Planejamento financeiro é a palavra de ordem para as pessoas que querem atingir seus objetivos, não é mesmo? No entanto, nem sempre esse conceito está claro. Afinal de contas, o que fazer para alcançá-lo?
Para responder a essa dúvida temos que nos lembrar que o dinheiro não é um recurso abstrato, que dura para sempre. Ele é um recurso finito. Por isso, seu uso deve ser planejado.
Desse modo, o capital trabalha a favor da realização dos sonhos da pessoa e não o contrário, quando os sonhos de alguém, sem nenhum planejamento, colocam em risco as finanças de um indivíduo.
Sabendo que investir em imóveis é um desejo comum entre as pessoas, este artigo trará algumas dicas de planejamento financeiro para que você alcance esse sonho. Vamos lá?
1. Planejamento financeiro: pague suas dívidas em dia
Comprar um imóvel é um investimento e tanto. Por isso, pode precisar de acesso a crédito, por meio de empréstimos ou de um financiamento. Sabendo disso, o investidor deve cuidar do seu score de crédito. Você sabe o que é isso?
Score de crédito é uma pontuação que os bancos e agências de crédito dão às pessoas. Quanto mais alta essa pontuação, melhor as condições de empréstimo. A maneira mais fácil de conquistar um score de crédito alto é pagando suas contas em dia.
Desse modo, você sinaliza aos bancos que é um bom pagador — e isso vale para todas as contas, inclusive as mais banais, como água, eletricidade e telefone.
2. Monitore seus gastos
Você já passou na rua e viu um vazamento de água? Dá uma pena ver toda aquela água potável sendo desperdiçada, não é verdade? Agora, imagine um vazamento de dinheiro: inclusive, do seu dinheiro.
Quando não monitoramos nossos gastos isso ocorre. O dinheiro escorre de nossas carteiras e não nos damos conta de como isso acontece. Por isso, monitore todos os seus gastos, inclusive os menores, como o cafezinho do fim de tarde.
Existem aplicativos para ajudá-lo nessa tarefa. Um dos mais populares é o Minhas Economias, disponível para Android, IOS e em uma versão on-line.
3. Renegocie seus serviços
Toda empresa possui um setor de compras. Esse setor é responsável por fazer com que o empreendimento encontre os fornecedores mais confiáveis, com os melhores preços. E também podemos levar esse conceito para a economia doméstica.
TV por assinatura, internet, telefone, celular, supermercado etc. São muitos os prestadores de serviços que fazem parte da sua rotina. Se você colocar na ponta do lápis o impacto dessas empresas na sua vida ficará surpreso.
Por isso, entre em contato com essas empresas e busque por um plano mais eficaz e, se você perceber que não precisa desses serviços, cancele-os.
4. Estabeleça metas
As pessoas se sentem motivadas ao alcançarem metas. Por isso, estabeleça metas financeiras para você conseguir realizar o objetivo de comprar um imóvel. Por exemplo: poupar 30% do salário.
Sabendo que precisará bater essa meta, o investidor terá que seguir as dicas dadas nos tópicos anteriores para poder reavaliar seus gastos. Ter esse momento de reflexão é algo muito importante.
Tome cuidado para não criar metas muito grandes, pois elas causam o efeito contrário, geram estresse e desmotivam as pessoas. Outra dica é dividir suas metas financeiras em semanas e dias.
Por exemplo: a meta de economizar R$1000 por mês, transforma-se na meta de poupar R$250 por semana, que, na verdade, pode virar a meta de levar marmita para o trabalho, em vez de comer em restaurante caro ou de deixar o carro na garagem e ir trabalhar de metrô.
5. Pesquise o imóvel
Comprar um imóvel é algo muito vago. Por isso, defina as características que você deseja encontrar nessa compra. Faça uma lista com tudo aquilo que não pode faltar na sua casa nova.
Dessa forma, será mais simples começar a pesquisar os preços, pois você já sabe o que quer comprar. Isso pode ser feito bem antes de fechar o negócio. Afinal, quando você descobre o quanto custa o seu objetivo, fica mais fácil saber o quanto é necessário economizar para adquiri-lo.
Lembre-se de realizar essa pesquisa com calma, sem deixar com que emoções como o medo ou euforia tomem conta da situação.
Ao conversar com corretores e imobiliárias, você descobrirá o preço médio dos imóveis e, com isso, saberá reconhecer uma boa oportunidade de negócio.
6. Leia sobre o mercado imobiliário
O mercado imobiliário é um setor muito importante para a economia. Por isso, todos os jornais e revistas semanais costumam publicar algo sobre o tema. Sabendo que você pretende comprar um imóvel, nada mais natural do que acompanhar as movimentações do setor.
Planejamento financeiro requer informação. Assim você poderá saber como lidar com mudanças importantes, como aumento na taxa de juros de financiamentos, liberação de crédito para compra de casas etc.
7. Faça simulações de financiamentos
Converse com seu gerente e visite outras instituições financeiras para descobrir como anda sua reputação junto aos bancos e como um empréstimo afetaria suas finanças.
Dessa forma, você pode fazer simulações de situações financeiras, planejando-se para lidar com elas após comprar seu imóvel.
Essas visitas também devem ser consideradas como busca por informação. Quanto mais conhecimento sobre o setor você tiver, melhor será o planejamento financeiro que você fará.
8. Não menospreze imóveis usados
Aliás, não menospreze nenhum imóvel, pois esse tipo de investimento costuma se valorizar muito. Por exemplo: uma casa na periferia da cidade pode dobrar de valor ao longo do tempo, pois, a cada novo investimento realizado no bairro, o imóvel ganha valor, atraindo a atenção dos investidores.
O mesmo vale para os imóveis usados, que podem se valorizar muito após uma reforma. Por isso, na hora de fazer o seu planejamento financeiro, considere a compra de diversos estilos de casas, terrenos ou apartamentos.
O planejamento financeiro é uma atividade muito importante na vida de todas as pessoas. Realizando essa tarefa com atenção, é possível realizar seus sonhos de forma muito mais rápida e segura.
Quem está preparando um planejamento financeiro para comprar um imóvel precisa entender tudo sobre financiamento. Por isso, não deixe de ler este artigo que preparamos sobre o tema.