Saiba como escolher as plantas para o seu apartamento

Uma planta é capaz de trazer vida para qualquer ambiente, além de tornar seu ar mais puro e fresco. E quem busca melhorar a qualidade de vida e valorizar os momentos em família pode fazer com que o lar fique mais convidativo e aconchegante apostando em plantas para apartamento.

Por isso, neste artigo vamos ajudá-lo a escolher as plantas ideais com base na incidência da luz solar e em outras particularidades e, depois, mostraremos quais são as melhores opções de vegetação para apartamentos. Acompanhe!

A influência da luz solar na escolha das plantas para apartamento

Os vegetais precisam da luz do sol para produzir seu próprio alimento através da fotossíntese. Dessa forma, em menor ou maior grau, elas sempre precisarão receber uma quantidade suficiente de iluminação externa. Por isso, existe uma classificação que divide as plantas pela característica de preferir sol pleno, meia-sombra ou sombra.

As espécies que precisam de sol pleno só devem ser cultivadas em apartamentos com varandas e coberturas que recebem a luz solar na maior parte do dia — ou ao menos três horas de sol diárias. As de meia-sombra se adaptam em locais que recebem sol pela manhã ou no fim da tarde. Já as que gostam de sombra devem receber luz indireta, filtrada pelas janelas ou cortinas.

A influência das peculiaridades de cada planta

Além de verificar a incidência da luz, é necessário observar as exigências de cada espécie. Por isso, antes de comprar uma planta para o seu apartamento, pesquise sobre sua necessidade de umidade (frequência de regas semanais e quantidade de água em cada irrigação). Pense, ainda, na frequência de podas e de adubagem e no quanto a planta pode crescer — algo fundamental para imóveis compactos.

Abaixo, selecionamos as melhores plantas para cultivar em apartamentos dividindo-as em áreas externas e internas.

A melhores plantas para áreas internas

Quer deixar o espaço interno do seu apartamento mais aconchegante e bonito? Então conheça agora os melhores exemplares para esse tipo de ambiente:

Ráfia (Raphis)

A palmeira ráfia, ou raphis, gosta de quantidade moderada de água e de luz indireta, por isso, acomode-a perto de janelas ou portas. Como cresce apenas para cima, pode ser colocada em um espaço diminuto, mas com a parte superior da parede livre.

Cultivo:

  • Luz: meia-sombra.
  • Água: solo com boa drenagem (com fibra de coco, bolinhas de argila ou pedaços de madeira incorporados à terra) e sempre úmido, mas não encharcado. Regar uma vez por semana, no calor, ou a cada quinze dias, no frio.
  • Nutrição: solo rico e adubação anual.
  • Ambiente: varandas, salas, corredores e halls de entrada.

Antúrio

Essa é uma das plantas para apartamento que requer pouca luz, o que a torna ideal para os ambientes internos e pouco iluminados. Sua flor exótica vermelha e elegante traz muita beleza para o local, mas há outras opções de cores como: laranja, roxo, rosa mesclado com branco, azul e até marrom.

Cultivo:

  • Luz: sombra.
  • Água: solo drenado e levemente úmido. Pode ser regado duas a três vezes por semana, a depender do clima.
  • Nutrição: se estiver sem flores pede mais adubo, mensalmente.
  • Ambiente: salas, escritórios e quartos.

Lírio-da-paz

A brancura da sua flor e delicadeza de toda a planta são capazes de trazer paz e tranquilidade para qualquer ambiente. O lírio-da-paz é ideal para quem não dispõe de muito tempo para cuidar de plantas, já que ele é resistente. Assim, quando plantado em terra adubada e em local que incida uma hora de luz diária, ele requer poucos cuidados.

Essa planta é capaz de purificar o ar, pois deixa os ambientes livres de esporos dos fungos, por isso, podem ser colocados em ambientes muito úmidos como o banheiro e também em quartos de pessoas alérgicas.

Cultivo:

  • Luz: meia-sombra com luz direta uma hora por dia.
  • Água: regar uma ou duas vezes por semana e manter o solo ligeiramente úmido.
  • Nutrição: adubar uma vez por ano com fertilizante adequado.
  • Ambiente: todos os cômodos.

Jiboia

Bastante resistente, a jiboia só não aceita muito sol, pois o excesso de luminosidade deixa suas folhas murchas e sem brilho. Se estiver à meia sombra, suas folhas ficam mais claras e adquirem veias amareladas ou brancas. Ao ser cultivada na sombra as folhas se tornam mais escuras.

A jiboia pode ser usada como trepadeira ou planta pendente em vasos pendurados no alto. Há uma característica que vale a pena mencionar: essa é uma das plantas para apartamento tem a capacidade de purificar o ambiente. No entanto, por ser tóxica, ela não deve ser cultivada em locais acessados por animais domésticos.

Cultivo:

  • Luz: sombra e meia-sombra.
  • Água: gosta de solo sempre bem úmido.
  • Nutrição: adubo foliar semanal e, mensalmente, um fertilizante para folhagens.
  • Ambiente: banheiros, corredores, salas e escritórios.

As melhores plantas para áreas externas

As plantas fazem uma grande diferença não só nos cômodos internos, mas também na parte de fora do apartamento, não é mesmo? Sendo assim, vamos conhecer algumas das melhores opções para o lado de fora:

Espada-de-São-Jorge

Também chamada de Lança-de-São-Jorge essa planta, cujo formato lembra uma espada afilada, também é bastante resistente e se adapta a locais de luminosidade intensa ou baixa. Ela dá charme a qualquer varanda, mas também pode ser colocada em outros ambientes, desde que recebam bastante luz.

Cultivo:

  • Luz: de sol pleno à sombra.
  • Água: gosta de umidade.
  • Nutrição: solo argiloso, ajuda a reter a água, e adubado.
  • Ambiente: varandas, salas, escritórios e banheiros iluminados.

Minicactos

A planta mais famosa do deserto é um dos destaques dentre as plantas para apartamento, pois precisa de pouca água para sobreviver. Só devem ser regadas quando a terra estiver seca para que a raiz não apodreça. Há vários tipos de cactos e os espinhosos não devem ficar ao alcance de crianças e de animais domésticos.

Cultivo:

  • Luz: sol pleno por pelo menos três horas diárias.
  • Água: uma vez por semana no verão e a cada quinze dias no inverno. Em regiões úmidas ou mais frias as regas podem ser ainda mais espaçadas.
  • Nutrição: solo rico e arenoso.
  • Ambiente: sacadas e janelas de todos os espaços.

Suculentas

Lindas e exóticas, as suculentas são primas dos cactos e possuem muitas variedades, as quais podem ser cultivadas juntas em um mesmo vaso ou cada uma em um vaso pequeno ou médio. Algumas são pendentes e ficam lindas no canteiro da sacada ou em vasos suspensos. Outras ficam compridas e se ramificam, sendo perfeitas para embelezar um canto vazio.

Há, ainda, as suculentas que se parecem com uma rosa ou com flores cheias de pétalas, que podem embelezar as mesinhas das varandas.

Cultivo:

  • Luz: sol pleno a meia-sombra.
  • Água: as regas são as mesmas dos cactos.
  • Nutrição: solo adubado anualmente.
  • Ambiente: sacadas, varandas e janelas de todos os ambientes.

Azaleia

Geralmente plantadas em quintais, as flores da azaleia também embelezam qualquer varanda de apartamento e ficam lindas quando colocadas na cobertura. Suas flores podem ser de várias cores, como branco, vermelho, rosa, roxo e até azul.

Elas ficam charmosas em empreendimentos como o Piazza Fontana, por exemplo, em Nova Lima, que é cercado de verde. Uma dica para quem mora em um apartamento como esse, é integrar a vegetação da varanda com a da área ao seu redor — a azaleia ficará perfeita nessa composição paisagística.

Cultivo:

  • Luz: três horas diárias, pelo menos.
  • Água: as regas devem ser feitas, em média, a cada dois dias.
  • Nutrição: deve ser adubada mensalmente.
  • Ambiente: varandas grandes e jardim de inverno com claraboia que recebe muita luz.

É impossível planejar uma decoração charmosa e aconchegante sem pensar em plantas para apartamento, não é mesmo? Esses elementos naturais fazem toda a diferença não só no visual, mas também no bem-estar dos moradores, pois proporcionam diversos benefícios até mesmo para a saúde. Agora que você já conhece algumas das melhores opções, basta escolher as que melhor se adaptam ao seu perfil, combinado?

Gostou de conhecer as melhores plantas para apartamento? Se você já cultivou outras flores e folhagens diferentes das apresentadas, use a área de comentários e compartilhe sua experiência no assunto.