Você tem planos de vender ou alugar um imóvel comercial? Então, antes de anunciar o espaço, saiba que é preciso tomar alguns cuidados básicos que farão toda a diferença na sua satisfação com esse tipo de negócio. Como sabemos, o mercado imobiliário é extremamente concorrido — e não faltam ofertas para os clientes interessados em ter um novo espaço para trabalhar.
Por isso, é essencial cuidar de certos detalhes e conseguir sair na frente. Melhorar a infraestrutura da construção, ficar de olho na localização da propriedade e, inclusive, contar com uma imobiliária de confiança ao longo desse processo são ações imprescindíveis. Ao ter ao seu lado profissionais especializados no assunto, ficará mais fácil tomar decisões, sem correr o risco de cair em ciladas ou sofrer prejuízos que possam pesar no seu bolso.
E caso você não faça ideia de por onde começar, saiba que veio ao lugar certo. A seguir, mostramos dicas de ouro, que farão toda a diferença nessa transação. Não perca!
Pesquise bem a região do imóvel
Não são apenas os compradores ou locatários que devem realizar uma boa pesquisa antes de assinar um contrato imobiliário. Tal cuidado também é indispensável entre os proprietários de imóveis comerciais.
Para que o seu anúncio garanta bons retornos, é fundamental conhecer bem a região onde a construção está localizada, sempre considerando as seguintes questões:
- Qual é a classe social dos moradores do bairro?
- Qual a média de valor de um imóvel comercial nessa área?
- Quais os diferenciais dessa região para um profissional?
Obtendo tais informações, será possível encontrar um valor justo para a propriedade. Ou seja, nem muito baixo, para não desvalorizá-la, nem muito elevado, o que pode acabar dificultando a venda ou locação.
Mantenha a documentação em dia
Um dos pontos que mais costumam espantar os interessados em um imóvel comercial é, justamente, a parte burocrática. Em se tratando de espaços usados, o proprietário precisará checar se há qualquer pendência existente para, então, resolvê-la a tempo e não deixá-la nas mãos de terceiros — especialmente, quando falamos sobre dívidas.
Para ilustrar, podemos citar as taxas pendentes referentes ao condomínio de um empreendimento. É muito comum que os proprietários se esqueçam de quitar essas parcelas, assim como pode ocorrer com o IPTU e demais encargos.
Em alguns casos, ainda há a possibilidade de abater esses valores do montante total da venda — mas, vale lembrar, que não são todos os compradores que aceitam tal condição. Por essa razão, tente regularizar toda a documentação para agilizar o processo e não enfrentar dor de cabeça.
Dica extra
Lembre-se também de ficar de olho na vigência do contrato. Ao negociar um espaço residencial, os proprietários tendem a estipular um prazo mínimo de 30 meses. Contudo, no caso do imóvel comercial, não existe um prazo mínimo estabelecido. Tudo dependerá do interesse do proprietário e do locador.
Conheça o perfil do cliente
Assim como qualquer tipo de negócio, a venda ou locação de um imóvel comercial exige que os seus proprietários conheçam bem o perfil de seus clientes. Ou seja, é importante traçar as características desse público para, então, descobrir as suas necessidades e expectativas em relação ao espaço.
Vamos aos exemplos: seu plano é disponibilizar uma sala em um empreendimento de alto padrão? Sendo assim, você precisará saber a faixa etária dos seus possíveis compradores ou locatários, bem como o setor do mercado que eles costumam atuar, além de uma estimativa de suas rendas mensais.
Uma vez que esses dados estiverem em mãos, ficará fácil montar anúncios e manter o local preparado para os momentos de visitação e vistoria. Com tudo certo, as suas chances de “bater o martelo” aumentarão significativamente, tornando esse processo mais ágil e eficaz para todos os envolvidos.
Cheque a infraestrutura da construção
A infraestrutura é um dos pontos-chave desse tipo de negociação. Como estamos falando de um imóvel comercial, você precisará equipar o espaço para que ele consiga atender às necessidades do cliente e seu público-alvo.
O ideal é valorizá-lo ao máximo. Isso pode ser feito de diferentes formas. Primeiro, garanta que a pintura, revestimentos e sistemas elétrico e hidráulico estejam em dia.
Depois, é o momento de facilitar o seu uso pelos futuros profissionais que trabalharão por lá. Considere, por exemplo, negociar com empresas da região alguns pacotes de Internet e rede telefônica que apresentem um preço acessível.
Embora pareça um mero detalhe, esse cuidado fará com que os interessados se encantem pela proposta, aumentando as suas chances de fechar uma venda ou locação com facilidade.
Seja transparente em todas as etapas
Ser transparente é obrigatório — ainda mais, quando a negociação envolve um imóvel comercial. Aqui, é essencial lembrar que o comprador ou locatário só firmará um acordo caso ele sinta muita confiança nas informações passadas e nas suas colocações a respeito da propriedade.
Senão, ele vai preferir estabelecer uma parceria com empresas ou proprietários que, de fato, o deixem seguro sobre esse passo importante.
Procure ser o mais honesto possível, ao mesmo tempo em que convence a pessoa de que esse é um bom investimento a se fazer. Tal cuidado deve ser ainda maior, se for um espaço usado. Durante a conversa, e se achar necessário, sugira que o interessado faça melhorias ou pequenas reformas, a fim de deixar o local pronto para qualquer atividade.
Esconder um problema ou dados relevantes? É melhor não. Além de colocar o interessado em uma situação desagradável, você estará manchando o seu nome no mercado. Fique de olho!
Por último, procure sempre contar com o acompanhamento de uma imobiliária renomada no mercado. Dessa forma, você terá ao seu lado especialistas no assunto, evitando transtornos burocráticos e impedindo que a negociação gere prejuízos diversos.
Uma imobiliária de prestígio é a Anuar Donato. Há quase 20 anos no setor, a empresa conta com um time de excelência, além de trabalhar apenas com imóveis comerciais e residenciais de qualidade e prontos para suprir as necessidades de diferentes públicos.
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