Asset management: entenda o que é e como funciona no mercado imobiliário

Asset Management — ou gestão de ativos, em português — é um agrupamento de serviços voltados à manutenção, à gestão do uso e à compra de patrimônio de terceiros que atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

No mercado imobiliário, trata-se de um suporte a investidores na administração de seus bens, sejam eles destinados à moradia, ao comércio ou à indústria. O objetivo é potencializar os ganhos que esses pertences geram. Este apoio serve ainda para orientar sobre como empregar o dinheiro na aquisição de imóveis que tenham potencial de retorno favorável.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, leia neste post dicas sobre como esse modelo pode turbinar a rentabilidade de seu negócio. Confira!

Atuação do Asset Management

O Asset Management é um serviço que possibilita uma assistência para os proprietários, que ficam desobrigados da participação na burocracia, típica nas operações de compra, venda e locação de imóveis.

Assim, o cliente desses serviços pode se dedicar às atividades mais relevantes para o negócio ou administrar o seu tempo como preferir, como ter mais tempo livre com a família, por exemplo.

A gestão, por meio desse método atende aos diversos tipos de propriedades, como os comerciais, industriais, residenciais, imóveis de luxo e populares, por exemplo. Nesse controle, estão incluídos pareceres sobre as condições físicas de um apartamento ou de uma casa.

Também faz parte dos serviços uma análise conjectural do bairro onde determinado imóvel está inserido, como a estrutura no entorno, se possui escolas, vias adequadas ao transporte, segurança e outros itens. Desse jeito, fica mais fácil definir o valor do aluguel ou até da compra.

Tecnologia no uso do Asset Management

As empresas que são referência nesse setor contam com aplicativos criados justamente para a administração da locação e os serviços inerentes a ela. Dessa maneira, o dono não tem dor de cabeça para controlar datas de pagamentos, prazos de contratos que estão vencendo, acertos com seguradoras e outros itens. Assim, o risco para o cliente é minimizado até chegar a quase zero.

Desse jeito, por meio de plataformas modernas e fáceis de usar, você acessa dados sobre seu portfólio via online, ou seja, de qualquer lugar onde exista Internet.

Por meio da tecnologia, é possível conferir os pagamentos que já foram efetuados, a lista de locatários inadimplentes, o índice dos reajustes, o valor do aluguel total e por metro quadrado, quais imóveis ainda estão vagos e também documentos como laudos de vistoria, apólices de seguro, plantas e vários outros serviços.

Serviços de Asset Management

Entre os serviços disponíveis no Asset Management, é possível citar:

  • gerenciamento dos contratos de aluguel;
  • negociação para reajustes;
  • atualização dos acordos e prazos;
  • inspeção sobre condições de utilização pelo inquilino;
  • produção de minutas e outros documentos;
  • defesa do proprietário em reuniões de condomínio;
  • recolhimento e gerenciamento das garantias e dos seguros;
  • melhoramento e upgrade do pecúlio;
  • manejo dos pagamentos de IPTU e outras taxas.

É preciso, porém, muita cautela na hora de escolher a empresa que cuidará do seu patrimônio. O ideal é optar por imobiliárias de confiança que tenham bastante tempo de atuação. Outro quesito que você deve verificar é a opinião de quem já é cliente. Assim, você pode descobrir se o atendimento oferecido é mesmo de qualidade.

Também é bom que a imobiliária conheça a região da cidade na qual seu bem está localizado. Lembre-se que o bairro influencia na composição dos preços por metro quadrado. Por essa razão, quanto mais expertise a prestadora de serviços tiver sobre a área nos arredores da propriedade, mais chances ela terá de aumentar o retorno sobre esses investimentos.

Vantagens do Asset Management

Agora que você já entendeu o conceito de gestão de ativos e os serviços que estão inclusos nessa prática, conheça as vantagens de implantá-la em sua empresa.

Redução de custos

Um dos benefícios do Asset Management é a queda nos gastos com seus ativos. Isso porque esse processo conta com profissionais especializados em temas importantes no gerenciamento de contratos de locação.

Entre esses tópicos estão, por exemplo, as vistorias técnicas, que têm de ser realizadas regularmente. Elas servem para verificar a condição atual da edificação alugada e se ela vem sofrendo avarias que, no futuro, podem comprometer a sua valorização.

Imagine que um locatário, sem avisar, resolva fazer uma obra que vai ser necessário mexer na estrutura. Suponha ainda que ele sequer tenha obtido as licenças necessárias junto aos órgãos de fiscalização, como uma prefeitura ou um sindicato da construção civil.

Nessa situação, você estaria correndo riscos de um prejuízo enorme. Afinal de contas, a casa ou apartamento estão no seu nome.

O sistema, no entanto, realiza essas análises sem que os donos precisem se preocupar. Não é necessário se preocupar para marcar uma data com o locatário, tampouco com circunstâncias constrangedoras de desentendimentos.

Mais um incentivo é que a remuneração desses serviços não exige grandes investimentos do contratante. Geralmente, são cobrados valores porcentuais sobre os lucros e uma taxa para cobrir as despesas com a administração.

Aumento de ganhos

Fortalecer as retribuições originárias do patrimônio do cliente é o principal intuito desse método de gerenciamento. Isso acontece de diversos modos — e um deles é com a avaliação dos preços —, conforme a realidade do segmento, o que varia de cidade para cidade ou de um bairro para outro.

Especialistas fazem uma avaliação muito criteriosa sobre as circunstâncias atuais do mercado imobiliário na área em que o imóvel está inserido. Esses profissionais investigam a situação financeira dos inquilinos a fim de evitar riscos às receitas dos investidores e, com essas pesquisas em mãos, são iniciadas as negociações sobre o valor do aluguel ou sobre o reajuste deles.

Porém, não é só isso. Depois de bater o martelo com o locatário, as empresas de Asset Management elaboram os documentos necessários para a segurança jurídica dos acordos.

Nas cláusulas, os interesses dos investidores são sempre preservados, o que garante mais tranquilidade. Outra vantagem é encontrar arrendatários que são bons pagadores para os endereços ainda disponíveis.

Facilidade na negociação

Muitos inquilinos não gostam de negociar direto com o proprietário. Por isso, esse modelo de gestão ajuda a aumentar o número de ocupação da cartela, pois faz exatamente essa intermediação.

Há pessoas que, na hora de alugar, temem que ocorram problemas de segurança jurídica ou simplesmente querem evitar os trabalhos gerados pela burocracia. Por causa disso, elas rejeitam fechar o acordo apenas com o dono.

Ao investir na compra de propriedades para alugar, essas empresas também oferecem aconselhamento sobre os melhores bairros para se morar. Assim, a demanda e a procura por seus imóveis estarão garantidas, inclusive a longo prazo, pressionando para cima os valores de seus aluguéis.

Como você pode notar, os serviços de Asset Management são capazes de ampliar a lucratividade de seus bens, além de garantir que eles mantenham o nível de valorização econômica, uma garantia para situações futuras. O retorno das aplicações aumenta, mas o trabalho para consegui-lo reduz.

E aí, o que achou do nosso post? Quer saber mais sobre os benefícios de quem aplica o dinheiro no mercado imobiliário? Então entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar!