Now Reading:
 Vistoria de apartamento novo: confira as 5 melhores dicas do que avaliar
Full Article 6 minutos lido

 Vistoria de apartamento novo: confira as 5 melhores dicas do que avaliar

Depois de uma longa espera, finalmente chegou o momento de receber as chaves da sua tão sonhada casa própria. Já sabemos quanto esse acontecimento é importante, sobretudo porque envolve muita expectativa dos moradores que estão prestes a iniciar uma nova vida. Contudo, para não ter problemas, é interessante investir na vistoria de apartamento novo.

Isso mesmo! Antes mesmo de realizar a mudança completa dos seus pertences, é de extrema relevância avaliar se o espaço está, de fato, do modo como você esperava. Além disso, é preciso verificar se os detalhes estão de acordo com o contrato firmado entre compradores e proprietário ou construtora.

Mas, afinal, quais são esses elementos que merecem atenção? Caso não saiba responder a essa pergunta, continue lendo. Abaixo, selecionamos cinco dicas valiosas que ajudarão você a fazer a vistoria de apartamento novo. Anote todas!

1. Analise todas as instalações do imóvel

Infelizmente, dois dos pontos que mais causam dor de cabeça aos novos proprietários são os sistemas elétrico e hidráulico. Muitas vezes, as pessoas se esquecem de testá-los e, ao realizarem a mudança, descobrem que há diversos problemas que poderiam ter sido evitados. É claro que você não deseja ser uma dessas pessoas. Então, verifique com cuidado todos os detalhes que envolvem esses sistemas.

Comece abrindo o quadro de disjuntores e observando se todos estão identificados. Depois, analise as tomadas, os pontos de energia e, inclusive, os interruptores de cada um dos cômodos. É fundamental que eles estejam bem instalados e funcionando. Para ter ainda mais segurança, leve uma lâmpada com você e teste-a em diferentes áreas do imóvel.

O mesmo cuidado deve se estender à rede hidráulica. Abra as torneiras, chuveiros e registros e analise se a água está fluindo adequadamente. Se possível, faça uma vistoria no piso ao redor dos ralos.

É bem simples: com um balde, jogue um pouco de água no local e veja se o líquido está indo para a direção correta. Esse também é um ótimo momento para certificar-se de que o ralo e o vaso sanitário não estão entupidos.

2. Fique de olho nas pinturas e revestimentos

O próximo passo é checar se as paredes estão intactas. Por serem um dos primeiros detalhes que observamos ao entrarmos no espaço, essa etapa será fácil de ser concluída. Você pode iniciar analisando o estado das pinturas. Há manchas? O rodapé está bem pintado? A cor está de acordo com o esperado?

Em caso de falhas ou incoerências, não deixe de informar esse detalhe ao corretor imobiliário. Normalmente, o proprietário ou construtora se dispõe a refazer o serviço. Ou, então, você pode sugerir um abatimento no valor total da compra como forma de reduzir os danos.

Os revestimentos também necessitam de atenção. Durante a sua vistoria de apartamento novo, confira se os materiais estão bem instalados, se há trincas ou manchas e se o rejunte está faltando.

3. Avalie as portas e janelas

Portas e janelas podem causar transtornos quando não estão em ordem. Por isso, jamais deixe de analisar esses elementos. É essencial que todas as portas do seu novo apartamento estejam abrindo e fechando bem.

Isso significa que elas não podem emperrar nem ranger muito. Em seguida, verifique se os trincos, maçanetas e fechaduras estão intactos e funcionando perfeitamente. Nessa etapa, você pode fazer um teste com as suas chaves.

Com tudo certo, parta para a janela. Veja se os vidros estão com arranhões, resíduos de tinta ou manchas diversas. As esquadrias, por sua vez, não devem apresentar vazamentos, superfície descascada nem qualquer tipo de ferrugem.

4. Verifique o nivelamento do piso e das paredes

O desnivelamento de piso é um problema que, muitas vezes, passa despercebido pelos moradores. Para quem não sabe, essa condição consiste em uma leve ou significativa inclinação no solo, podendo ocorrer por inúmeros fatores. Quando não contornado a tempo, é possível que o desnível cause aborrecimentos aos novos proprietários, sendo as rachaduras o mais comum deles.

Sendo assim, observe atentamente o nivelamento do chão utilizando a chamada régua de nível. Conforme o modelo de piso escolhido para revestir o ambiente, um desnível de até 3 cm já pode ser bastante prejudicial para o assentamento.

Tenha esse mesmo cuidado com as paredes. Basta analisar as superfícies para identificar se há “barrigas”, em outras palavras, elevações. Para avaliar os cantos, você pode utilizar a régua de nível ou um esquadro para medir os ângulos formados em 90º. Não tem segredo!

5. Lembre-se da área externa

Engana-se quem pensa que a vistoria de apartamento novo deve ser feita somente dentro do imóvel. Pelo contrário: é interessante avaliar, até mesmo, os espaços externos da construção, como é o caso da garagem e áreas comuns. Nessa inspeção, certifique-se de que o tamanho e o posicionamento da sua vaga estão devidamente alinhados com o que consta no contrato.

Caso o apartamento tenha uma varanda ou área gourmet, realize o mesmo tipo de análise indicada nos tópicos anteriores. A sacada, por exemplo, exige vidros ou telas de qualidade, que abram e fechem com facilidade, além de estarem instalados sem nenhum desnível.

Dica bônus

Quer tornar a sua vistoria de apartamento novo ainda mais completa e eficiente? Considere levar com você alguns acessórios imprescindíveis nessa missão. Algumas recomendações são:

  • trena;
  • lâmpada;
  • balde;
  • máquina fotográfica ou câmera do celular;
  • régua de nível;
  • esquadro;
  • carregador bivolt;
  • cabo de vassoura.

Por último, considere contratar os serviços de uma empresa renomada no mercado para ter ainda mais segurança e praticidade na vistoria de apartamento novo. Fazendo isso, você terá todo o suporte necessário para que esse processo seja tranquilo e renda boas lembranças no futuro. A Anuar Donato é uma delas.

Há mais de 17 anos no ramo, trabalhamos com uma vasta carteira de propriedades disponíveis para venda e locação. O objetivo é ajudar os nossos clientes a realizarem sonhos e fecharem negócios extremamente vantajosos. Aproveite para entrar em contato conosco e tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Um de nossos consultores está pronto para atender você!

Input your search keywords and press Enter.