Consórcio ou financiamento de imóveis? Conheça suas opções

Embora o mercado imobiliário seja um ramo valorizado no Brasil e mereça atenção especial por parte de quem deseja investir ou gerar patrimônio, os seus preços robustos podem fazer com que as pessoas procurem maneiras diferentes de comprar. Por isso, saber escolher entre consórcio ou financiamento de imóveis pode ser muito importante.

Essas são duas alternativas bastante interessantes para quem não tem os recursos necessários para fazer uma aquisição à vista, e podem oferecer vantagens nada desprezíveis para você ter a casa ou o apartamento que sempre sonhou! Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre este tema!

O que é um consórcio?

Em linhas gerais, podemos definir um consórcio como um grupo de pessoas que se junta para adquirir o mesmo tipo de bem, formando uma poupança baseada nessa união. Elas se cadastram em uma instituição, no caso uma administradora autorizada pelo Banco Central, que administra o montante recebido pelos participantes mensalmente.

A partir dessas parcelas, a meta de arrecadação é atingida e é realizado um sorteio para ver quem receberá a carta de crédito, com a qual poderá adquirir um item que pertença ao segmento escolhido. Em um consórcio imobiliário, por exemplo, o contemplado pode adquirir uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno.

O que é o financiamento?

Já a modalidade de financiamento é um empréstimo parcelado em um prazo preestabelecido, no qual o cliente recebe o montante necessário para adquirir a unidade de seu desejo e, posteriormente, vai pagando mensalmente essa quantia para o banco ou instituição financeira, por meio de prestações acrescidas de juros.

A pessoa apresenta a sua documentação, incluindo aí o contracheque (e o do cônjuge, se for o caso), para comprovar a sua capacidade orçamentária e que possui a renda necessária para quitar as parcelas. Existem diferentes opções para quem faz essa escolha e é preciso simular muito bem para decidir pela melhor forma de amortização.

Quais as principais características de cada opção?

Características do consórcio

A vantagem do consórcio é que, como ele não é um empréstimo, não há a incidência de juros elevados, como pode acontecer com o financiamento. Isso implica em um custo total bem mais baixo, no qual você apenas arcará com as taxas administrativas e a correção anual feita de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Outra característica importante é que você pode dar o famoso lance para adquirir mais rapidamente a sua carta de crédito. É uma opção interessante para acelerar as coisas, visto que o sorteio comum pode contemplar você rapidamente ou então demorar muito tempo. Além disso, essa modalidade é bem menos burocrática.

Características do financiamento

A vantagem de um financiamento é a sua rapidez, visto que, uma vez que o cliente tem a aprovação do seu crédito, é possível adquirir o imóvel desejado quase imediatamente. Se você fizer uma negociação interessante, isso será mais ou menos como pagar o aluguel, com a diferença de estar adquirindo uma propriedade, ainda que aos poucos.

Se na modalidade de consórcio você pode dar um lance, nos financiamentos você pode adiantar parcelas e até mesmo quitar tudo com antecedência, no caso de entrar algum dinheiro extra. O ponto negativo fica por conta dos temidos juros, que não costumam ser discretos e podem acarretar em um valor final muito maior.

Quais são os tipos de financiamento?

O financiamento tem outra característica muito importante e que não pode ser menosprezada, que é a forma pela qual os juros incidem sobre as parcelas e o seu tipo de amortização. Antes de assinar o contrato, é interessante conhecer as opções e fazer a escolha mais consonante com o seu perfil e seu orçamento. Confira.

SAC (Sistema de Amortização Constante)

O SAC — ou Sistema de Amortização Constante — é a modalidade de financiamento mais utilizada no Brasil. Nela, o valor das prestações é decrescente, ou seja, você começa pagando mais no começo e as parcelas vão diminuindo com o passar do tempo. Cada pagamento amortiza o montante mais os juros incidentes sobre o saldo devedor.

Isso quer dizer que o início pode ser mais sacrificante, mas você vai ganhando alguma folga, especialmente em médio e longo prazo. É a alternativa ideal, por exemplo, para quem está com um bom dinheiro em mãos. Também é uma forma de proteger seu poder de compra, prevenindo-se de eventualidades que possam ocorrer.

Tabela Price

A Tabela Price é utilizada no mercado imobiliário, mas é mais amplamente empregada nos financiamentos de veículos, como carros, motos e caminhões. Nessa alternativa, os clientes vão pagando as suas dívidas por meio de parcelas que se mantêm constantes por todo o período, sendo que os juros vão diminuindo com o passar do tempo.

A grande vantagem é que o impacto sobre o orçamento é constante, ou seja, você pode fazer a sua programação de futuro com mais tranquilidade, sobretudo se tiver estabilidade em seu emprego. O lado negativo é que, caso o seu salário não aumente ao menos o mesmo que a inflação, você perde poder de compra.

Sistema de Amortização Crescente (SACRE)

O Sistema de Amortização Crescente — também chamado de SACRE — é outra alternativa de financiamento e pode ser explicado como uma espécie de híbrido entre o SAC e a Tabela Price. Nessa modalidade, as parcelas vão tendo um valor crescente no começo, mas vão diminuindo gradativamente com o passar do tempo.

A amortização vai aumentando de valor, enquanto os juros ficam cada vez menores. Isso quer dizer que as prestações podem ser mais elevadas no início, reduzirão em médio e longo prazos (assim como ocorre no Sistema de Amortização Constante), mas você acabará pagando montantes menores de juros.

Por fim, para escolher entre consórcio ou financiamento de imóveis, é muito importante analisar quais são os seus reais objetivos na compra de um imóvel, preferencialmente contando com a ajuda de uma imobiliária ou um bom corretor para considerar qual é a melhor opção!

E agora, mais pronto para escolher entre consórcio ou financiamento? Quer receber mais conteúdos como este? Então não deixe de assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter!