma vez que o pior cenário da crise econômica brasileira parece superado. Isso deve ocorrer por não apenas em função da maior confiança que as pessoas estão tendo na nossa economia, mas também por conta do cenário geral do país.

As instituições financeiras como os bancos e até mesmo as construtoras tendem a aumentar o número de negócios, facilitando a obtenção de crédito e flexibilizando as exigências para o financiamento. Para quem está em busca de um empréstimo para comprar a sua residência, as possibilidades são cada vez melhores.

Outro aspecto que não pode ser menosprezado é a tendência de queda na inflação, que deve acontecer também por conta desse cenário mais positivo em nossa economia. Como resultado dessa queda, os consumidores ganham mais poder de compra, inclusive em referência à construção civil.

Mais vendas de alto luxo

O mercado imobiliário em BH está otimista para esse ano, e esse cenário também se reflete nas unidades de luxo. Pessoas com maior poder aquisitivo, que estavam reticentes em fazer grandes aquisições ou até mesmo tirando o seu dinheiro do Brasil, voltarão a investir na nossa economia e, consequentemente, em imóveis.

Em linhas gerais, esse é um consumidor que prioriza casas espaçosas ou apartamentos que contam não apenas com uma boa metragem, mas também com aparatos tecnológicos que facilitam a rotina diária e proporcionam mais qualidade de vida. Ou seja, é uma boa oportunidade para quem deseja investir em residências.

Outro segmento que tem uma excelente perspectiva é o de unidades quem ficam em condomínios fechados, pois eles refletem uma demanda muito importante, que é a de segurança. Empreendimentos residenciais do gênero contam com câmeras de monitoramento, alarmes e vigilância 24 horas, além de controle de entrada na portaria.

Valorização de imóveis comerciais

Quando uma crise financeira abala um país, a primeira área a sentir os impactos é, geralmente, o comércio; mas as edificações comerciais, do mesmo modo, também ficam em baixa. Em Belo Horizonte, a realidade não foi muito diferente e, com o cenário desfavorável, houve uma considerável queda nos preços de venda desse tipo de unidade.

No entanto, nos últimos meses, já foi possível notar a uma reação positiva nesse segmento, sobretudo no centro e em outras áreas nobres da capital mineira. Esse bom sinal deve ser amplificado no próximo ano, inclusive por conta da abertura de novas empresas por pessoas que estão novamente seguras para empreender.

Aumento de moradias compactas

O aumento das moradias compactas é uma tendência de qualquer grande cidade do mundo e, em BH, essa é uma realidade que deve ser percebida cada vez mais pelo mercado. Com um número de habitantes que não para de crescer e a diminuição do espaço urbano, a demanda é por apartamentos práticos e bem localizados.

São unidades que não ultrapassam muito trinta metros quadrados e são perfeitas para jovens profissionais, casais economicamente ativos ou, até mesmo, pequenas famílias. Se a unidade em si é pequena, os prédios nos quais elas estão localizadas podem oferecer facilidades, como espaço gourmet, academia de ginástica e lavanderia.

Maior procura em certas regiões

Embora a recuperação econômica seja benéfica para todos, algumas regiões apresentarão uma procura ainda maior em função de suas próprias características e das demandas do mercado imobiliário. Em linhas gerais, a tendência é que os preços e a busca por unidades subam mais nos bairros nobres, sobretudo na região centro-sul.

Essa é a área mais valorizada e tradicional de Belo Horizonte, principalmente pelo fato de conseguir unir uma boa qualidade de vida à proximidade dos principais pontos de interesse para qualquer família ou pessoa, como bons restaurantes, as melhores escolas, shoppings de alto padrão, grandes supermercados e assim por diante.

Leve aumento no valor do aluguel

Com a recuperação econômica e a maior demanda por imóveis, é praticamente óbvio que haverá um leve aumento no valor dos aluguéis, não é verdade? Se nos últimos anos os proprietários tiveram que pedir menos para não acabar com as suas unidades vazias, esse panorama deve ser completamente diferente nos próximos meses.

Com os sinais positivos que o setor começa a demonstrar, as locações devem apresentar um crescimento sustentável a partir de agora. Isso vale para o segmento residencial, mas também para o comercial. Ainda que o cenário exija um pouco de cautela, lentamente o medo vai deixando de fazer parte do cotidiano do brasileiro.

Como você pode ver, o mercado imobiliário de BH oferece as melhores perspectivas para os próximos meses!

Gostou de entender como está o mercado imobiliário de BH? Então confira também o nosso outro artigo com 6 motivos para você investir em imóveis com área de lazer!

 
Fale com um de nossos consultores e receba um atendimento profissional, que irá lhe auxiliar na compra de um imóvel promissor e bem visto no mercado.